Chile reabre fronteiras

Chile elimina as exigências de entrada

ATUALIZAÇÃO: 11 DE MAIO DE 2023

Em 9 de maio de 2023 o Chile eliminou de vez todas as exigências de entrada relativas à covid.

A decisão segue o fim do estado de emergência da pandemia decretado pela OMS.

Com isso, não só as exigências de entrada caem, como também o teste aleatório de viajantes à chegada não será mais realizado.

Fim das exigências de entrada no Chile:

  • O Chile não exige mais prova de vacinação
  • O Chile não exige mais PCR
  • O Chile não faz mais testes aleatórios de viajantes na chegada

As medidas começaram a vigorar em 9 de maio de 2023. O fim do teste aleatório na chegada, sobretudo, é um grande alento para os turistas que planejam viajar ao Chile para a temporada de inverno.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Veja a íntegra do comunicado do Ministério da Saúde do Chile

    Ministério da Saúde deixa sem efeito medidas do Plano Fronteiras Protegidas no contexto da Covid 19

    Com esta disposição, que começou a valer dia 9 de maio, elimina-se a solicitação ao ingressar no Chile do teste PCR e certificado de vacinas.

    O Ministério da Saúde deixa sem efeito o “Plano de Fronteiras Protegidas” em nosso país. A medida, que começou a valer neste 9 de maio de 2023, é adotada a partir do mometo em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) por SARS-CoV2.

    Desta forma, se elimina a solicitação do teste de PCR ao ingresso no país, do certificado de vacinação contra Covid 19, e se acaba com a testagem aleatória dos viajantes, como estabelecia o plano.

    É importante destacar que, ainda que o cenário epidemiológico em relação à Covid 19 esteja em baixa, a circulação de outros vírus respiratórios se adiantou às portas do inverno. Por isso, é importante manter a vacinação em dia, tanto contra a Covid 19 quanto para influenza, assim como manter as medidas de autocuidado aprendidas na pandemia: lavagem frequente das mãos, ventilação de espaços fechados e uso de máscara ao aparesentar quadros respiratórios.

    Fonte: Ministério da Saúde do Chile

    973 comentários

    Bom dia. Tenho viagem programada para Santiago em fevereiro, após realizar o PCR no aeroporto, posso ir até meu Hotel de transporte público ou somente de transfer?

      Olá, Rafael! Apenas transporte privativo, se as regras continuarem as de hoje.

      Obrigado pela resposta.
      E o transfer pode ser coletivo ou tem que der individual?

      Olá, Rafael! Privativo ou com pessoas que vão fazer isolamento com você. Você também pode esperar o resultado no aeroporto.

      Olha, na prática não há qualquer controle, no aeroporto de Santiago, em relação ao tipo de transporte a ser utilizado pelos passageiros que chegam do exterior. Inclusive há casos de empresas que, sabendo que estão levando passageiros para quarentenas, realizam cobranças excessivas, justificando a utilização de um “kit sanitário”.
      Eu tenho utilizado o aplicativo Cabify, que ao contrário de outros, chega ao aeroporto. Na chegada deve-se subir ao setor de embarques e esperar o motorista lá, parecido ao procedimento utilizado no Galeão, no Rio. O translado há uma semana, para Las Condes, me custou aprox 130 Reais + 20 reais de pedágio (19 mil Pesos + 3 mil). Ir para o aeroporto geralmente é um pouco mais barato.
      Sinceramente, com uma boa máscara e cuidados, também não vejo inconveniente em pegar um dos ônibus que vão ao metrô, lembrando que o transporte público de Santiago não exige o “Pase de Movilidad”.

    Ola, eu e 4 amigos vamos de moto percorrer carretera austral. Ja estamos vacinados, faremos teste pcr antes de partir no brasil. Levaremos 4 dias entre brasil, argentina e fronteira do chile em chle chico regiao ayssen. Sera nescessario fazermos outro pcr na argentina pra entrarmos no chile???

      Olá, Samuel! Pela regra, vão precisar sim. O PCR tem que ter no máximo 72 horas desde a coleta para que seja aceito.

    Olá, boa tarde. Tomei a Jahnsen nos Estados Unidos, dose única. irei precisar de outra vacina? Ja entrei com o pedido de validação da vacina no site.

      Olá, Willian! Se já faz 6 meses dessa dose, vai precisar de uma dose de reforço de qualquer vacina. Aliás, no Brasil já estão dando segunda dose de Janssen com dois meses ou uma dose de reforço de qualquer vacina depois de 4 meses.

    Estou querendo ir para Calama, para ir para o deserto de Atacama. Então nesse caso eu colho o exame no aeroporto de santiago e continuo meu voo até Calama, se vier positivo fico isolado, é isso?

    Boa tarde Ricardo. Chile está aceitando a coronavac?

      Olá, Luma! Quem responde é A Bóia. Sim! O Chile vacinou boa parte da população com Coronavac. Mas depois de 6 meses da segunda dose, não importa qual vacina você tenha tomado, é necessário ter tomado uma dose de reforço (também de qualquer vacina).

    Boa tarde. pretendo viajar para Santiago dia 07 Abril e voltar dia 11 de Abril,
    portanto 4 dias. o teste RT-PCR terei que fazer no aeroporto de Santiago no dia 9 ou 10 para poder voltar ao Brasil?

      Olá, JOsé Rubens! O Brasil aceita teste de antígeno. Nâo temos como saber se a regra continuará valendo em abril.

    Olá. Sabem me informar a condição do Paso Mamuil Malal entre Pucon e San Martin de Los Andes? E no caso do meu filho, ele está duplo vacinado, mas não tem terceira dose prevista pras ele (14 anos), será que ele precisará de quarentena?

      Olá, Juliana! Não está aberto ainda. A terceira dose só é exigida de quem tomou a segunda dose há 6 meses.

    Pelo cronograma da minha cidade vou tomar a 3ª dose (reforço) dia 29 de janeiro. Estou programando uma viagem ao Chile, à trabalho, para o mês de março. Acha que posso ser barrada?

      Olá, Camila! O Brasil está aplicando a dose de reforço 4 ou 5 meses depois da segunda dose. O Chile só exige de quem tomou a 2a. dose há 6 meses.

    Atenção: o esquema vacinal completo inclui a dose de reforço 6 meses depois da segunda dose ou da dose única

    isso significa se eu, que tenho menos de seis meses da segunda dose e por isso não tomei a dose de reforço , não poderei entrar no Chile ?

      Olá, Rafael! Se você tem menos de seis meses desde a segunda dose, não percisa. Mas veja: no Brasil já estão dando a terceira dose com 4 (e em alguns lugares, 3) meses de diferença. Se for o seu caso, vacine-se, é a melhor proteção contra a ômicron.

      Obrigado pela resposta .
      Estou aguardando ansiosamente pela minha vez na terceira , na quarta e quantas doses forem recomendadas .

    bom dia, estou tentando preencher o formulário c19 e pede o decreto 295. pode me explicar o que é isto?

      Nesse caso, o decreto 295 se refere às exceções, como por exemplo a entrada no Chile de diplomáticos, esposos ou filhos de chilenos, etc…
      Um turista estrangeiro que entra no Chile raramente está dentro de um caso especial. Ignore então.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito