Santiago: Vale de Casablanca de ônibus e táxi (dica do Fábio)

Vale de Casablanca

Conhecer uma vinícola do Vale de Casablanca era um dos planos do Fábio para sua viagem a Santiago. Ele queria fazer o passeio de forma independente e econômica, sem tour contratado. E o Fábio foi independente mesmo: ele e a esposa descobriram sozinhos como chegar até lá, usando transporte público e táxi. Bravo! A experiência deu muito certo, e o Fábio generosamente dividiu o passo-a-passo com a gente. Vai por ele:

Minha cara Bóia,

Eu estive em Santiago com minha esposa na semana de 19 de março e queria visitar pelo menos uma vinícola no Vale de Casablanca. O problema durante a fase de planejamento foi encontrar informações sobre como chegar lá sem gastar os olhos da cara com um tour particular. Acabei não encontrando nada e acho que acabamos desbravando o caminho ou, pelo menos, acho que somos um dos primeiros a escrever sobre ele.

Vou pular a parte do “ficamos perdidos em Santiago” e do desencontro de informações e ir direto ao ponto:

Pegue o metrô da linha vermelha (linha 1) e siga até a Estación Central. Logo acima dela, quando sair na rua, você verá um pequeno shopping (pequeno na largura mas muito comprido) chamado Paseo Arauco Estación. Entre nele e se dirija aos fundos. Você verá indicações nas placas para o “Terminal San Borja”. Ele fica bem lá na fundo, um nível acima da praça de alimentação do shopping. Para referência no Google Maps, basta procurar esta coordenada: -33° 27′ 16.60″, -70° 40′ 47.56″.

Procuramos pelo Tur-bus (acho que é a maior empresa de ônibus de lá) mas eles estavam sem sistema e não vendiam passagens. Fomos então ao guichê da Pullman e a atendente nos disse para ir para a plataforma 67 que um ônibus passaria dali a 15 minutos, com pagamento direto para o motorista. Localizamos o micro-ônibus e pagamos $ 2.000 pesos cada. Ele saiu 11h20 e chegou às 12h50 em Casablanca.

Aí você pergunta: se de Santiago até Valparaiso demora mais ou menos 1h30, como é que para Casablanca demora tanto assim?

Dois motivos: o primeiro é que é um micro-ônibus mais lento. O segundo, é que ele faz um belo tour por Curacavi (uma cidadezinha próxima a Casablanca) antes.

Curacavi fica no caminho entre Santiago e Casablanca, bem aqui: -33° 23′ 58.68″, -71° 7′ 39.28″ (também é só copiar a coordenada para o Google Maps). No caminho, só terreno árido.

Vale de Casablanca

Vale de Casablanca


Depois, mais próximos a Casablanca, começamos a ver as parreiras.

O ponto final é na praça da cidade, onde tem um ponto de táxi onde pegamos um para o vinhedo mais próximo, a Casas Del Bosque, e, do outro lado da rua, um pequeno salão com uma mesa e um atendente vendendo as passagens de volta para Santiago.

Duas coisas que devem ser consideradas: não perguntei qual a periodicidade do ônibus de Santiago para lá, mas a volta somente ocorria a cada 2 horas e o ônibus permite o embarque de pessoas em pé, ou seja, ele enche bem. Na volta, foi um ônibus normal (e não um micro) que atendeu o horário.

Pelo mesmo preço, saímos às 16h40 e chegamos ao Terminal San Borja às 18h10.

A vinícola Casas del Bosque fica bem próxima do centro e pagamos algo em torno de $ 1.000 pesos por trecho do táxi. O taxista me disse que por $7.000 pesos nos levaria até a Viña Indómita (que fica na beira da estrada) mas não chegamos a ir até lá.

Casas del Bosque

Casas del Bosque

Casas del Bosque


Sobre a vinícola, ela é linda e as parreiras estavam carregadas. Havia uma opção de participar da colheita mas ele estipulam um mínimo de 6 pessoas no grupo e no dia que estivemos por lá não houve esse quórum para a experiência.

Casas del Bosque

Casas del Bosque

Casas del Bosque


Fizemos somente a degustação acompanhados por um especialista e depois comemos uma tábua de frutos do mar no restaurante Tanino.

Para dar uma idéia dos preços do local (em pesos):

– Family Tasting (4 vinhos): 8.500 por pessoa
– Garrafa de Sauvignon Blanc Gran Reserva: 7.200 (Simplesmente fantástico!)
– Garrafa de Pinot Noir Gran Reserva: 8.200

No restaurante, pagamos 3.200 por taça de vinho (da própria viña), 3.800 por uma garrafa de água e 15.900 pela tábua de frutos do mar.

Sensacional, Fábio! Muito obrigada!

Leia mais:

139 comentários

Olá pessoal e Bóia!
Estou indo para Santiago no final de agosto e pretendia visitar a Casa del Bosque no caminho para Viña e Valparaiso. Minha ideia era alugar um carro para fazer tal passeio. Alguém já foi por conta de carro? É fácil de se achar? Alguém sabe informar sobre as condições da estrada? Fiquei com vontade de almoçar no Tanino, nesse caso, se formos à vinícola de manhã e almoçarmos por lá, seria pouco tempo reservarmos apenas o período da tarde para conhecer Vinã e Valpaíso?

Olá Bóia!
Estamos indo ao Vale de Casablanca no início de agosto, poderia me sugerir um bom hotel na região, mas que não seja tão caro quanto La Casona?

    Olá, Luciano! Não conhecemos hotéis na região. Você pode se hospedar em Valparaíso ou Viña del Mar e passear pelo vale. Se houver outras hospedagens no vale, provaelmente serão no mesmo estilo hotel-caro-de-bodega.

Acabo de voltar do vinhedo CAsas del BOsque, e deu tudo certinho conforme as dicas acima. Escrevo para agradecer a dica do passeio, pois foi maravilhoso, e para atualizar os valores. O onibus cntinua o mesmo preco, mas o resto… O taxi ja cobra de 1.500 a 2.000 pesos; e a degustacao de 4 vinhos esta 12.000 pesos e a de 5 vinhos, 15.000 por pessoa (reajuste consideravel comparado a primeira dica). Mas ainda assim vale muito o passeio.

Pessoal, vou para Santiago e Valparaíso no Ano Novo, passando a virada em Valparaíso, e gostaria de saber se é melhor fazer o tour a Casas del Bosque desde Santiago ou desde Valparaíso. Obrigada!!

    Olá, Carla! O ideal é contratar um motorista e fazer o tour no dia em que você estiver de mudança entre Santiago e Valpo.

Olá a todos
Estivemos em Santiago no fim de maio e fomos a Casablanca seguindo as dicas do Fabio (e de todo o VnV, é claro). Funcionou direitinho – ônibus Pullman no Terminal San Borja sai de hora em hora, sempre aos 20 minutos (08:20, 09:20…)fomos no de 09:20. Ao chegar lá, já compramos a passagem de volta, para as 15:30. Deixa a gente no centro de Casablanca. Logo ao lado tem ponto de taxi – demos a maior sorte – encontramos lá o Salvador que nos levou até Casa del Bosque para uma degustação, depois foi nos buscar para nos levar ate a Viña Mar. Já tinha feito contato com eles por e-mail e tinham sido superatenciosos com as informações. É linda e tudo lá é excelente. Fizemos tour, outra degustação e almoçamos – o restaurante é maravilhoso e não havia mais ninguém! Para quem não gosta de excursões, foi um sucesso. Salvador conveteu-se autonomamente em nosso guia, levou-nos até dentro de cada vinícola, ajudou-nos a entender tudo – foi ótimo. Tel dele: 8852-3871. Por 11.000 pesos fez todos esses trajetos, ida e volta, sem que tivéssemos que nos preocupar nem com o horário – ele já sabia do nosso horário de retorno e cronometrou tudo!
Enfim, tudo certo e da primeira vez. Obrigada, abraços e boa viagem a todos.

Boa noite,

Visitaremos as terras chilenas entre 21 a 29/06/13… é redundante os elogios ao site, ao Ricardo Freire, a Bóia… excepcionais todas as dicas, relatos, sugestões, etc…. porém um comentário é diferente e único (em 06/04/13 por Augusto Ogata)… um “famoso” motorista particular (Juan) com atendimento personalizado.
Então Augusto: – É possível informar os contatos com Juan???
Bóia e “nomades”: – Existem mais sugestões seguras para esse serviço personalizado???

Atenciosamente,
Henrique Avelar / Kelly Campos
Sete Lagoas – MG

    Olá, Henrique e Kelly! Compartilhamos sua pergunta no Perguntódromo; havendo resposta, aparecerá aqui.

    Oi, Henrique,

    Estive em Santiago em outubro do ano passado e indico o motorista Enrique, que providenciou o nosso transfer aeroporto/hotel/aeroporto e alguns passeios.

    Ele fala um português bem aceitável e tem a maior paciência com turista que gosta dever tudo, sem passar correndo pelos lugares. O contato é por e-mail: [email protected]. O cunhado dele também faz passeios e também é ótimo!

    Boa viagem!

    Ah, ele demorou um pouquinho a responder porque quando fizemos o primeiro contato por e-mail estava na alta temporada e ele estava com muita atividade. Se você tiver pressa no contato, avise no corpo do e-mail para ele poder gerenciar o tempo de resposta. Mas aguarde que ele responde e é super confiável!

    Obrigado Andrea,
    Já enviamos mensagem (incluindo teu texto) ao xará Enrique… lhe informaremos quanto as respostas e nosso parecer, caso possamos compartilhar das contribuições da tua indicação.
    Reiteramos agradecimentos,
    Henrique Joca / Kelly Campos (facebook)

    Espero que dê certo! O Enrique e o cunhado já atenderam a mim e a uma outra amiga e deu tudo muito certo!

    Boa viagem prá vocês!

Olá!!! Eu e minha noiva estamos nesse exato momento sentados no restaurante tanino na vinícola Casa del Bosque! Que vista maravilhosa! Que serviço perfeito! Recomendo a todos! Estamos aguardando agora o tour!! E quero agradecer pelas dicas pois seguimos e tudo foi como dito! Desde o horário de saída, como o número da plataforma! Lembrando que a senhora que atendeu no guiche da Pullman é muuuuito mal humorada, kkkkkkk… Dica perfeita! Muito obrigado! Estamos amando!
Abraços!

Olá a todos ! Eu e meu marido estivemos em 24 de maio em Casas del Bosque e achamos a visita incrível e reitero tudo o que foi dito no post do Vitor J Nunes acima. Agradeço a este post e aos comentários, pois foi justamente por ele que decidimos visitar esta vinícola. Almoçamos no restaurante Tanino (na varanda), pedimos massa com centola, risoto de cordeiro e tiramisu e brownie como sobremesa. Apresentação impecável dos pratos e atendimento primoroso. Nem foi tão caro assim, pois a experiência de estar num lugar maravilhoso como este compensa, podem ter certeza. O tour família foi bem completo e os vinhos são primorosos. Detalhe da vinda a vinícola: pegamos o ônibus errado no terminal de San Borja que ia somente até Curacavi e tivemos que pegar outro até Casablanca. Então aviso aos navegantes: Quando chegarem no terminal de San Borja, perguntem no guichê da Pullman (empresa de ônibus local)em qual plataforma parte aquele com ponto final (fica na praça central)para a cidade de Casablanca. Esse ônibus parte do terminal de San Borja de 1 em 1 hora. De lá, peguem um táxi para a vinícola que custa 1,5 pesos. Boa visita a quem for !

Oi, Vitor
Você pode me ajudar com algumas dúvidas, por favor?
O lugar onde você desceu, esse cruzamento da estrada em Casablanca, já tinha táxis disponíveis lá mesmo?
E como foi sua volta? Pegou táxi na própria vinícola e depois ficou esperando na estrada o ônibus?
Agradeço, desde já.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito