NY sem metrô; sul da ilha sem luz; previsão: 5 dias para voltar

MTA

Não está fácil para quem foi apanhado pelo furacão Sandy em Nova York. Ao contrário do Irene, que só molhou e sujou um pouquinho, o Sandy cumpriu suas piores ameaças: alagou as parte mais baixas de Manhattan, inundou túneis e o metrô, e provocou uma explosão numa estação de energia elétrica na rua 14 que mergulhou toda a cidade abaixo da rua 40 na escuridão desde a noite de segunda-feira.

Ao se afastar da cidade, o furacão deixou, para além das imagens-catástrofe que fazem a delícia dos editores dos programas mundo-cão, a esperança de que logo tudo voltaria ao normal rapidamente.

Hoje à tarde, porém, duas notícias funcionaram como um banho de água mais do que fria. A MTA, que controla os transportes metropolitanos, e a Con Ed, concessionária de energia, informaram que devem levar entre 4 e 5 dias para restabelecer o funcionamento do metrô e restaurar a luz para os bairros de Downtown. (Enquanto o metrô não reabrir, mais ônibus vão ser postos em circulação.)

Ou seja: pelo menos até domingo a vida de quem está acima da rua 40 vai continuar difícil; e abaixo dela, caótica.

Veja a diferença de ótica entre dois jornalistas brasileiros: o Luiz Megale, da Band, que vive acima da rua 40, e o Raul Juste Lores, da Folha, que vive abaixo da rua 40:

Luis Megale

Raul Juste Lores

(Ouça mais do Raul aqui.)

A Fernanda Cattoni, que está em Midtown, deixou o seu relato aqui:

Estamos em NY agora… desde domingo à noite o comercio e metro estão fechados. Hoje deveríamos sair daqui em direção a Vegas, mas não há previsão de vôos. O metrô, comércio e aeroportos continuam fechados. As pontes de acesso a New Jersey, Brooklyn e outros estão fechadas. Em Midtown nem sentimos a presença do Sandy, mas com o alagamento de locais em Downtown afetou o metrô e a população não tem como sair pro trabalho. Estamos hospedados no Intercontinental Times Square, na West 44th , entre a 8a. e 9a. avenidas. Maravilhoso e estão nos dando todo o suporte necessário. Fica a dica! Amanhã tento entrar novamente no site e mando notícias!

A pergunta que você já começou a fazer é: vale a pena manter uma viagem a Nova York nessas condições?

Bem: obviamente eu não iria para um hotel ou uma rua sem luz.

Mas se tivesse uma reserva para um hotel acima da rua 40, não deixaria de ir, não. E se tivesse viagem marcada para meados da semana que vem, iria mesmo se fosse para o sul da ilha.

Acredito que a cidade se recupera rápido. Tanto que a Maratona de Nova York, que acontece domingo, não foi cancelada. (Mas o desfile de Halloween do dia 31 foi, claro.)

Ver — e de certa maneira ajudar — a cidade se recuperar deve render muita história.

Eu concordo com o Megale:

Luis Megale

Leia mais:

Página-guia de Nova York no Viaje na Viagem

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


43 comentários

Bom dia.
Chegaremos dia 07 em NJ, aeroporto de Neward, as 6h da manhã. Não estamos pensando em cancelar a viagem não.
Acredito que até lá quase tudo já esteja restabelecido.
O que acham?
E quanto a NJ, acham que será possível ir ate lá, especialmente em Outlets, na semana que vem? Não ouvi ninguem falar nada sobre esta área em específico. Apenas ouvi os comentários de que em NJ os prejuizos e denos foram ainda maiores. Alguém pode esclarecer…?

Nunca fui a NY, planejei minha viagem com mais quatro amigas para domingo 05/11, vamos ficar 10 dias na cidade, o hotel é o Mileniun UN plaza, localizado no East Side de manhattan, a dois quarteiroes do Grand Central Terminal, minhas amigas estao amarelando, não querem mais ir e acham que a cidade esta precaria e que vamos passar dificuldades. Como elas ja conhecem a cidade e eu estou indo pela primeira vez, estou meio “sendo levada” e nao consigo impor minha vontade que é ir assim mesmo. Me ajuda, elas tem razão???

Chegaremos no dia 07/11 a noite e temos tickts pra assistir a uma partida de basquete no MSG para o dia 09/11. Onde posso buscar informação se a partida será mantida ou cancelada? Pretendemos manter nosso roteiro mesmo com todas essas notícias, que ao passar das horas se tornam mais e mais tranquilas. Sabemos que ainda pegaremos alguns “rescaldos” do Sandy. Temos certeza que será um passeio diferente, mas também gratificante, comparado ao que fizemos em abril passado.

Olá, devo embarcar no dia 17/11, ficaremos em Manhattan, vcs acham que vale a pena manter a viagem? Obrigada!

Estando longe da “minha” cidade, neste momento, fico feliz com sua indicação de que todos mantenham seus planos de visitar a cidade. A recuperação vai ser bem rápida, eu garanto. E vocês terão mais uma história interessante pra contar – naquele post que o Riq abre, de vez em quando, das ziquiziras!! 😆

Por outro lado, fico feliz de ver quanta gente legal vai estar na cidade em Novembro! 😉

Tô chegando a NYC dia 9 e tenho hotel reservado na rua 48.
Nem pensei em cancelar a viagem. Acredito na rápida recuperação da cidade.

Estou na 34 e aqui não houve alagamento, nada. Apenas chuva e vento forte. Todas aquelas cenas terríveis eu só vi pela tv mesmo.
Estamos com água, energia e internet. Nessa área o problema realmente é a falta de transporte. No começo da noite eu saí, depois de dois dias sem colocar os pés na rua, para ver a situação. Praticamente todo o comércio fechado (incluindo supermercados e restaurantes), pouquíssimos ônibus circulando, estações de metrô fechadas e meia dúzia de gatos pingados na rua (a maioria turistas).
Vi também que mais para baixo continuava sem energia, tudo escuro.
Agora é torcer para a cidade se restabelecer rápido.

Amigos hospedados na 24th viram o hotel ficar às escuras e sem água. A solução foi correr pra algo acima da 39th.

Não foi fácil: boa parte dos moradores da região sul migrou para hotéis até que a luz retorne, outros que estão hospedados não podem sair porque não há voos para ir embora…

Mas acham que o pior já passou. Com a volta do transporte, a cidade voltar a funcionar — daí é uma questão de tempo pra colocar as coisas em ordem de novo.

Ótima matéria! Passei o dia de hoje todo procurando este tipo de assunto.
Tem muito jornal por aí relatando um caos absurdo e a gente não sabe até onde é verdade e até onde é sensacionalismo para vender. Quem está com viagem marcada para os próximos dias fica no desespero de não saber se desmarca, se tenta mudar os planos para outro lugar pagando um absurdo ou se corre o risco de ir pra lá.

Estou com viagem marcada para chegar dia 03/11 em NY. Ainda não consegui decidir se mudo os planos ou não. Acredito que vou esperar até amanhã para ver se tem alguma notícia de melhoras.
Minha dúvida no momento é em relação ao quanto o metrô foi afetado e em relação aos pontos turísticos estarem funcionando normalmente. Acreditam que terei problemas com estes dois pontos entre o próximo sábado e a terça-feira? Meu hotel fica acima da rua 40.

Obrigada!

    Isabella,
    Os parques ainda estao fechados, mas devem reabrir ate o fim sa semana, ja que a maratona de NY vai acaontecer no domingo. O metro vai demorar alguns dias, mas os onibus vao estar funcionando e o sistema de onibus cobre a cidade muito bem.
    Quanto ao pontos turisticos, talvez a Estatua da Liberdade demora para abrir, mas museus e lojas vao estar funcionando com certeza pelo acima da rua 40.

Boa noite! Estou chegando em NY sábado, dia 03 de novembro e ficarei na rua 33 com a 5. Qual é a expectativa para esta data? Não sei se terá abastecimento de luz, comida e nem se as atrações já estarão funcionando… Agradeço a ajuda! estou preocupado…

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito