Rio 2016: ouro para este vídeo

Não conhecia este vídeo do Rio feito para a disputa da sede das Olimpíadas de 2016. Cheguei nele depois de um tuíte da MaWa. Adorei. Tô fazendo figa. Esta pode ser a Olimpíada mais bonita de todos os tempos.

36 comentários

Só vi o vídeo agora – sensacional! Dedos cruzadíssimos. E concordo com o Riq: o timing parece perfeito. Fora a falência dos ricos, é um absurdo tantas cidades americanas já terem sediado olímpíadas e a américa latina só uma, no Mexico em 68. Epa, se não me engano dois anos depois rolou uma copinha do mundo por lá, não? 😉

Riq, adorei o video !! Ficou a cara do Rio, galera na praia, jogo no Maraca, mar, montanhas e o visu lindo da Baia de Guanabara com Pão de Açucar e o Cristo Redentor. Também faço figuinha, pois acho que será uma festa linda e os cariocas receberão todos de braços abertos.

Fiquei na cidade durante o Pan, transitei pra cima e pra baixo sem problemas de trânsito, passei na frente da Vila Olímpica, comentei aqui inclusive que estava tudo tranquilo. O COB foi organizadíssimo.
O Pan foi em julho durante férias escolares e não houve nenhuma alteração no calendário de universidades e escolas.

Acho que Olimpídadas 2016 no Rio, será excelente para turismo e serviços, vai gerar renda e empregos, portanto acho que é bom não só para o Rio, é bom para o Brasil. Vamos fazer uma vibe positiva como foi no Pan !

    Isso ae Majô concordo plenamente com você…não sei a visão do povo do Rio…mas aqui o pessoal adorou o pan!
    Todo mundo acabou indo ver alguma prova de algum esporte e durante então o pessoal foi gostando mais ainda…
    Eu me mudei pra copa no final de semana que começou o pan e a primeira vez que fui a praia estava com arquibancadas…bandeirinhas do Brasil…foi tão legal.
    Acho que ia ser bem legal Olimpíadas aqui.

    Eu até hoje guardo as entradas dos eventos do Pan que fui… Fui à vários… A final do futebol feminino é inesquecível.
    A cidade ficou linda, tudo era festa, é um clima maravilhoso.
    Como nada é perfeito, lembro que na época os cambistas tomaram conta da venda de ingressos. Mas acho que no olimpiada o pessoal já vai ter aprendido com os erros do Pan.

    Acho que estamos disputando com umas cidades sinistras, mas acho que temos um pouquinho de chance sim. 🙂

Totalmente otimista. Vai ser no Rio a olímpiada de 2016.
Madri: ponto fraco, ameaça de terrorismo.
Chicago: ponto fraco, alto custo do projeto.
Tóquio: ponto fraco, já foi sede dos jogos e acabamos de ter uma olímpiada na Ásia.

    Não estou tão otimista assim, mas acho que pela primeira vez a cidade tem alguma chance real.

    O mais incrível é que, com o mundo de cabeça pra baixo, o timing parece perfeito: desta vez, o país pobre é o que está com a economia mais dinâmica e menos afetada pela crise.

    Acho que o maior problema para o Rio, depois dos índices de violência, é o fato de o Brasil já ter garantido a Copa dois anos antes, e ficar exagerado sediar os dois eventos mais importantes do mundo na seqüência. Para a organização do evento, porém, esse seria um fator positivo; algumas obras poderiam ter sinergia.

    Vamos saber logo: 2 de outubro já está quase aí…

    Eu estou surpreso com o que ando lendo na imprensa internacional ultimamente… O Brasil anda tão fotogênico na “foto” da mídia internacional que já colocam o Rio como favorito… Vamos torcer muito!

É impressionante o culto ao fracasso, né? Lembro sempre do Tom (Jobim), vaiado ao lado do Chico (pasmem!) em pleno Maracanazinho. Nefastos, vão se catar!

Chorei um pouquinho.

:õ)

Minha cidade!!!
Fiquei tentando achar meu prédio. 😀

O vídeo é lindo, faz seu papel de venda super bem (QUE LOCUTORA!), e as Olimpíadas seriam um presente para o Rio e para o Brasil.

(Ó, e não vou me dar ao trabalho de ler os comentários negativos. Duas janelinhas, a do pessimismo e a do otimismo, o meu check vai na segunda opção.)

beijoca.

Riq
não me leve a mal. Torço para o Brasil e principalmente para que o turismo se desenvolva por aqui. Nós como viajantes queremos aproveitar o que nosso país nos oferece tão bem quanto lá fora. Mas o vídeo é uma peça publicitária. Foi a primeira coisa que me chamou a atenção, o que fizeram com as favelas, apagaram no photoshop ou outro software? Acho sensacional que todas essas melhorias cheguem a cidade para que ela possa sediar as olimpíadas, mas muitos problemas estruturais que Madrid, Atenas e Barcelona não têm, também precisam ser resolvidos.

    É claro que o vídeo é uma peça publicitária, Georgia.

    Cada cidade fez o seu.

    Nenhuma mostrou suas mazelas.

    Não é que se trate propriamente de um segredo que o Rio tem favelas, gente pobre e problemas de segurança. Tem uns filmes por aí com esse tema que fizeram algum sucesso recentemente, entende?

    Todas as favelas aparecem no vídeo, nenhuma foi apagada, mas claro, não se deu destaques a elas, até pq nenhum esporte será sediado em uma…

    O que muita gente de fora do Rio pensa é que toda encosta na cidade tem favela, o que é um grande erro, tirando a Rocinha, as maiores favelas do Rio são planas e longe da zona turística…

    Quanto ao vídeo, Chicago não pôs no seu vídeo sua South Side e seus 1000 homicídios em 2008 (a imprensa americana nem de nenhum outro país fica mostrando mazelas para fora que nem a nossa).

    O Rio tem sérios problemas de violência, mas geralmente, eles acontecem em bolsões de pobreza, sobretudo na Zona Norte da cidade.

    Acho que as pessoas poderiam conhecer um pouco da cidade antes de sair escrevendo um monte de besteiras.

    E, aos críticos, o Rio ganhou com todos os méritos.

Nao vi no video as favelas, os traficantes armados ate os dentes e as balas perdidas.

O video é uma farsa!

Mas mesmo assim torço pelo Brasil, a olimpiadas amenizará os gastos do pan e da copa. Fechando o ciclo de publicidade necessarios para o Brasil entrar no de vez no caminho ao desenvolvimento.

    Eu não asssiti ao vídeo de Madri, mas acredito, intuo, tenho um palpite, de que provavelmente eles não tenham tocado no assunto terrorismo basco, nem mostrado os maus tratos a turistas latino-americanos na imigração.

Olha, Copa do Mundo até pode passar, o esporte é pra lá de popular, e as obras e benefícios (lícitos e infelizmente ilícitos também) beneficiarão todo o país, de Manaus a Porto Alegre a Natal. O problema é a conta, que começou em R$ 19 bilhões e já está em R$ 72 bilhões (trem bala incluso).

Agora Olimpíadas, além de ser concentrada em uma única região metropolitana só (Rio, mas poderia ser São Paulo, Brasília, Fortaleza etc.), apresentam um risco muito mais de geração de elefantes brancos. E imagino que sem penalizar severamente a vida dos moradores locais e visitantes habituais de negócios, o Rio de Janeiro não tem “gordura” sobrando em termos de capacidade de transporte, hospitais, hospedagem etc.

Organizar hospedagem e logística para 64 partidas idênticas (2 horas de duração), em 12 cidades diferentes, durante 1 mês é uma coisa. Organizar a logística de 400 ou mais competições em 15 dias necessitaria de “fechar” o Rio em quase tudo que não fosse a Olimpíada: aulas, serviços públicos não-essenciais. Já interromperam aulas, até de faculdades se não me engano, durante o PAN para “aliviar” o trânsito. Sem falar nos elefantes brancos (um problemão em Athenas, falta dinheiro para manutenção etc.)

Que fique claro: eu não tenho nada pessoalmente contra o Rio. Já fui lá várias vezes, sempre sozinho e de carro. Não compro o rótulo de cidade mais bonita (as favelas empobrecem – com o perdão do trocadilho – a experiência de visitar o Rio, ficam à vista de qualquer lugar legal que vc vá exceto a praia da Barra da Tijuca as praias dos extremos pra lá do Recreio dos Bandeirantes). Só não acho um bom investimento jogar outros tantos bilhões lá. De certa forma, Pequim estabeleceu um parâmetro de comparaçao pra lá de alto em termos de instalações, custos etc. Se em 2016 a gente fizer jogos mais “modestos”, vai passar uma impressão de decadência relativa (mais ou menos como a Copa da África está se apresentando em relação às duas anteriores na Alemanha e Japão/Coreia).

Assino embaixo do Cristiano. Só pq aqui temos corrupção não significa que não podemos fazer uma olimpíada decente. O problema do Brasil é que a gente tem tanta coisa errada que quando algumas coisas boas aparecem todo mundo fica com o pé atrás.
Eu posso dizer que sinto diferença no que o Pan2007 trouxe pra cidade, afinal das contas moro na Vila do Pan, um lugar onde munda gente fala mal mas não conhece. Quem conhece sabe como é bom morar aqui. Mas quem nunca nem viu como é isso aqui dentro diz até que os prédios vão cair. 🙂
Todos dizem que o Pan foi um fracasso. Mas porque? Pro resto do mundo não ficou essa imagem. Talvez nossa lastimáveis “autoridades” não tenham aproveitado a oportunidade de fazer algo mais duradouro e consistente com os investimentos que rolaram, mas definitivamente não dá pra dizer que o saldo foi negativo.

Eu também estou na torcida. Torço MUITO para a Olimpíada vir para o Rio.

Abraços,

    O Pan não foi um fracasso, não, João. O Pan é um mico em si mesmo; não é um torneio importante, porque é esnobado pelos Estados Unidos e pelo Canadá. Não atrai turistas: ninguém se mobiliza para ir a um Pan, só jornalistas e atletas, talvez familiares.

    O Pan serviria só para habilitar o Rio à Olimpíada e o Brasil à Copa. E passamos no teste. A festa, apesar de desimportante, foi linda — e segura.

    O ponto negativo do Pan é que, na ponta do lápis, não vale a pena fazer tudo o que se fez (e se roubar tudo o que se roubou) para um evento-mico.

    Os gastos e a estrutura construída para o Pan só se justificarão numa Olimpíada — este sim, um evento que pode transformar uma cidade para sempre (vide Barcelona e Pequim).

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito