Chile reabre fronteiras

Chile elimina as exigências de entrada

ATUALIZAÇÃO: 11 DE MAIO DE 2023

Em 9 de maio de 2023 o Chile eliminou de vez todas as exigências de entrada relativas à covid.

A decisão segue o fim do estado de emergência da pandemia decretado pela OMS.

Com isso, não só as exigências de entrada caem, como também o teste aleatório de viajantes à chegada não será mais realizado.

Fim das exigências de entrada no Chile:

  • O Chile não exige mais prova de vacinação
  • O Chile não exige mais PCR
  • O Chile não faz mais testes aleatórios de viajantes na chegada

As medidas começaram a vigorar em 9 de maio de 2023. O fim do teste aleatório na chegada, sobretudo, é um grande alento para os turistas que planejam viajar ao Chile para a temporada de inverno.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Veja a íntegra do comunicado do Ministério da Saúde do Chile

    Ministério da Saúde deixa sem efeito medidas do Plano Fronteiras Protegidas no contexto da Covid 19

    Com esta disposição, que começou a valer dia 9 de maio, elimina-se a solicitação ao ingressar no Chile do teste PCR e certificado de vacinas.

    O Ministério da Saúde deixa sem efeito o “Plano de Fronteiras Protegidas” em nosso país. A medida, que começou a valer neste 9 de maio de 2023, é adotada a partir do mometo em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) por SARS-CoV2.

    Desta forma, se elimina a solicitação do teste de PCR ao ingresso no país, do certificado de vacinação contra Covid 19, e se acaba com a testagem aleatória dos viajantes, como estabelecia o plano.

    É importante destacar que, ainda que o cenário epidemiológico em relação à Covid 19 esteja em baixa, a circulação de outros vírus respiratórios se adiantou às portas do inverno. Por isso, é importante manter a vacinação em dia, tanto contra a Covid 19 quanto para influenza, assim como manter as medidas de autocuidado aprendidas na pandemia: lavagem frequente das mãos, ventilação de espaços fechados e uso de máscara ao aparesentar quadros respiratórios.

    Fonte: Ministério da Saúde do Chile

    973 comentários

    Amigos, boa tarde!

    Sabem informar se a negócios tbm é necessário a quarentena?

      Olá, Joziel! Até onde sabemos, sim. Informe-se com seus parceiros de negócios no Chile se há possibilidade de contornar as exigências.

    Há um mês comprei passagem aérea para o Chile (mais cara, com reembolso) para chegar dias antes do Ano Novo e voltar no início de janeiro, com direito a 6 dias no Atacama. Já reservei os hotéis (também com reembolso) e roteiro tá quase pronto. Animado com as notícias e que até lá tudo se normalize, recebi a péssima notícia da Gol de que meu vôo foi cancelado! Busquei outras e nada! Alguém sabe se a aérea está com problemas ou se não mais voará para o Chile? Agora só resta Sky, que não confio devido à complicação para reembolso, e Latam, que cobra caríssimo pela passagem mais flexível. Será que é muito arriscado comprar a mais barata e essa regra de quarentena vigorar até o final do ano?

      Olá, Mars! É justamente pela falta de qualquer garantia que a gente não recomenda comprar passagem antes dos países abrirem de fato. Qualquer compra nessa situação é especulativa e sujeita a isso que aconteceu com você.

      A Gol ainda não voltou com nenhuma rota internacional, talvez tenha adiado as operações para o Chile justamente por causa das indefinições da abertura de fronteiras. Mas é chute meu, não saiu nada nem nos sites especializados em aviação.

    Gabiel, ta bem complicado viajar para o chile neste momento devido as multiplas regras impostas pela pandemia. 01) – fazer seguro de 30 mil dolares com cobertura para a covid. 02) – fazer sua inscrição no sistema de saude chilena para a validação das vacinas. 03) – fazer quarentena de 05 ou 07 dias . se em casa de familiares 07 dias com ninguem podendo sair de casa nesse periodo… ninguem. Se 05 dias em casas sanitarias com custos totalmente pago pelo viajante… e por ultimo teste PCR com 72 horas de antecedencia… UFA !! quem se habilita

    Eu vou dia 03 de janeiro. Alguém no Hotel ficará me vigiando 24h? Algum guarda do governo? Ou os hotéis vão fazer vistas grossas?

      Olá, Eder! Não sabemos como será a regra em janeiro. Sim, existe um controle.

    Gostaria de viajar para o Chile em 17/01/2022 até 16/01/2022, ferias minha familia mora en la ciudad de talagante, ja estamos com as duas doses da vacina. Precisa fazer alguma documentação especial.

      Olá, Maria Teresa! As regras atuais são as que estão no texto. Não sabemos quais serão as regras vigentes em janeiro.

    Comprei as passagens para ir em 13 de outubro e não sabia destes requisitos.

    Irei dia 13 de outubro e voltar dia 17 de outubro.

    Ainda posso seguir com a viagem de turismo normalmente ou não será possível entrar no país?

    Me ajuda por favor, estou desesperado.

      Olá, Gabriel! Você teria que fazer quarentena de 5 a 7 dias pagando os custos do seu próprio bolso. Caso fique na casa de alguém, os moradores também precisarão fazer quarentena juntos. Não sei se é possível retornar antes de completar a quarentena, informe-se com a cia. aérea. As regras do Chile são bastante complicadas.

      Gabriel, alem da quarentena, vc tem que entrar no site do departamento de saude deles para fazer sua matricula de vacina ( acho que eles verificam atraves das suas informaçoes as vacinas que vc tomou ) e dizem que demora uns 30 dias essa verificação. Nao está facil viajar para o Chile ainda

    Já tenho 2 doses da vacina é minha filha residente no chile .
    Posso fazer a quarentena na casa dela.

      Olá, Regina! Sim, só que ela e todos que moram na casa vão precisar fazer quarentena junto.

    Pretendo ir em Janeiro/2022. Por ser passagem emitida com milhas, não consigo passar dessa data.
    Será que até lá já eliminaram a quarentena?

      Olá, Eduardo! Esperamos que sim, acreditamos que sim, mas não faça nenhum gasto antes de que a fronteira abra efetivamente.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito