Seth Kugel descobre: americano não pensa que a capital do Brasil é Buenos Aires, não

seth

Outro dia tomei um chopinho com o Seth Kugel, colaborador do New York Times que eu já elogiei pelas costas várias vezes aqui no blog. Gente finíssima, o Seth é autor das matérias seguramente mais antenadas sobre viagens ao Brasil que saem na imprensa americana.

Desde o início do ano ele está passando uma temporada baseado em São Paulo, como correspondente do site de notícias Global Post. Daqui Seth continua contribuindo com o NYT e algumas revistas do primeiro time.

Há algumas semanas ele publicou no Global One uma das matérias mais divertidas sobre rixas entre brasileiros e americanos que eu já li.

Incomodado com o fato de todo brasileiro que ele conhece tercerteza de que todo americano pensa que a capital do Brasil é Buenos Aires, Seth aproveitou uma viagem a Nova York para fazer uma pesquisa na rua.

Entrevistou 50 americanos aleatoriamente — e recebeu como resposta principal um “Não sei” (16 vezes). Em seguida veio a resposta “São Paulo” (13 vezes), e em terceiro, empatada com o Rio de Janeiro, a resposta certa, Brasília (8 vezes cada uma). Nenhum dos 50 entrevistados respondeu “Buenos Aires”.

O mais interessante é que o Seth não fez essa pesquisa para provar que o americano médio sabe geografia e não confundiria jamais Brasil com Argentina.

Pelo contrário. A tese do Seth é que o americano sabe tão pouco de geografia que não teria como pôr Brasil e Argentina no mesmo saco. Para ele, transpor a capital da Argentina para o Brasil seria um erro sofisticadíssimo, do qual o americano médio não seria capaz :mrgreen:

E só pra gente perder completamente a razão nessa picuinha, na volta ele perguntou a brasileiros na rua quais eram os presidentes da Índia e da China — outros dois países companheiros do Brasil nos BRICs, os emergentes da vez.

Ninguém acertou 😳

Leia a matéria na íntegra aqui. Visite também o site do Seth Kugel — e leia suas matérias recentes sobre a revalorização da cozinha brasileira em São Paulo, o Comida di Buteco de BH, o Baixo Augusta e Salvador.

48 comentários

Outro dia estava almoçando com um casal de amigos e minha amiga da Turquia me perguntou se a capital do Brasil era o Rio o marido dela (belga) prontamente a corrigiu dizendo que era Brasília nessa hora eu quase caí da cadeira rs…

Presidente da índia eu não faço idéia, só o da China eu sei. O tal país da África que o lula elogiou foi a Namíbia (tem uma cidade litorânea com casinhas alemãs que é uma graça), a Nigéria parece ter “cara de África” mesmo, pelas fotos que vi Lagos é um Rio bem piorado. (quando não tenho o que fazer fico passeando com o Google Earth, aí clico em algumas fotos do Panoramio, já “fiz” toda a costa oeste da África).

Ai, eu também não lembro o nome do presidente da Índia! Mas em compensasação graças a Gloria Perez sei que as mulheres passam o dia dançando e arrastando o sari no mercado. Imagina uma novela sobre o Brasil feita na Índia? Todo mundo ia sambar o dia todo.

Continuo mantendo meu ponto de vista sobre a disparidade das perguntas, mesmo pq não acho nenhum absurdo as pessoas não saberem o nome de presidentes, do Brasil, EUA ou qq lugar. Mas acredito que se perguntassem a capital da Africa do Sul, da China ou da Índia, o índice de acertos ia ser muito menor…

Faço doutorado na UFRJ e teoricamente estou cercada de “brasileiros de nível alto” e numa breve pesquisa informal sobre essas questões acima, tenho as seguintes considerações:

1- Africa do Sul : Absolutamente ninguém me disse que a Africa do Sul tem 3 capitais diferentes, como aprendi no colégio. Será que depois da Copa vai ser diferente? A parte boa é que a maioria respondeu Cidade do Cabo ou Johanesburgo, o que não está totalmente errado.

2- China: Por alguma razão que eu não compreenderei jamais, ainda mais depois das Olimpíadas, três pessoas me responderam Taiwan pra essa pergunta

3- India: 100% de acerto em Nova Delhi. E viva a Gloria Perez!!

Resumindo, se mesmo os brasileiros que fazem pós graduação não são gênios da geografia, porque devemos exigir isso de qualquer outro povo??

Todo mundo que comentou está certo, cada um no seu argumento. Uma vez discuti com um amigo que estava indignado porque os americanos não sabem qual é a capital do Brasil. Então falei pra ele: qual é a capital da Islândia? Ele não soube responder mas mesmo assim ficou muito bravo… Muitos brasileiros simplesmente não conseguem engolir a nossa insignificância no cenário mundial.

Um adendo,perguntar nas ruas de NovaIorque, mesmo que aleatoriamente, nao é perguntarao americano médio, o americano médio estáno interior, no meio oeste ( Iowa, Minnesota)… lá sim eles não enchergam um palmo a frente do próprio nariz.

Olha morei por 6 meses nos EUA , em Nova Iorque e os americanos com quem dividi apartamento ( o americano médio ) mal sabem o que comeram no café da manhã. Realmente trocar Buenos Aires por São Paulo, Rio ou Brasilia seria um erro sofisticadíssimo, a maioria nem sabe o nome de NENHUMA cidade de país de terceiro mundo ( quem sabe México, pela proximidade e pela cidade ter o mesmo nome do país …). Entre outrosabsurdos que ouvi sobre o Brasil, me perguntaram se eu não tinha medo de viver num pais em que 70%, isso mesmo 70% das pessoas estÀo contaminadaspor HIV,creio que a pessoa nao sabia que 70% significa 7 em 10! Mas faça a mesma pesquisa em qualquer país e as pessoas medianas saberão tão pouco quanto nos EUA. A desinformação e desinteresse é um problema mundial…

Ricardo, desculpe o off topic mas será que você ou alguem que passe por aqui já usou a alpha rooms?
https://www.alpharooms.com/
Encontrei uma tarifa super vantajosa para um hotel em Menorca mas no “small print” li que eles se reservam o direito de mudar o hotel em casa de força maior…
Obrigado
Um abraço

    Eu nunca usei, Jotapê. (Aliás, sou virgem de sites de desconto de hotéis; qualquer dia desses faço uma viagem só para experimentar vários deles…)

    Googlando alpharooms + reviews aparecem poucas resenhas, e pelo menos metade negativas. Mas não sei qual a relevância estatística disso…

    Gostei dessa, Riq… Nada como ter uma desculpa científica, né? :mrgreen:

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito