Santiago + Atacama sem ir à falência, no Matraqueando

Laguna Cejar, Atacama. Foto: Sílvia Oliveira

A recente viagem da fabulosa Sílvia Oliveira do Matraqueando ao Chile já se transformou num belíssimo guia prático para ir a Santiago e ao Atacama. Do lado certo da janelinha para apreciar a Cordilheira ao hotel-design com melhor custo x benefício de San Pedro do Atacama, está tudo lá. E as fotos da Sílvia estão cada vez mais incríveis. Vale a pena dar uma passadinha lá mesmo que você não esteja planejando nenhuma viagem ao Chile — as imagens, sobretudo do Atacama, já valem sozinhas o clique. (De todo modo, este blog adverte: você ficará com muita vontade de ir imediatamente ao Chile e seguir todas as dicas da Sílvia.)

Chile por Sílvia Oliveira, no Matraqueando:

Introdução ao Chile

O lado certo para marcar seu assento no vôo

3 dias em Santiago: primeirosegundoterceiro

Concha y Toro por conta própria

Galerias de imagens: Metrô-arteMercado CentralMuseu Pré-Colombino

Como chegar ao Atacama

San Pedro de Atacama: como é

San Pedro de Atacama: onde comer

5 dias no Atacama: primeirosegundoterceiro de manhãterceiro de tardequartoquinto

Leia também:

Todas do Chile no Viaje na Viagem

41 comentários

Riq,

Você sabe me dizer se já é possível ir do Atacama até o Salar de Uyuni sem ter que dividir quarto e banheiro?? rs
Todos os relatos que li de agências incluem hospedagem precária, com exceção da travessia pelo Explora (impossível! rs).

Obrigada.

    Renata,
    É possível, sim. Veja o Hotel del Desierto https://www.taykahoteles.com/index.php em Ojo de Perdiz, com acesso só por tours privados (acho), escreve para lá, eles demoram um pouco, mas respondem com detalhes. Conversa, também, com a turma da Tupiza Tous https://www.tupizatours.com/esp/nosotros_info.php . Quando planejava minha viagem, foram muito atenciosos, depois me hospedei no hotel deles, em Tupiza, os conheci pessoalmente e mantive a impressão de seriedade. Eles têm um roteiro que não pernoita no refúgio. Eu fiz o roteiro contrário, mas dirigindo meu carro.

    Uia, Nati, você é doutorada nesse roteiro, acho que nem vou precisar fazer 😆 E além do quê, sempre atenta! Obrigadíssimo! :mrgreen:

    Doutora –ainda- não. Mas como fizemos todo o roteiro de carro sozinhos, pesquisei muiiito.

    Agradece não Riq, é só um tiquinho de retribuição por tudo que você e os outros trips já me proporcionaram.

    Oi, Nati. Muito obrigada pela resposta.
    Mas fiquei surpresa quando vc disse que foi de carro. É isso mesmo? As estradas entre San Pedro do Atacama e Uyuni são boas? É possível ir por conta e contratar o passeio até o Salar lá em Uyuni?
    Você se importa de me dar maiores detalhes dessa sua viagem?

    Renata,

    Onde eu escrevi carro, leia jeep, alto, resistente, tração nas 4 rodas, bagageiro com 60 litros de combustível extra, sexta roda, etc etc etc
    Fundamental, também, um bom GPS, alguma experiência em navegação e em direção fora de estrada. As estradas não merecem esse nome, estão mais para trilhas traçadas pelos veículos, são dois dias sem nenhum posto de apoio. Você deve considerar como uma expedição, uma aventura. Se é sua praia, faça. É maravilhoso. Caso queira aprofundar o assunto, vou adorar compartilhar as informações que tenho.

    Eu achei mais interessante o percurso entre SPA e Uyuni, atravessando o deserto de Siloli, do que o próprio salar.

    Acho que é por aí, sim… eu quero fazer essa rota pra destrinchar esses detalhes — mas no inverno não 😯

Sílvia, difícil definir: continuo lendo e morrendo de vontade de ir ou paro de me torturar? Rs…
Estava lendo com calma e já encaminhei para uma amiga a quem estou tentando convencer a ir para o Atacama.
Maravilha!

Eu ainda não li a série como deveria! Pelo pouco que vi, tá incrível! Aos poucos, depois de março, eu tentarei por a leitura em dia. Se deixar, eu gasto hooooooooras só lendo os posts daqui e dos trips!
Riq, não sei se você já viu, mas os posts da Luisa (Arquivos de Viagem) sobre o Chipre estão muito bons!

Silvinha, eu tb te acompanhei no twitter e curti muito as blogagens. Parabéns!

A Silvia caprichou mais uma vez nesse lindo relato. O Chile é um país que eu tenho um carinho muito especial. Acho um destino incrível de viagem.

Vou para Santiago em junho, e essas dicas, mais as da Claudia Carmello e dos Destemperados estão “fazendo” a minha viagem. Gracias a eles todos e a ti, Riq, sempre!

Nós, a Silvia e a Mari Campos fomos praticamente na mesma época ao Atacama, sintonia total entre blogueiros.

Fizemos um passeio que poucos fazem: Quebrada do Diablo, que foi eleito nosso preferido. Incrível. Recomendamos.

Fiquei com saudade do Atacama. Sou muito fã do Chile e este ano fui ao extremo sul, com destaque para o Torres del Paine. Junto com o Atacama são as paisagens mais impressionantes que eu já conheci.

Viagem linda, não sei como a Silvia e a Mari não se encontraram lá. Perfeito para matar as saudades (quem já foi) e para incentivar todo mundo a ir (quem já foi e quem não foi).

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito