Santiago: beware, Mr. Peaton

Señor Peaton

Sr. Peaton é um personagem folclórico de Santiago. Só anda a pé pelas ruas, mas é muito distraído, e um pouco cego — meio Mr. Magoo. Por isso em vários lugares da cidade existem placas com letras enormes só para ele: Sr. Peaton, espere o sinal verde. Sr. Peaton, vá por aqui ou por ali.

É interessante até onde pode chegar o nível de organização de um povo. Em outros lugares uma pessoa como o Sr. Peaton seria ridicularizada pela sociedade, mas no Chile ninguém reclama que se façam placas específicas para ele. (Em São Paulo, com o Cidade Limpa, seria impossível.)

Señor Peaton II

Sr. Peaton é o patriarca de seu clã. Segundo a Wikipédia, a família Peaton emigrou para a América espanhola junto com Colombo, e desde então vem cultivando uma tradição andarilha. Um legítimo Peaton vai sempre a pé. Ocasionalmente pode ser visto no metrô ou no ônibus, mas prefere caminhar.

Se eu encontrar o Sr. Peaton por aí, pode deixar que publico uma foto dele aqui.

21 comentários

Olá Riq, agradeço se você puder responder a seguinte pergunta : Nessa sua viagem você optou em levar dólar ou Real ? foi fácil efetuar câmbio mesmo nas cidades menores como El Calafate e Puerto varas ?? é verdade que em certos lugares eles aceitam real ?
Obrigado.

Riq, o que você achou de Santiago ? o povo é mesmo super educado como falam ? sei que toda cidade tem sua beleza, sua particularidade, mas você gostou mais de Santiago ou Buenos Aires ?

só ando a pé, é costume, onde posso vou a pé. Caminho para meu trabalho todo dia, cerca de 30 minutos. Será que algum dia vou encontrar uma placa : “Cuidado Sr. Wander, lombada a frente”…

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.