Giro pela Itália: comece (ou termine) em Veneza

Canal Grande, visto da Ponte da Accademia

Boa parte dos problemas de montagem de roteiros pela Itália decorre do fato de muita gente chegar e sair por Milão, sem ter interesse em ficar na cidade.

Não é que Milão não valha a pena – mas para quem tem pouco tempo (e uma lista grande de lugares na mira), a capital econômica da Itália é uma boa candidata ao corte.

Poucos se dão conta, porém, de que não é necessário chegar nem sair por Milão para viajar à Itália. Qualquer companhia aérea que voe à Europa leva você do Brasil a Veneza com apenas uma conexão — seja ela feita em Lisboa, Madri, Barcelona, Amsterdã, Alemanha… ou mesmo Milão.

Dorsoduro, Veneza

Para quem quer alugar carro na Itália, usar Veneza e Roma como início e fim do périplo (ou vice-versa) é o ideal: você aluga o carro ao sair da primeira e entrega ao chegar à última, evitando pagar diárias em cidades onde o carro vai estar parado na garagem.

Leia mais:

Veneza: como chegar e como se locomover

Passagens internacionais: como evitar o erro mais comum

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email

402 comentários

Olá,
havia feito um questionamento à vocês, mas simplesmente não consigo lembrar onde…kkk. Então, vamos lá. Eu e meu marido começaremos a Europa por Zurique. De lá vamos para Veneza. Estava vendo as tarifas da Rail Europe e pergunto: dá para comprar a passagem aqui do Brasil direto no site? Obrigada.

Olá.
Eu e meu marido iremos pela primeira vez para a Europa no fina de ano e escolhemos a Itália .Dispomos do período 27 de dezembro a 13 de janeiro de 2013.Como poderiamos organizar um roteiro legal para passar um Reveillon bacana já que o período é de muito frio?

Obrigada pela ajuda.

Ligia

    Oi bom dia.
    Estou enviando novamente minha dúvida:como vou em pleno inverno acha que devo mudar alguma coisa neste roteiro?outra coisa:sei que é muito pessoal mas o Reveillon é mais gostoso em Roma ou em Veneza?
    Por favor me ajudem,é minha primeira viagem a Itália!!!!!!

    Olá, Ligia! O réveillon não é “gostoso” nem em Roma nem em Veneza. Não é pelo réveillon que se vai à Europa, e não deve se alimentar expectativas quanto à passagem do ano.

    Leia:
    https://www.viajenaviagem.com/reveillon-2012

    Tanto em Roma quanto em Veneza você terá que fazer bastante turistagem ao ar livre, e vai sofrer com o frio e com os dias curtos.

    A vantagem de ir nesta época é haver menos turistas, sobretudo em Veneza.

    Olá Ligia,Tudo bem??
    Estarei indo com o meu marido no mesmo período que vocês.
    Vc já definiu um roteiro? estou procurando sugestões.
    Minha idéia inicial, visto que vou desembarcar em Milão é ir para Como, passar um dia na Suiça e então Verona, Padova, Veneza, Bolonha, Florença, Siena e Roma. Pretendemos alugar um carro para fazer este roteito. Vocês vão alugar carro? já fizeram cotações?

    Obrigada,
    Keisy

Então eu estou montando o meu roteiro na Itália começando em Veneza e acabando em Roma.

PARIS ( 5 noites) – LONDRES ( 5 noites) – ITÁLIA ( 19 noites)

Jun/2013

Veneza ( 3 noites)
Pádova ( 2 noites – 1 irei para Verona)
Milão ( 2 noites)
La Spezia ( 2 noites) – cinque terre – Irei alugar carro no último dia
Florença ( 2 noites)
Cortona ( 1 noite) e arredores de carro
Siena ( 2 noites) e arredores de carro
Sorrento ( 2 noites) – c/ Capri – Devolver carro no 1o dia
Roma ( 3 noites)

Ricardo você acha que alguma cidade mereça mais ou menos dias? Como vou estar de carro quis ficar o mínimo em Firenze.
UM AVISO: QUEM FOR ALUGAR CARRO, CUIDADO COM FIRENZE! MULTAS E MULTAS!

Obrigada pela informação anterior…. estou com uma duvida sobre passear de gôndola os 45 minutos e os =ou- 80 euros (o valor é para pessoa), como funciona é só ida entrei no site e vi que o trajeto é longo.
Brigadinhu

    Olá, Renata! Passear de gôndola é ultraturístico e ultracaro mesmo. Recomendamos o transporte público.

Boa tarde, estou cotando um carro no Mobility Cars.Pegando em Roma para entregar em Veneza, realmente é seguro??? é mais vantajoso alugar carro a gasolina ou diesel???
Abraço
Dico

Oi gente preciso de ajuda estou indo no final de julho para Veneza, Verona, Toscana, e por fim Roma nesta ordem, qual o meio de transporte devo utilizar para me deslocar de trem ou ônibus, e precisava de algumas indicações sobre hotéis; em Veneza já li em vários lugares que o melhor e ficar perto das pontes.
brigadinhu
Bjs

Bom dia pessoal!

Duas coisas:

– A primeira é que a Itália é um país fantástico, um dos berços de nossa civilização – o outro é a Grécia – cidades maravilhosas, Firenze, Assis, Pisa, Padova, San Giminiano, Montaltino, Siena, Veneza, Verona, Roma, Nápoles…ufa!, acho que não esqueci de nenhuma. Voltaria lá mais uma centena de vezes!
Voltaria….mas, não volto mais.
Se tiver que alugar um carro da HERTZ ITALIA eu não ponho mais meus pés por lá.
E esta é a segunda coisa que iria falar.
Eu e minha esposa alugamos um carro no aeroporto de Roma por uma semana na HERTZ. Pegamos em 28/12 e o devolvemos em 06/01. Qual não é a minha surpresa quando recebo 3 ( TRÊS)!!!, avisos de multa em minha residência. Nestes papéis emitidos pela HERTZ simplesmente está escrito VERBALE FINE ON LINE. Cada um de 36,30 EUR. Cabe ressaltar que tenho 53 anos, ZERO ponto na minha carteira de motorista brasileira, portanto, creio eu, uma pessoa mais ou menos sensata atrás de um volante. Pois bem, mas o que significa VERBALE FINE ON LINE ?? Fui pesquisar no Google e o que encontrei foi realmente espantoso: centenas de relatos de vários motoristas com a mesma dúvida e com a mesma origem: HERTZ ITALIA. Alguns chegam mesmo a classificar tal atitude como SCAM (fraude) pois é impossível ser cliente da Hertz há mais de 20 anos, tendo dirigido já por alguns países da Europa e somente na Itália ter tido esse tipo de problema. Já telefonei prá Hertz, mandei emails e as respostas são as mais evasivas possíveis. Não pretendo me prolongar neste assunto pois já me chateei o suficiente. O que posso fazer no entanto é alertar aos incautos e desavisados: NÃO ALUGUEM NADA NA HERTZ ITALIA! Mas, se ainda assim quiserem, preparem seus bolsos pois multas virão e, o pior, nenhuma prova de que você cometeu alguma infração lhe será enviada. É pagar e ficar de bico fechado. Foi uma pena!

    Oi José Carlos socorro já recebi da Hertz 6 multas destas: 1 em Roma, 1 em Milão , 2 em Bolonha, 1 em Siena. Ninguém me informa nada! Estive na Italua em Janeiro e acabou q chegar outra hj! Não sei o q fazer mais..

    Estou com o mesmo problema, voces conseguiram reestituir os valores cobrados endevidamente? Q multa seria essa, tipo a traduçao desse termo?
    Aguardo ajuda….

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.