Serra da Canastra Minas Gerais Dicas e Roteiros

Enquete | Serra da Canastra: queremos suas dicas

Serra da Canastra Minas Gerais Dicas e Roteiros

Santo de casa não faz milagre, certo? Santo de casa viajeiro faz menos ainda. Eu sabia que novembro não era a melhor época para visitar a Serra da Canastra, mas mesmo assim encasquetei com o destino e resolvi encarar a estrada cheia de barro. O que aconteceu? É claro que choveu todos os dias.

Serra da Canastra Minas Gerais Dicas e Roteiros

Se você planeja em cair na estrada e conhecer esse trecho na transição da mata atlântica para o cerrado e não quer cometer os mesmos erros que eu, aí vão aos pitacos viajantes sobre como chegar, melhor época para viajar e o que fazer.

O Parque Nacional da Serra da Canastra fica a 400 km de Belo Horizonte, pela BR-262, e a 600 km de São Paulo, pela BR-381. Quando visitei a região em 2013, muitos GPS ainda não tinham os mapas completos da região — alguns apenas indicavam as rotas até Vargem Bonita, Delfinópolis ou São Roque de Minas, por isso, se a ideia é se embrenhar mais para o interior da Serra, confirme o trajeto com a pousada onde você vai se hospedar.

Você que foi na época certa: é possível encarar as rotas dentro do parque a bordo de um carro convencional? Se for na época da seca, acredito que sim, apesar dos caminhos maltratarem a suspensão e as rodas do seu possante.

Só fique atento a um detalhe: todos os trechos dentro do parque são feitos por estradas de terra, seja no caminho para as trilhas e cachoeiras, seja durante a busca pelo melhor queijo Canastra. O ideal, ou mais confortável, é viajar com um carro off-road ou 4×4, assim você não precisa se preocupar com o excesso de buracos, barro ou a lama nas estradas.

Serra da Canastra Minas Gerais Dicas e Roteiros

Se a ideia não é acampar ao ar livre, algumas das cidades mais próximas para montar base são: Vargem Bonita e São Roque de Minas, na parte norte da Serra e próximas à nascente do Rio São Francisco e à Cachoeira Casca D’Anta, e Delfinópolis, localizada ao sul do parque.

Evite os meses entre novembro e março que coincide com o período de chuvas, é nesse momento que as condições das rotas ficam mais complicadas. A época ideal – oficialmente – para conhecer a Serra da Canastra é entre abril e outubro, durante a seca.

Serra da Canastra Minas Gerais Dicas e Roteiros

Os principais atrativos da Serra são divididos em dois temas: o turismo de aventura e o turismo gastronômico. No primeiro quesito, os programas obviamente são relacionados à exuberância do destino: trilhas, canoagem, passeios de 4×4, moto, rapel e principalmente a visita à nascente do Rio São Francisco e às dez cachoeiras do parque, sendo a Cascata d’Anta a de mais fácil acesso.

Dizem que as piscinas naturais da Fazenda do Tio Zezico, no km 15 do caminho para o Morro do Carvão, também são imperdíveis, mas como você bem pode imaginar, ela mesma, a danada da chuva, atrapalhou meus planos de fotografá-las.

Serra da Canastra Minas Gerais Dicas e Roteiros

Já no tópico “queijo”, é praticamente impossível terminar um texto sobre a Serra da Canastra sem falar da sua natural aptidão para produção de um dos queijos mais saborosos – e ultimamente – mais premiados do Brasil. Muitas fazendas e sítios produtores de queijo abrem suas portas aos turistas que buscam peças curadas, meia-curas ou bem fresquinhas. Acho difícil resistir. Algumas das mais conhecidas são o Sítio do Zé Mario e a Fazenda Agro Serra.

Agora é sua vez:

    Já foi para a Serra da Canastra? Carro convencional ou 4×4? Qual é a melhor região para se hospedar? Tem dicas de passeios imperdíveis, agências locais e pousadas?

À caixa de comentários! Obrigada!

Mais enquetes:

30 comentários

Muito bacana essas opiniões, e experiências divulgadas aqui…estou pretendendo ir em Setembro 2019, por isso estou pesquisando, as opções de pousadas, localização, passeios.. tem um veículo 4×4 , Toyota Bandeirante, e as piscinas naturais e cachoeiras, é que me chamam mais a atenção…👍👍👍

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.