#Linkódromo | Alemanha: pelo Vale do Reno, na carona do JB

Boppad Alemanha JB

Fotos | João Batista Andrade

Vamos confessar uma coisa: a Alemanha dificilmente será um dos destinos mais cobiçados pelos brasileiros que viajam pela primeira vez para a Europa. Talvez a ideia de que o idioma é difícil e que tanto o clima como os moradores são frios forme uma pequena barreira na nossa mente. Felizmente, ao chegar no país, rapidamente percebemos que essas imagens passam longe da realidade 🙂

Alemanha JB

Este ano tive a oportunidade de passar alguns dias por lá e digo que o país é muito mais divertido e interessante do que parece. Os alemães são mais atenciosos e receptivos com os turistas do que esperávamos, as atrações são ricas e belas, a locomoção dentro e fora das cidades é relativamente fácil e a língua alemã não assusta tanto assim depois da primeira caneca de cerveja :mrgreen:

O JB, assíduo freqüentador das caixas de comentários e dono do blog O Descobrimento da América, fez uma viagem de 6 dias pela região do Vale do Reno, passando por Colônia, Düsseldorf, Boppard e visitando diversos castelos. Ele explica todos os detalhes sobre como se locomover entre uma cidadezinha e outra, quais atrações valem a nossa visita, além de indicar restaurantes legais e alguns hotéis ao longo do roteiro.

Castelo Stolzenfels Alemanha JB

Se você gosta de roteiros históricos, cidades tranqüilas, passeios ao ar livre e está planejando a sua próxima viagem, tanto o Vale do Reno como outras regiões da Alemanha como a Baviera merecem sua atenção 🙂

Bingen Alemanha JB

Vai pelo JB:

Leia mais:

55 comentários

A Alemanha é um país surpreendente! Como disse a Liliana, existe uma grande confusão entre o fato do povo não ser alegre como o italiano ou o espanhol. Não é bem assim, morei na Itália por 24 anos e agora estou morando em Colônia, e estou adorando. São culturas diferentes mas o alemão é muito sociável e aberto, além de festeiros, as festas de verão nas pequenas cidades comprovam isso. O povo come, bebe e dança mesmo. O carnaval de Colônia me deixou de boca aberta. Em 25 anos morando na Europa, foi a primeira vez que vi um carnaval de rua parecido com o do Brasil (nordeste), com a diferença que não rola violênçia e é mais organizado, além das músicas serem diferentes, é claro. Mas a animação é incrível. Os brasileiros que tenho encontrado em viagem pelo país, me dizem sempre a mesma coisa: nossa, estou encantada com a Alemanha.
Li o post de JB, gostei muito. Não o conhecia, agora irei segui-lo. Também fiz um post sobre a imensa Catedral de Colônia: http://www.keviagem.com/2015/02/catedral-de-colonia-abriga-as-reliquias-dos-tres-reis-magos/

Sou uma apaixonada pela Alemanha.Tudo flui, as pessoas são agradáveis(sem serem invasivas), alegres(sem serem estabanadas) educadas(sem ser grosseiras) e a paisagem sempre maravilhosa. Estarei por lá de 11/12 a 19/01, pleno inverno..só estive lá por poucos dias num verão! Me indique um outro país europeu onde eu poderia passar uns 2/3 dias (exceção Holanda e Belgica ), de avião.Fico grata pelo seu blog… muito bom!

    Olá, Eliana! Se você só tem 2 ou 3 dias, é melhor encaixar mais uma cidade alemã no seu roteiro.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.