Chile reabre fronteiras

Chile elimina as exigências de entrada

ATUALIZAÇÃO: 11 DE MAIO DE 2023

Em 9 de maio de 2023 o Chile eliminou de vez todas as exigências de entrada relativas à covid.

A decisão segue o fim do estado de emergência da pandemia decretado pela OMS.

Com isso, não só as exigências de entrada caem, como também o teste aleatório de viajantes à chegada não será mais realizado.

Fim das exigências de entrada no Chile:

  • O Chile não exige mais prova de vacinação
  • O Chile não exige mais PCR
  • O Chile não faz mais testes aleatórios de viajantes na chegada

As medidas começaram a vigorar em 9 de maio de 2023. O fim do teste aleatório na chegada, sobretudo, é um grande alento para os turistas que planejam viajar ao Chile para a temporada de inverno.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Veja a íntegra do comunicado do Ministério da Saúde do Chile

    Ministério da Saúde deixa sem efeito medidas do Plano Fronteiras Protegidas no contexto da Covid 19

    Com esta disposição, que começou a valer dia 9 de maio, elimina-se a solicitação ao ingressar no Chile do teste PCR e certificado de vacinas.

    O Ministério da Saúde deixa sem efeito o “Plano de Fronteiras Protegidas” em nosso país. A medida, que começou a valer neste 9 de maio de 2023, é adotada a partir do mometo em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) por SARS-CoV2.

    Desta forma, se elimina a solicitação do teste de PCR ao ingresso no país, do certificado de vacinação contra Covid 19, e se acaba com a testagem aleatória dos viajantes, como estabelecia o plano.

    É importante destacar que, ainda que o cenário epidemiológico em relação à Covid 19 esteja em baixa, a circulação de outros vírus respiratórios se adiantou às portas do inverno. Por isso, é importante manter a vacinação em dia, tanto contra a Covid 19 quanto para influenza, assim como manter as medidas de autocuidado aprendidas na pandemia: lavagem frequente das mãos, ventilação de espaços fechados e uso de máscara ao aparesentar quadros respiratórios.

    Fonte: Ministério da Saúde do Chile

    973 comentários

    Oi tenho uma viagem para Santa Cruz de la Sierra com conexão em Santiago, será que consigo fazer o desembarque no Chile, pois eu pretendia fazer a travessia terrestre Bolívia x Chile e o meu retorno é de Santiago para Foz do Iguaçu mas a fronteira com a Bolívia permanece fechada?

    Olá! Fiquei com dúvida em relação à Declaração Juramentada que deve ser feita no site http://www.c19.cl. Essa declaração deve ser preenchida com antecedência, certo? Mas não entendi se é ATÉ 48h antes do embarque ou se deve ser feita A PARTIR de 48h antes do embarque. Obrigada desde já!

      Olá, Ana Luiza! Preenchida no máximo até 48 horas antes do embarque. Não pode de última hora.

    Vou viajar de Carro de Curitiba para San Pedro do Atacama e vou ingressar no pais em 02/02/2022, consigo passar a fronteira, tenho todas as vacinas e reforços e vou levar o PCR, pode me informar por gentileza

      Olá, Anderson! Se não mudarem as regras, você precisa fazer tudo o que está no post (PCR negativo coletado dentro das 72 horas antes da travessia, formulário MeVacuno aprovado) e fazer um teste PCR ao entrar no Chile, esperando o resultado na fronteira até sair.

    Boa tarde!
    Pretendo ir ao Santiago dia 06/02/22 , já tenho todas as vacinas e o reforço (3ª) a 20 dias.
    Tenho que fazer o teste PCR novamente ao desembarcar no Chile e aguardar o resultado no hotel ?
    Grato pela atenção
    Rogério.

    Boa noite!
    Vou para o Atacama em abril/2022. A conexão será feita em Santiago, por cerca de 1h30, e logo sigo para Calama. Sei que posso esperar o resultado do teste covid no destino final, mas tenho uma dúvida: é fácil o acesso ao local do teste dentro do aeroporto? Seria no próprio desembarque do voo para Santiago?
    Receio de perder a conexão pelo curto intervalo de tempo disponível.
    Obrigada desde já

      Olá, Camila! Os passageiros que chegam são encaminhados para o local do teste, é obrigatório a todos os que chegam. Não sabemos ainda como serão as regras em abril.

    Tenho o “Passe de Vacinação” (QrCode), mas quando entro no site c19.cl para ver Minhas Condições de Viagem recebo a seguinte mensagem: “Não é válido para a entrada no Chile… Exige-se a quarentena de sete dias”
    Embarcaremos em SP no próximo domingo: por favor, pode nos ajudar em como resolver esta situação?

      Olá, Dourivaldo! Já faz 6 meses desde a sua segunda dose? Talvez eles queiram a dose de reforço. Tem alguma criança não-vacinada no grupo?

    Olá, eu e minha esposa estamos com o esquema vacinal completo. Temos viagem marcada para agosto e nossa filha de 4 anos não tomou vacina. Ela além do pcr deverá fazer quarentena para adentrar ao Chile? Pelo que vi no site oficial do governo Chileno sim, oque inviabilizaria nossa viagem de 8 dias… Obrigado

      Olá, Fabio! O Chile é bastante radical em suas exigências. Mas não temos como saber hoje o que estará em vigor em agosto. É de se supor que as regras estarão mais brandas. Mas não compre passagem antes disso acontecer.

    Hoje foi divulgada uma mudança importante para quem está viajando para o Chile.

    Agora consta que o teste na chegada pode ser PCR ou antígeno: al ingreso al país se le realizará un examen para detección de coronavirus (PCR o antígenos).

    O resultado do antígeno sai na hora. Sendo negativo, o passe de mobilidade é habilitado. Sendo positivo, a pessoa tem que retornar para o seu país de origem.

      Olá, Hugo! Obrigada! Fazer isso numa fronteira terrestre é (mais ou menos) tranquilo, mas como será que eles vão proceder nas chegadas de avião? Embarcar a pessoa infectada no próximo voo? Gente!

      Verdade Boia. Não tinha pensado nisso.

      Lá fala que com o teste positivo o passageiro será inadmitido no país. Fica um limbo mesmo, bem ao estilo do filme Terminal com Tom Hanks, porque sem o teste negativo a pessoa não poderá embarcar para o Brasil.

    Tomei a segunda dose ,já enviei todos os documentos inclusive contrato de trabalho e estou aguardando a liberação para entrar no Chile.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito