Serra da Capivara

Serra da Capivara (mais uma vez) pede socorro

Serra da Capivara

O Parque Nacional da Serra da Capivara, o mais precioso do Brasil — porque abriga a maior coleção de arte rupestre ao ar livre do mundo — pode perder ainda este ano sua estrutura de apoio: a Fundação do Homem Americano, dirigida pela arqueóloga Niède Guidon, está a ponto de fechar por falta de verbas.

A Fundação e o parque são vítimas tanto do ajuste fiscal quanto das agruras da Petrobrás: as verbas federais não chegam, e o patrocínio da Petrobrás foi interrompido. Como acontece há anos, Niède Guidon novamente está na imprensa chamando atenção para esse tesouro que o Brasil não conhece e não dá valor.

Duas boas notícias, porém, devem ser registradas: o superbásico Hotel da Serra Capivara, que há dois anos sequer tinha site próprio, agora pelo menos está no Booking. E o aeroporto (internacional!) de São Raimundo Nonato, em construção desde 1987, parece que ficou pronto e pode ser autorizado a funcionar ainda em agosto. (Só vai faltar convencer a Sete a cumprir sua promessa de voar para lá.)

Serra da Capivara

O turismo pode ajudar muito a conservar o parque, mas não depende só de haver aeroporto. Sem hotéis melhores que os existem hoje vai ser difícil fazer muita gente ir até o sertão do Piauí.

O lugar tem um potencial imenso — além do parque impecavelmente montado e de sua arte rupestre única, a região é pontilhada de formações geológicas belíssimas. Para que esse potencial se concretize, no entanto, acho que a Serra da Capivara precisa atrair grifes consagradas que exprimam para o público leigo o grau de importância do que se encontra por lá.

Quando visitei o parque, tive um acesso de grandiloqüência e imaginei um Explora ou Tierra induzindo um turismo sofisticado de aventura por ali.

Ontem, ao ler a entrevista da Niède, tive outra idéia maluca: e se o Inhotim assumisse o patrocínio da Fundação do Homem Americano e interferisse no turismo receptivo? Já pensou um Inhotim Piauí Lodge, o que não poderia ser? O centro cultural mais extraordinário do Brasil levaria seu marketing, sua competência em captação de verbas e seu holofote para a mais importante instalação ao ar livre do planeta.

Serra da Capivara

Tô maluco ou não tudo a ver?

Leia mais

21 comentários

Como parte integrante do “fenômeno” Serra da Capivara, agradeço a todos e garanto que a ideia de Ricardo está sendo analisada com muito carinho… Unir arte pré-histórica e arte contemporânea me parece uma possibilidade, não somente viável, senão atrativa e enriquecedora. Começamos a trabalhar no assunto.
Também gostei da ideia de Camila Torres… por favor, nos ajudem a resolver os problemas cotidianos… os finais de mês sem saber se poderemos pagar os salários são terríveis… Se alguém quiser doar pode consultar a página da FUMDHAM http://www.fumdham.org.br .
Obrigada a Renata… acabamos de adiar os pré-avisos dos funcionários graças às doações!
Lamento o comentário do “legalista” sem dúvida ele não dispõe de todas as informações. Fico a disposição para esclarecer qualquer aspecto.
Finalmente, todos os que não conhecem ainda esta maravilha, estão convidados!!!
Rosa Trakalo

    Oi Rosa,
    Que ótima notícia que as doações já vêm dando resultados.
    Entre em contato comigo para pensarmos nos detalhes do Encontro, tenho certeza que muitos blogueiros querem conhecer e cuidar do Parque.
    Meu blog é: http://www.colecionandoimas.com.br . Tem um formulário de contato lá.

    Um abraço!

Riq,
Que tal fazermos um encontro de blogueiros lá em São Raimundo, pra chamar a atenção pros problemas do Parque?
Entre em contato se gostar da ideia, que podemos organizar.
[]s!
Camila

Bem, Senhores. O acontece agora com o parque pode ser uma forma de “punição” involuntária por tudo o que a Fundação fez com os habitantes daquela região tombada.Por alguns “espelhinhos” tiraram todo o pessoal daquele lugar.

Sonho em conhecer esse lugar e fico super triste com essas notícias. Ótima ideia de Inhotim, vou compartilhar para ajudar a gritar junto.

Realmente triste isso … E eu sou doida pra conhecer essa nossa preciosidade!!!
Sua ideia do Inhotim foi incrível! Será que se a gente gritar junto seu pedido será atendido?!
Abs,

Lamentável!!!! Pior de tudo e ver a petrobras querendo economizar às custas dos projetos sócio ambientais que patrocinava, enquanto os ladrões que desviaram milhões de seus cofres estão soltos por aí comprando ferrais, lamborghinis e afins

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.