Roubo de bagagem em carros alugados: como (tentar) evitar 1

Roubo de bagagem em carros alugados: como (tentar) evitar

Viela em St.-Tropez

Muitas viagens de sonho começam de uma mesma maneira: “Então a gente aluga um carrinho e…”. Provence, Toscana, Costa Amalfitana, Andaluzia, Califórnia, Orlando, Miami e até mesmo algumas ilhas do Caribe são destinos muito mais bem aproveitáveis a bordo de um carro alugado. Os cenários bucólicos ou pretensamente seguros nos deixam menos alertas, e assim acabamos sendo alvo fácil de ladrões de bagagem.

Eles estão em qualquer lugar. Leitores relataram ter tido computadores, bolsas e até malas inteiras roubados por malandros em estacionamentos de postos de gasolina, vinícolas e parques da Disney. A ação costuma ser rápida e às vezes não deixa sequer vidros quebrados ou outros sinais de arrombamento. Dos depoimentos que recebemos, nenhum leitor menciona ter conseguido qualquer tipo de ressarcimento ou compensação pelo prejuízo sofrido. (Normalmente os seguros não ressarcem furtos — apenas roubo.)

Para se evitar situações como estas, é recomendável planejar o mínimo de paradas pelo trajeto com o porta-malas cheio. Quando for inevitável, prefira parar em locais com estacionamento fechado. Para usar o banheiro ou comprar água no caminho, procure revezar os turnos entre os passageiros, para que sempre haja alguém junto ao veículo.

Não esqueça no carro os celulares e eletrônicos em geral, dinheiro, cartões, passaporte e outros documentos. Evite deixar aparelhos GPS, cabos, folhetos de turismo, casacos ou sacolas sobre o painel ou sobre os bancos.

Veja como acontecem os roubos, nos relatos dos leitores:

Flavia
O problema de furtos nos estacionamentos de shoppings em Orlando já é até antigo. Em 2010 tivemos nossas compras roubadas de dentro do carro no Premium Outlets. Para evitar esse tipo de transtorno, os brasileiros estão levando malas com rodinhas para os outlets para colocarem suas compras dentro, e dessa forma não deixar dentro dos carros. É um trambolho, mas é uma forma de não arriscar ser roubado e não ter que ficar voltando toda hora no hotel para deixar o que já comprou. Relato completo aqui.

Marcelo
Fui buscar um computador que tinha encomendado na Sony do Mall At Millenia e segui direto para o Magic Kingdom para ver a parada noturna e os fogos. Fomos ao parque e voltamos ao hotel. Quando abro o porta-malas, vejo que tinham roubado um iPhone e o notebook. Eu estava hospedado em um hotel da Disney e simplesmente não acreditei naquilo na hora. O gerente geral do hotel foi muito atencioso, mas o pessoal do Magic Kingdom não queria nem chamar a polícia. Voltei ao parque, chamei os policiais por conta própria, registrei a ocorrência e abri uma queixa no parque. Falaram que não pagariam nada que não é segurado, que a seguradora do meu carro teria que responsabilizar. No dia seguinte, fui com a polícia até o estacionamento do parque e à central do Magic Kingdom. O responsável não queria disponibilizar imagens; falou que não tinha câmeras no estacionamento. A polícia, apesar de empenhada, não teve apoio nenhum da Disney para tentar localizar os suspeitos. Depois de alguns meses, recebi um cartão da Disney pedindo desculpas e nada mais. Relato completo aqui.

Karine
Aluguei um carro em Bariloche e percebi que sua fechadura estava estranha, mas não me importei. No primeiro dia, parei o carro no centro e deixei alguns pertences, como máquinas fotográficas e filmadoras, além de algumas roupas de esqui no porta-malas. O carro foi arrombado e tudo roubado. Fiquei muito triste, pois o prejuízo girava em torno de 7 mil reais. Enfim, fiquem atentos, pois suspeito da própria polícia. Relato completo aqui.

Mauricio
Aluguei um carro em Santiago do Chile. Fui ao centro da cidade e estacionei na rua de La Moneda num estacionamento particular. Quando voltei ao carro, após 1 hora de passeio, meu GPS que estava no painel havia sido roubado. Abriram a janela do meu carro (não sei como conseguiram) e levaram-no. Após isso, segui para Viña del Mar, com toda a bagagem (5 malas). Estacionei na frente de um restaurante (Mar de Viña) e um guardador de carros perguntou se poderia olhar o carro. Aceitei. Após almoçar, ao retornar ao carro, vi que havia sido arrombado. Levaram toda minha bagagem (quase 15 mil reais de prejuízo). O guardador disse que nada viu. Fui dar queixa aos carabineros no aeroporto e até o momento nem o número da denúncia me enviaram. E pior, a locadora do carro ainda quer me cobrar uma franquia de mil dólares pelos danos ao veículo. Relato completo aqui.

Malu
Em Bonnieux, miolo da Provence, uma cidadezinha bucólica, deixamos o carro estacionado às dez da manhã, junto com outros tantos, e quando voltamos todas as malas tinham sido roubadas. Éramos quatro passageiros e nada ficava visível, mas disseram que eles identificam os carros de aluguel. Vários turistas foram roubados neste dia, a sorte é que estávamos com documentos e dinheiro “grudados” no corpo! Relato completo aqui.

Heloisa
Fomos roubados na Provence, perto de Avignon, na França. Estacionamos o carro dentro de uma vinícola cercada e com portão (porém aberto). Tudo aconteceu em menos de 10 minutos. Foi o tempo de entrarmos para degustar um vinho, e quando retornamos ao carro, ele estava totalmente vazio. Levaram toda a nossa bagagem, maquina fotográfica, casacos, enfim, TUDO! Só não perdemos os passaportes e cartões de crédito, porque estavam na minha bolsa. Fomos à policia, fizemos o B.O., mas de nada adiantou! Ficamos muito decepcionados, pois tivemos a preocupação em todas as paradas da viagem, por conta de já ter conhecimento deste tipo de roubo, e mesmo assim aconteceu. A vinícola não assumiu a responsabilidade, nem tampouco nos ajudou. O que suspeitamos é que devíamos estar sendo seguidos ou que o nosso carro estava marcado. Fizemos um leasing com a Peugeot, e a placa vermelha só serviu para alertar aos ladrões que éramos turistas. Para conhecimento de quem vai a esta região, a vinícola se chama Cave le Pavillon des Vins – Châteauneuf du Pape. Relato completo aqui.

Pessoal, vou daqui a duas semanas para o Santuario de Fatima. Alguem sabe se é seguro deixar o carro com as malas no estacionamento do Santuario?

Olá, André! Há 14 ‘parques de estacionamento’ ao redor do santuário, todos gratuitos e abertos. Esconda toda a sua bagagem no porta-malas, não deixe nenhuma sacola à vista no carro, não abra o porta-malas ao sair. Não deixe documentos ou dinheiro no carro.

No último dia 20 de julho de 2018 parei o carro em AVIGNON para visitar a cidade.

O estacionamento era público e estava lotado, mas encontrei uma vaga e estacionei.
Infeliz ideia…….quando retornamos ao carro não notei nada. (nada arrombado ou vidro quebrado).
A surpresa foi quando chegamos no hotel da cidade em que íamos nos hospedar (MONTPELIER). Abri o porta malas e não tinha nenhuma bagagem.

Os bandidos tinham roubado tudo no estacionamento de AVIGNON.

Ficamos somente com a roupa do corpo, após 18 dias passeando pela França e Itália tivemos este desagradável acontecimento 01 dia antes de retornarmos para o Brasil.

A sorte é que os documentos, cartões de crédito , dinheiro, carrego sempre comigo.

Fica o alerta mais uma vez! Ao viajarem, com o carro com bagagem, não deixem o carro sozinho. É aconselhável ir ao hotel que ficará hospedado e retornar a cidade que desejam visitar no caminho.

Não existe nenhuma segurança nestes países, tanto da Europa com EUA.

Fujam de estacionamento público, e mesmo com o carro vazio estacionem o carro em estacionamento fechado e pago.

Fomos furtados em Gorges duVerdun (quebraram o vidro do carro e levaram toda nossa bagagem), gostaria de saber se não cabe uma ação contra a locadora de carros, uma vez que o carro não possuia alerme. Conhecem alguém que conseguiu ressarcimento?

Olá, Libania! Você precisaria ter um seguro que protegesse contra furto simples.

Pretendo alugar um carro e percorrer a rota romântica na Alemanha. Preciso escolher uma cidade como base para deixar as malas sempre no hotel? Nessa rota também é perigoso deixar as malas no carro? Obrigado.

Estivemos em Miami por uma semana em junho deste ano. Primeiro, nosso gps foi furtado de dentro do carro no Estacionamento do Aventura Mall. O ladrão puxou a maçaneta da porta do motorista e conseguiu abrir o vidro. Depois no outlet sawgrass, o mini iPad da minha filha de um ano e oito meses foi roubado das mãos dela dentro da loja Burlington. O responsável pela segurança na loja dificultou o que pode o acesso às imagens da câmera de segurança e, ao final, levou meu marido até onde a capa do iPad havia sido deixada. Foi evidente o descaso e vontade de “abafar o caso” o mais rápido possível.

Cuidado também no Tanger Outlet entre Los Angeles e Las Vegas, roubaram minha mala de dentro do carro no estacionamento de lá. Nemhum grande prejuízo, mas transtorno com certeza.

Mais uma dica….leve sempre 2 malas bem menores e com rodinhas, se estiver de carro desça com as malas em todo lugar tipo restaurante ou passei curto….sempre uma pessoa dentro do carro ao parar no posto de gasolina. Ande pouco mais, perca mais tempo, mas vá ao hotel antes, deixe tudo no quarto, todos seus documentos no cinto sob a calça. Pochete na frente da barriga com o cartão e o dinheiro que será usado apenas no dia.

Quando viajo levo xerox de absolutamente tudo, desde passaporte, passagem e até as notas de euro ou dolar, pois já troquei dolar na italia e depois de uns minutos me disseram que entreguei nota falsa. Tendo as fotos com os numeros isto fica impossivel de acontecer. Tire as fotos na frente da pessoa que está recebendo.

Infelizmente aconteceu conosco na Sicília. Estávamos em Catania e roubarsm tudo que tinha no carro . Toda nossa bagagem .