Roma pra Meilin

    navona400.jpg

A Meilin vai pra Roma agora em novembro e pede dicas, dicas e mais dicas.

Resolvi aproveitar para abrir um postão geral sobre Roma que sirva como central de consultas para quem planejar uma viagem à Cidade Eterna.

Se você estiver à procura de dicas romanas, visite também esses posts:

Restaurantes em Roma pra Carla

Fujadafila.com

Itália pra aluna da Carla

7 dias na Itália, chegando e saindo por Milão

E se você tem alguma dica quente de Roma para dar, use a caixa de comentários, prego!

39 comentários

Vou com meu marido para Roma passar somente 4 dias em maio.Alguém sabe me dizer se vale a pena alugar uma scooter para circular por lá? Nunca fui e assim achamos que ganharíamos tempo e seria divertido…Será que é perigoso? Já ouvi falar do trânsito maluco de lá…Pensamos em usar apenas no centro hístórico mas nem sei se pode circular lá.

    Karina,
    desencana, use o metrô, vc vai ficar louca, o pessoal lá é doido, parece que não tem regra e vc é multada sem nem entender o porquê. Sem contar que todo mundo vira p/ qq lado, alta velocidade, um inferno, nem a gente de SP acha fácil. Use o metrô, são só 2 linhas, ou mesmo ônibus, vc vê tudo de cima. Sem contar que Roma dá para fazer quase tudo à pé… é uma delícia… compre o Roma Pass assim que chegar no aeroporto, no guichê turístico, vale para metrô e ônibus (ilimitado) + 2 entradas de atrações (Coliseu, por ex, que é mais caro, e mais outra) e dá 50% de desconto nas demais. Vale a pena e dá uma boa economia.
    Compre o Museu do Vaticano pela internet, tem uma pequena taxa mas evita fila (lembre de não ir de bermuda nem ombro de fora).
    De resto, aproveite! Roma é linda!

    Uma vez vi uma matéria numa revista estrangeira (há um tempão) de um cara que alugou scooter. Se você googlar scooter rentals deve achar quem faça. Sei também que existem passeios guiados de scooter (google scooter tours Rome). Mas acho que é um convite à encrenca…

    Pensamos em alugar uma scooter lá mas quando começamos a fazer tudo a pé nem pensamos em outro meio de transporte!

Riq, sei que esse tópico é sobre Roma, mas não achei nada sobre restaurantes em Florença. Você pode me dar umas dicas de lugares baratos? Vou em setembro e fico 4 dias na cidade.

Também estou no planejamento da “operação Italia 2010” : já colhi muito material aqui no VnV e blogs relacionados.Os links acima já estão funcionando direitinho.

Olá,
Não estou conseguido abrir os links e não consegui seguir sua instrução abaixo… que quadradinho da busca?
Vou viajar em 2010, e já estou começando a viagem…

    Ana, já corrigi os links, eles estavam com endereços antigos.

    Fique ligada, breve o site terá conteúdo bem organizado e atualizado sobre os principais destinos.

Post prévio sobre restaurantes em Roma:
http://viajeaqui.abril.com.br/blog/140815_comentarios.shtml?1311328

Esse Da Enzo é bacana e baratíssimo. O Capo de Fero tem uma localização mais bonita.

Tem outro que eu fui que é tão barato quanto o Da Enzo, e fica num lugar lindo, perto da igreja San Francesco a Ripa. Eu teria que buscar o meu bolo de notas para ver o nome… mas fica na esquina da via san francesco a ripa com a via della luce (à direita de quem vai em direção à igreja).

Aproveitando o ensejo, cê tem uma boa dica de tratoria no Trastevere, pra irmã da Teté, marido e um casal de filhos adolescentes?

Riq, tô maluco ou os links não tão funcionando?

    Os posts existem, mas os links precisam ser trocados.
    Se você der um copy/paste do título do post no quadradinho de busca, vai aparecer o link novo.

Esta é uma super dica: a brasileira Leda, quem mora a 20 anos em Roma, oferece um serviço de guia excelente, apenas para grupo pequenos.
Leda fez do meu passeio por Roma uma viagem na história chamando a atenção a muitos lugares e detalhes que caso estivesse sozinha, não observaria ou não saberia. Muitas vezes mostrando lugares que não encontrei nos Guias de Viagem… imperdível!

Outro detalhe é que ela se adapta ao ritmo do grupo… adolescentes, crianças, terceira idade… com roteiros de acordo com a preferência e o tempo de cada um. Leda oferece um serviço altamente personalizado.

Também adorei as dicas de restaurantes, lugares para ir a noite, “aonde não ir”, compras… dicas de ônibus free… enfim…. sugiro que contratem esta profissional já no primeiro dia… 2 dias seria ideal… depois disso… vc já estará familiarizado com esta cidade que certamente ficará em seu coração!

Anotem aí… Leda Ayres e.mail: [email protected]

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.