Rock in Rio 2013: como chegar (e outras dicas testadas em 2011) 1

Rock in Rio 2013: como chegar (e outras dicas testadas em 2011)

Transporte Primeira Classe

Faltam pouquíssimos dias para mais uma edição do Rock in Rio: o festival começa na próxima sexta-feira, dia 13 de setembro. Os ingressos para as 7 noites do evento já estão esgotados desde abril, e o público esperado em cada uma delas é de 85 mil pessoas.

Não sei o que dá mais arrepios na espinha: um show do Metallica ou pensar em disputar transporte com tanta gente :mrgreen: Abaixo, damos algumas dicas testadas e aprovadas para reduzir o perrengue ao mínimo. E ao pé do post, não perca nossas dicas para aproveitar o Rio nos dias em que você não estiver na Cidade do Rock: passeios, praias e rangos que valem a viagem.

1 | Tenha muita paciência: Zen in Rio

A Cidade do Rock, pra lá da Barra da Tijuca, fica bastante distante da Zona Sul e do Centro, dos aeroportos Galeão e Santos Dumont, e da Rodoviária Novo Rio. O acesso até lá já é complicado regularmente. Engarrafamentos são um problema diário, e durante o Rock in Rio eles apenas pioram.

A organização do festival é muito boa, mas sempre acontecem problemas nos primeiros dias, principalmente com relação ao esquema de transporte. Esteja preparado.

2 | Chegue cedo

Especialmente em dias úteis, saia com pelo menos (pelo menos!) 3 horas de antecedência do Centro, e 2 horas de antecedência da Zona Sul para o Rock in Rio. Se estiver na cidade a passeio, aproveite e vá mais cedo: as atrações na Cidade do Rock são várias e estão marcadas para começar logo depois das 14h. É melhor esperar lá do que parado no engarrafamento na hora do rush.

3 |  Escolha: vá de ônibus ou de… ônibus

A melhor forma de chegar ao Rock in Rio é de ônibus. Não há estacionamento na Cidade do Rock, e táxis têm circulação limitada.

O esquema mais confortável (e caro) é o dos ônibus chamados “primeira classe”: são ônibus executivos, com ar-condicionado, que oferecem serviço de ida e volta saindo de 14 pontos da cidade: Copacabana, Ipanema, aeroportos Galeão e Santos Dumont, rodoviária Novo Rio e terminal Castelo são alguns deles. Ao comprar o passe, você seleciona o local e horário de onde deseja partir, e tem lugar garantido no ônibus.

As partidas acontecem de hora em hora, entre 11h e 20h. Se eu fosse você, embarcaria num ônibus de 14h ou num de 15h, não mais tarde do que isso.

Na volta, os assentos são ocupados por ordem de chegada e o motorista faz paradas ao longo do caminho. (Falha da organização: os itinerários de retorno não foram divulgados, mas dá para contar com transporte a pontos convenientes da cidade.) O primeiro horário de retorno é à meia-noite, e o último, uma hora depois do fim do último show no Palco Mundo.

O passe de ida e volta custa 50 reais, e a compra pode ser feita até o dia 12. A vantagem é viajar com assento garantido, sem aperto (85 mil pessoas, lembra?), e possivelmente usando um ônibus só. A pegadinha é como conseguir o passe: você compra pela Internet, mas precisa buscar pessoalmente o cartão. Veja todas as informações aqui.

O esquema mais barato é usando ônibus de linha. Você vai precisar fazer pelo menos uma baldeação, no terminal de ônibus Alvorada, para pegar o transporte do festival até a Cidade do Rock. Na volta, a mesma coisa — o transporte do festival deixa no terminal Alvorada, e de lá você pega o ônibus ao seu destino.

Na ida, use as seguintes linhas:

Aeroporto do Galeão: 2018 (via Zona Sul), 2918 (via Linha Amarela)

Rodoviária Novo Rio: 303 e 2330 (via Linha Amarela), 305 (via Túnel Rebouças)

Copacabana, Ipanema, Leblon: 308, 318, 382, 2018

Flamengo, Botafogo, Jardim Botânico, Gávea, São Conrado: 309

Laranjeiras, Botafogo, Jardim Botânico, Gávea: 318

Na volta, use as seguintes linhas:

Copacabana, Ipanema, Leblon, São Conrado: 308, 332

Flamengo, Botafogo, Jardim Botânico, Gávea, São Conrado: 309

(Fonte de linhas de ônibus: Veja Rio)

4 | Não esqueça a sua canga (!)

Não para tomar sol, mas para poder descansar mais à vontade entre um show e outro. Acredite 😉

Leia mais:

Ponte Aérea para duros: como ir e voltar de metrô e ônibus de Guarulhos por Ricardo Freire

Rock in Rio: as atrações dos dias em que não tem show 🙂por Ricardo Freire

Pequeno guia rangonômico do Rio por Ricardo Freire

Turistando de metrô: altas paradas, aí por Ricardo Freire por Ricardo Freire

13 praias no Rio (e em Niterói) por Ricardo Freire

Centro do Rio: 5 passeios para combinar com o MAR por Ricardo Freire

Corcovado: como chegar de trem (e van) e como comprar ingresso por Ricardo Freire

Um fim de semana perfeito no Rio de Janeiro por Ricardo Freire

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


17 comentários

Olá, sabe como faço pra chegar lá da Tijuca??

    Olá, Karol! A matéria da Veja Rio indica as linhas 301, 333, 345 para a ida até o Terminal Alvorada, e 333 para o retorno, também a partir do Terminal Alvorada.

Pessoal, gostaria de saber se eles deixam entrar com protetor solar. Levei em um show no morumbi e jogaram fora na hora da revista.

o único jeito de chegar a cidade do rock é saindo do terminal alvorada?ou tem onibus de linha q vai direto pra lá??

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.