Universidade de Oxford

A volta ao Reino Unido de carro, em 18 dias: a viagem da Aline

Universidade de Oxford

Depois de passar alguns dias em Londres, a Aline pegou no volante e rodou de carro pelo Reino Unido e Irlanda por quase duas semanas. Shakespeare, Beatles, Harry Potter e Game of Thrones não faltaram no roteiro, que incluiu as capitais e também pequenas cidades pelo caminho. Pegue carona na aventura da Aline: 

Texto e fotos | Aline Domenici

Vou deixar minha contribuição, já que o Viaje na Viagem sempre foi meu salva-vidas! Fizemos o roteiro Inglaterra, Escócia e Irlandas em maio desse ano.

Ficamos 5 noites em Londres, no Apex City of London. Fica no centro financeiro de Londres, mas muito próximo da Tower of London. Pelo preço e qualidade do hotel, achamos que valeu super a pena. O metrô era perto (Tower Hill, linhas District e Circle), muitos ônibus, havia alguns pubs pela região para um jantar ou drink rápido (tem um Draft House na esquina do hotel!) e várias opções para café-da-manhã.

National Maritime Museum

Parque de Greenwich

Um passeio que indico é pegar o barco e ir até Greenwich. Além do parque maravilhoso, há o Museu Marítimo, a University of Greenwich e o Meridiano, que se não quiser pagar muitos pounds para ver a linha imaginária no Observatório, há marcas no chão atrás no parque, na rua Park Vista.

Alugamos um carro e fomos em direção à Escócia.

Bourton-on-the-Water

Paramos em Oxford e ficamos mais ou menos meio dia. Seguimos para a região de Cotswolds, parando em Bourton-on-the-Water, que é uma gracinha; Snowshill, que tem campos de lavanda, mas ainda não estava na época; e por fim, em Warwick, onde dormimos no Walton Hotel.

Warwick Castle

Warwick Castle

No dia seguinte conhecemos o Warwick Castle, que é bem bonito, mas tem umas estátuas meio bizarras (o castelo é administrado pelo Madame Tussauds).

Casa de Shakespere em Stratford-upon-Avon

Fomos para Stratford-upon-Avon, a cidade de Shakespeare e com muitas casas estilo tudor, e depois até Newcastle upon Tyne, onde dormimos no Holiday Inn Jesmond, em um bairro universitário.

Quayside

A cidade tem um “calçadão”, o Quayside, mas estava um tempo tão feio que não achamos tão interessante assim.

Na manhã seguinte fomos ao Alnwick Castle, o “castelo do Harry Potter” e depois de umas 2 horas chegamos em Edimburgo, onde ficamos no Apex Haymarket Hotel, que é um pouco distante da Royal Mile, mas era um dos poucos hotéis que tinha estacionamento gratuito (tem ônibus em frente ao hotel).

Edimburgo vista do Arthur's Seat

Dormimos duas noites na cidade, que é linda… sem palavras! Se tiver disposição e fôlego, suba até o Arthur’s Seat. A vista da cidade compensa. E gostei muito da visita no Holyroodhouse, que é a casa oficial da rainha na Escócia. Por ser uma cidade com muitos universitários, a noite é bem animada!

Glenfiddich Distillery

Seguimos para Highlands, parando na Glenfiddich Distillery e Inverness, onde ficamos no Holiday Inn Express.

Lago Ness

Castelo de Eilean Donan

No outro dia passamos pelo lago Ness, Urquhart Castle, Fort Augustus, Eilean Donan Castle até chegar na Ilha Skye, onde visitamos alguns pontos (anoitecia quase 22h) e dormimos em um ótimo B&B, o Torwood B&B, em Portree.

Vaca escocesa

Ovelhas na Ilha Skye

Felizmente conseguimos ver muitas vaquinhas cabeludas e ovelhas da carinha preta.

Fomos até a Talisker Distillery, que fabrica o defumado single malt de Skye e fomos para o continente, passando por Fort William até chegar em Glasgow, uma cidade que muitos não indicaram, mas foi uma grata surpresa. Ficamos uma noite no super moderno citizenM Glasgow (bem central e tinha convênio com estacionamento de um shopping) e no dia seguinte bem cedo pegamos um ferry para Belfast.

A nossa maior dúvida em programar essa viagem era exatamente a travessia, onde muitos blogs e fóruns (inclusive britânicos) não indicavam a viagem de carro. Foi super tranqüilo. Acho que valeu a pena pela parte financeira, fora a dor de cabeça de entregar carro, ir para aeroporto, pegar avião, na volta tudo igual, etc, e também porque conhecemos lugares diferentes. Usamos o serviço da empresa Stena Line e somos só elogios: super pontuais, há bares, restaurantes, free shop, entretenimento como jogos e cinema. A locadora cobrou por volta de 60 libras por sairmos do Reino Unido (no caso, indo para Dublin, na Irlanda), mas o preço depende do número de dias.

Em Belfast ficamos duas noites no Ibis Queens Quarter, que também é um bairro universitário, e esse não indico, pelo simples motivo de na hora da reserva pelo Booking, estava explícito que tinha estacionamento gratuito. Quando chegamos descobrimos que isso significava procurar uma vaga na rua e deixar o carro lá. Fora que Ibis é aquela coisa: cama ruim, paredes finas, etc.

Carrick-a-Rede e Dark Hedges

Em um dos dias, fizemos bate-volta até Giant’s Causeway, Carrick-a-Rede Rope Bridge, destilaria do Bushmills e Dark Hedges (fãs de Game of Thrones entenderão :mrgreen:).

Museu do Titanic

Shankill Road

Shankill Road

Em Belfast fomos ainda no museu do Titanic, alguns pubs e Shankill Road, palco dos ataques do IRA.

Seguimos para Dublin, onde ficamos 2 noites no Hampton Hotel, que recomendo fortemente e tem estacionamento grátis, mas é meio distante do centro. Fomos todas as vezes de carro mesmo e parávamos em estacionamentos.

Temple Bar

Em Dublin visitamos a Guinness, Jameson Distillery, Phoenix Park, Trinity College, St. Patrick’s Cathedral e Temple Bar.

Pegamos o ferry de volta, que vai até Holyhead, no País de Gales, e de lá fomos para Liverpool. Ficamos uma noite no The Liner Hotel, que também não recomendo. Tinha um cheiro muito forte no quarto, e por ficar próximo da linha de trem, fazia muito barulho de madrugada.

Cavern Club

Cavern Club

Fizemos o tour dos Beatles, Magical Mystery Tour, que para quem é fã é demais! Mesmo! Ele termina no Cavern Club, que é bem turístico, mas muito bacana, principalmente pelo que ele representa.

No dia seguinte voltamos para Londres para o nosso vôo no Heathrow.

Fizemos esse roteiro em 18 dias. Achei que conseguimos aproveitar bastante, apesar de sempre ficar algumas coisas de fora. Aproveito para agradecer as dicas do Viaje na Viagem (sempre!), do blog da DriEverywhere e da Helô no Aprendiz de Viajante.

Obrigadíssimo pelo relato, Aline!

Leia mais:

66 comentários

Meu marido alugou carro em Inverness. Não é facil dirigir na mão inglesa. Foi bem estressante o passeio. Estrada com muitas curvas, trechos em obras.

Eu sempre uso o viajenaviagem pra me guiar, mas nao sei como dar um feedback agradecendo ou acrescentando coisas necessárias, como fazer isso? Fiz essa viagem de reino unido em 2014, foi bem legal, se souesse tinha dado retorno pra vcs. Só nao fomos em belfast…

Olá, pessoal, estou tentando planejar uma viagem para a Irlanda e Escócia em julho, e comecei a ver opções de vôo. Estou tentando montar um roteiro de São Paulo-Dublin-Edimburgo-São Paulo (ou São Paulo-Edimburgo-Dublin-São Paulo) na British Airlines, usando a ferramenta multi cidades (lendo vocês a gente aprende). Porém, apesar de aparecer as opções para escolher os mais variados vôos com essas rotas, depois que escolho e avanço para ver os preços e comprar, o site dá erro. Já tentei variar as datas, os voos escolhidos, mas sempre dá erro. Já se faço São Paulo-Dublin-São Paulo, consigo continuar. Vocês tem alguma ideia do que posso estar fazendo errado? Se eu não conseguir fazer roteiro multi cidades pelo site, vocês tem alguma outra sugestão? Obrigada

    Olá, Marcia… Estranho… Acabei de simular esse itinerário (São Paulo-Dublin/Edimburgo-São Paulo), com os trechos SP-Dublin para 21 de março e Edimburgo-São Paulo para 30 de março. Escolhendo os vôos pré-selecionados pelo site, apareceu o preço de 1.100 dólares.

    Refiz a pesquisa e escolhi outros horários que não estavam pré-selecionados, e deu 1.280 dólares.

    Mas nas duas vezes apareceu o preço.

    Não sei o que pode estar acontecendo com você…

    Se você não conseguir pelo site, tente numa agência online. (De todo modo, começar por uma agência online sempre é interessante: pode ser que haja alguma outra cia. com preços ou horários melhores, tipo a KLM.)

Não conheço a Irlanda… mas conheço a Escócia. Tudo depende do seu interesse e de quem vai com vc. Fomos com nossa filha e optamos por um tour pras Highlands pq não queríamos o stress de dirigir com mão invertida. Além disso, em um dia pegamos sol, chuva, vento… Achamos complicado. No centro de Edimburgo há empresas com tour a bom preço. O tour foi ótimo , de van com poucas pessoas e incluiu uma destilaria de whisky. Valeu a pena. E olhe que detestamos tour!… 😉
Fomos por conta própria a Alnwich, onde foram filmadas cenas de Harry Potter. Fomos de trem, super fácil. Enfim, dá pra conhecer muita coisa de transporte público. Em Edimburgo não há nenhuma necessidade de carro, pois ônibus e trem atendem bem ao turista. Os escoceses são simpáticos e, nos dias em que ficamos lá, vários pareciam adorar explicar como chegar a determinado lugar.
Espero ter ajudado. Boa viagem!

Olá, estou planejando uma viagem para o verão de 2019 – eu sei que sou adiantada, mas é que ainda estou me decidindo etre alguns lugares – e gostaria de saber se em quinze dias dá para conhecer o principal da Escócia e da Irlanda, e como é melhor fazer o roteiro. Nunca dirigi na mão esquerda, será que dá para fazer? Já dirigi fora do Brasil nos EUA, Portugal e Espanha. É possível conhecer os lugares sem carro, contando com trem e avião, e tours? Obrigada

    Olá, Marcia! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

Olá, Tudo Bem ? Estou amando visitar e ler os artigos deste Blog, sempre tem artigos com muitas informações interessantes, e ótimas dicas, realmente um dos melhores site que já visitei. Muito Bom !!

Parabéns !!

O Castelo de Eilean Donan e o Castelo Dunnottar são sem dúvida os meus preferidos.. Só me falta mesmo visitar a Irlanda, está na lista!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito