Seminário #Viajosfera: que venham os próximos :-)

Seminário Viajosfera

[Foto: Marco Ferraz]

182 participantes (sem contar os palestrantes e a equipe do Viaje na Viagem): 115 blogueiros, 14 leitores, 1 estudante e 52 profissionais do trade. A gente tinha certeza de que ia ser bacana — mas foi ainda mais bacana do que imaginamos. Não dá pra não concordar com o tuíte do Alexandre Inagaki:

Seminário Viajosfera

Antes que você me chame de cabotino, preciso esclarecer que não tenho nenhum mérito na organização. Enquanto eu viajava pra cima e pra baixo, quem estruturou o evento, costurou os apoios, definiu temas, chamou os palestrantes e fez tudo acontecer foi a Elisa Araújo, a CEO das Organizações da Bóia. Quando, às 8h15 da manhã de um sábado ensolarado no Rio de Janeiro, o público já lotava o saguão da sala Parati do Pestana Rio Atlântica, tudo estava azeitado para um dia perfeito de debates e networking.

Seminário ViajosferaSeminário Viajosfera

[Nos bastidores]

A movimentação no local tinha começado na véspera, quando o Team Bóia (Elisa, Natalie e Carmem Prata) teve o reforço de luxo da Sílvia Oliveira, presidente da ABBV, e do Fred Marvila para a montagem final dos kits. Patricia de Camargo e Tony Gálvez, trazidos da Espanha pela British Airways, já estavam a postos; Seth Kugel, vindo de Nova York pela American Airlines, chegou no começo da noite.

Seminário ViajosferaSeminário Viajosfera

Reunimos todos os palestrantes de fora (os nacionais vieram pela Gol) para um chopinho na Devassa da Bolívar — pertinho do recém-renovado Pestana Rio Atlântica, onde todos ficaram hospedados. (Falei que a Sixt buscou todos no Galeão e no Santos Dumont? Pois também levou todo mundo de volta no domingo.)

Seminário Viajosfera

Seminário Viajosfera

Seminário Viajosfera

Seminário Viajosfera

No sábado, o povo acreditou na nossa promessa de pontualidade britânica e já estava a postos às 8h30, para o welcome coffee oferecido pela Submarino Viagens.

Seminário Viajosfera

Abri o seminário dizendo que aquele era um dia especial, onde a cada um de nós era mais do que uma arroba, mais do que um avatar. Tínhamos sido promovidos a crachás!

(Oferecidos pelo Booking.com) 😀

Seminário Viajosfera

A primeira palestra do dia arrebentou: Seth Kugel, o Frugal Traveler do New York Times, falou — em português perfeito e bem-humorado — sobre “Viajar honestamente”. Consciente da situação de exceção que é blogar no NYT, ainda assim deu toques para quem não pode viajar anonimamente e de forma 100% independente como ele.

Seminário Viajosfera

O próximo no line-up, de propósito, foi Guto Rocha, da agência de marketing digital PMWeb Responsys — e certamente o maior entusiasta dos blogs de viagem no trade brasileiro. Sua função era mostrar (literalmente) o outro lado da moeda: como funciona o mercado de viagens no Brasil e quais são as oportunidades de inserção da #viajosfera.

Encontrar um meio termo entre o conteúdo do Seth e o do Guto seria o assunto dos debates da tarde. Mas antes disso, tivemos um recreio e uma aula.

Seminário Viajosfera

[Foto: Marco Ferraz]

O recreio foram os 45 minutos a bordo do carisma da querida Roberta Sudbrack. Eu estava lá no palco também, mas apenas fazendo o papel da Fátima Bernardes. O assunto: como cultivar a comunidade virtual. Chegamos à conclusão de que a gente pode tentar liderar ou moderar, mas que ao fim e ao cabo a comunidade tem vida própria e uma dinâmica que não dá para controlar. (Ainda bem!)

Seminário Viajosfera

Em seguida, meia horinha de aula-show do professor Sérgio Branco, que nos contou tudo sobre direitos autorais na internet.

 

E o povo tanto tuitou (liderado pela Natalie e pela Mariana), que chegamos ao trending topics Brasil do Twitter. Aêêê!

Seminário Viajosfera

Se já parecíamos muitos lotando o pequeno auditório, quando chegamos ao restaurante e nos espalhamos pelas mesas, nos demos conta do real tamanho do grupo. A feijoada, oferecida pelo Turismo Bahia, estava uma delícia.

Seminário Viajosfera

[Ana, Elisa, Fernanda, Henrique e Alberto]

Felizmente os assuntos da tarde eram suficientemente palpitantes para ninguém ser induzido ao sono pós-feijoadal. O primeiro painel era crucial para o dia: “Jabá ou não jabá: eis a questão”. No palco, três profissionais de relações-públicas, Ana Davini (da AD), Fernanda Romano (do Club Med) e Alberto Martins (da B4T), mais o Henrique Martin, do Ztop, que veio contar como a blogosfera de tecnologia lida com as assessorias de imprensa e suas cortesias. Ficou clara a necessidade de transparência de todos os convites e a noção de que o blogueiro deve estar a serviço do leitor.

Seminário ViajosferaSeminário Viajosfera

[Mariana | Patricia]

Seminário ViajosferaSeminário Viajosfera

[Sílvia | Tony]

Como rentabilizar o conteúdo do blog foi o tema do painel seguinte: blogueiros mostraram como fazer produtos a partir do blog. Mariana Berutto, do Conexão Paris, falou do sucesso dos guias de Lina Hauteville (que já venderam mais de 8.000 exemplares) e dos serviços comissionados que surgiram na caixa de comentários do site. Patricia de Camargo, do Turomaquia, contou sobre seus cadernos de viagem, que são roteiros personalizados, e dos guias do Prado e de Curitiba. Sílvia Oliveira, do Matraqueando, explicou como faz e comercializa (pelo Facebook!) a série Europa Barata (e também O Barato de Santiago, que virou o campeão de vendas). Finalmente, Tony Gálvez, do De viaje a Brasil, contou como deixa sempre atualizadíssimo seu Guía de São Paulo, que publica em espanhol.

Seminário ViajosferaSeminário Viajosfera

[Inagaki | Edney]

Seminário ViajosferaSeminário Viajosfera

[Svartzman | Leonardo]

O último painel do dia ensinava como monetizar o blog pelas vias convencionais: publicidade, e-commerce, programas de afiliados. Alexandre Inagaki, do Pensar Enlouquece, resumiu o caminho das pedras de conquista de audiência para um blog novo, e como fazer posts patrocinados eticamente. Edney Souza, o Interney, da Boo-Box, fez um inventário das possibilidades de comercialização dos blogs. Ricardo Svartsman, do Mundi, explicou como funciona seu programa de afiliados. E para encerrar com chave de ouro, Leonardo Marques, do mais bem-sucedido blog da #viajosfera, o Melhores Destinos, mostrou como tudo isso pode ser posto em prática com sucesso. Numa palestra didática e generosa, compartilhou estratégias de comercialização e de uso de redes sociais — e matou a pau ao resumir que a publicidade mais eficiente é aquela que serve ao interesse do leitor.

Os painéis foram tão interessantes que a Elisa nem precisava ter lançado mão do artifício de sortear prêmios no final 😀

Seminário ViajosferaSeminário ViajosferaSeminário Viajosfera

[Alexandre | Larissa | Thyago | Fotos: Marco Ferraz]

Mas todo mundo torceu para ganhar as hospedagens oferecidas pela Litoral Verde. O Alexandre Costa, do O que se faz, levou as noites na Costa do Sauípe. A Larissa Viana, do Mochila Pronta, ganhou a hospedagem no Sanctuary em Cap Cana. E o Thyago Portela, supercomentarista de João Pessoa, ganhou a viagem completa, com aéreo, ao Vila Galé Marés de Guarajuba. Parabéns a todos!

Seminário Viajosfera

No fim ainda rolou um brinde com champanhota oferecido pela Mondial Assistance.

Seminário Viajosfera

[Foto: Marco Ferraz]

De lá o povo foi continuar a networkização no Boteco das Garrafas, na Bolívar. Os sócios remidos da Bóia terminaram a noite numa miniConVnVenção no Trapiche Gamboa.

Trapiche GamboaSeminário Viajosfera

[Trapiche Gamboa]

No domingo, o Twitter era só lamentação por tudo ter sido tão rápido. Ficou todo mundo querendo mais.

Valeu, pessoal! Ano que vem tem mais!

Veja também:

As galerias de fotos no site do Seminário

Riq e Interney falam do Seminário para a CBN

A palestra do Tony, no Slideshare

O relato da Mariana, no Conexão Paris

O relato da Anna Bárbara, no Nós no mundo

O relato do Leandro, no Cachambi é aqui

O relato d’As Viajantes

O relato da Ana Paula, no Entreviagens

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email

76 comentários

Olá boa tarde,

gostaria de saber quando vai acontecer o próximo seminário?
Quero muito participar.
Bjs Juliana.

    Olá, Juliana! Vai ser ano que vem! Informaremos assim que estiver tudo certinho.

Como todos que participaram, eu adorei este evento! Foi muito bom, super organizado, interessante! Parabéns a todos os envolvidos! Que venham mais Seminários Viajosfera, e quem sabe, que durem 2 dias para que a gente possa colocar mais ainda o papo em dia! (eu ajudo na organização, tá)!
Bjs e parabéns por tanto sucesso!

Turma querida da Bóia, esse ano não foi possível comparecer mas em 2013 estarei presente. Muitos abraços e Parabéns para todos.

Curti de longe esse seminário! Foi um prazer rever e conhecer outros trips, no encontro da véspera! Posso não ter blog, posso não ter twitter, mas sou fã de carteirinha dessa comunidade tão legal que vc Riq conseguiu reunir! Parabéns!

Poxa, esse ano eu perdi mas ano que vem com certeza quero participar. Fiquei aqui lendo com água na boca. Parabéns pela iniciativa.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.