Rede social (minha crônica no Divirta-se do Estadão)

@riqfreire

Acordei às quatro e meia da manhã, trabalhei até as dez, saí do hotel, peguei três horas de estrada, entrei no outro hotel. Almocei e saí correndo para fotografar enquanto a sombra dos coqueiros não atrapalhava a praia ou a piscina. Lá pelas tantas, dei uma parada para checar ligações não atendidas. Fui até a mochilinha, abri a bolsinha de fora – ué, cadê o iPhone?

Voltei ao restaurante. As mesas estavam sendo arrumadas. Reencontrei minha mesa. Nada do meu celular. Perguntei se algum funcionário tinha achado um iPhone. Necas – se acharam, deve estar já na recepção. Agradeci e zuni para o lobby. Nada feito. Nenhum celular entregue.

Caí em depressão. Estou no meio de uma maratona de resorts. Está tão pauleira, estou dormindo tão pouco, que me gripei – no verão do Nordeste! Só volto para São Paulo no início de dezembro. Meu iPhone (sim, aquele mesmo que me fez sentir uma iAnta nas primeiras semanas) não é mais só um telefone. É meu relógio, meu despertador, minha câmera de fotografar cardápio, minha tela de emails, minha ferramenta para nunca me sentir sozinho (basta entrar no Twitter).

Voltei ao quarto, liguei meu computador na internet. Antes de mais nada, desabafei no Twitter. “Desejo morte lenta e dolorosa a quem quer que tenha afanado o meu celular.” Imediatamente apareceram mensagens de conforto.

Foi quando lembrei que, no iPhone, os torpedos aparecem na tela, mesmo quando o telefone está bloqueado por senha. Tive uma idéia. Convoquei o pessoal a mandar torpedos para o meu celular com a mensagem DEVOLVA ESTE CELULAR NA PORTARIA! Mandei meu número em mensagem privada para quem não tinha. Pedi para não serem ríspidos – afinal, se devolvesse, o cara precisaria fingir que tinha achado o aparelho ao acaso.

Logo em seguida, me senti ridículo. Que mico! Imagina se isso ia dar certo.

@riqfreire

Mas então, quinze minutos depois do início da operação: TRIM TRIM! Era da recepção. Devolveram  meu celular! Uma senhorinha, que disse que “tinha posto na bolsa para devolver depois”. Sei.

@riqfreire

A clepto-hóspede capitulou em 22 torpedos, mandados de 9 DDDs diferentes (e um DDI, da Espanha). Viva o Twitter! (Agora tente fazer isso, com essa rapidez, via Facebook…)


54 comentários

hahahaah Sensacional!!!

A veinha deve ter ficado desesperada quando recebeu esse monte de mensagens…

    hahahahaha!

    Tb acho! Deve ter pensando que sabiam que estava com ela, que estava estava sendo “investigada”, filmada e tudo. kkkkk.

Foi legal acompanhar ao vivo essa confusão toda bem no meu primeiro dia pra valer no twitter! Perder ou ter o cel roubado hoje em dia faz uma falta e tanto, por tudo que você elencou aí! Muita gente fica de olho nos iPhones e logo que peguei o meu já fiz um seguro! Backup nele sempre tb! Vale a dica do Marcelo tb!

Impossível mesmo comparar a velocidade do feedback do FB e do twitter, mas acredito que no teu caso ajudou muito o carinho e respeito que a galera viajante tem por vc!

Parabéns pelo belo trabalho e cuidado com os clepto-hospedes por aí!

Paz! Michel

Cada dia descobrimos novas utilidades para o twitter… mas esta foi demais!!!!!!! Parabéns por recuperar seu “amigo”… bjo

nossa, adorei o poder do twitter!!!

só falta um serviço assim para eu achar as minhas chaves ou o mousse de cabelo que sumiu na mudança!!!

Foi mesmo fantástico ver tudo acontecendo ali em tempo real.
O poder das redes sociais!
Vai virar case do twitter!

Nossa Riq, mas será que ela nao iria devolver mesmo?
Ainda acredito nas pessoas ,mas , de qualquer maneira,foi uma ótima estratégia.

Riq, já ouviu falar do serviço Mobile.me da Apple? Além de deixar todos os seus arquivos sincronizados entre seus gadgets (iPhone, Mac, iPad, etc) ainda tem o recurso Find my iPhone, que te ajuda a localizar seu aparelho apontando a localização dele no mapa.

https://www.apple.com/mobileme/features/find-my-iphone.html

    Mas se a pessoa desligar o iPhone ou apagá-lo, já era!
    Se estiver sem senha, mais fácil ainda, basta desativar a localização.
    É uma ferramenta boa, mas é fácil desativá-la.
    Aparece que o serviço se tornará gratuito nos próximos dias… veremos.

    Riq
    Parabéns pela forma como mais uma vez você usou sua criatividade!
    O Mobile me tem também a vantagem de ser um back up automático de contatos, emails, agenda.
    Tive a infelicidade de perder meu Iphone ao embarcar em Dubrovnik em um voo para Helsinki. Ele estava ligado no modo aviâo, não poderia mandar SMS.O recurso find my iphone também não funcionou nesse caso,talvez por ser outro país, mas pelo menos não perdi minha memória. Quando sincronizei o novo tive tudo de volta automaticamente. Ele tambem dá a opção de apagar o telefone a distancia ou trancá-lo se estiver sem senha, assim como possibilita mandar mensagem para um display na tela. Funciona também com Ipad e Ipod touch.É meio caro mas minimiza o aborrecimento.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito