Seus bate-voltas: quais deram certo? Quais micaram?

Sintra, Portugal

Bate-volta é aquela viagenzinha esperta que a gente encaixa em estadias menos corridas, sem levar bagagem, saindo da cidade de origem e voltando no mesmo dia, em percursos que durem no máximo uma hora e meia em cada perna. Na Europa, bate-voltas funcionam muito bem. Sobre trilhos chega-se com rapidez de Madri a Toledo, Segóvia e Aranjuez; de Lisboa a Sintra, Cascais e Óbidos; de Paris a Reims; de Roma a Nápoles e Pompéia. As distâncias curtas e a localização central das estações de trem favorecem a logística dos passeios.

Há atrações que também valem a viagem, como o Palácio Sanssouci no bate-volta de Berlim a Potsdam, ou o Teatro-Museu Dalí em Figueres, a menos de duas horas de Barcelona. Na volta, dá tempo de descansar e ainda curtir a noite animada das grandes cidades.

Nos Estados Unidos, desrecomendamos o famoso bate-volta de Nova York a Washington — a capital americana tem atrações para três dias de roteiro. Se quiser fazer um passeio para variar de ares, a Filadélfia é uma melhor aposta.

No Brasil, os bate-voltas normalmente são feitos de carro ou ônibus, mas ainda assim podem ser o tchans de uma viagem. No Rio de Janeiro, uma esticada às praias oceânicas de Niterói ou à cidade imperial de Petrópolis (mas nunca uma farofada em Búzios, que está muito longe). Em Salvador, uma chegadinha à Praia do Forte (mas não duas horas de mar batido para ir e outras tantas para voltar de Morro de São Paulo). Em Maceió, uma passada em Marechal Deodoro na volta da Barra de São Miguel (mas não um viajão até Maragogi para nem ter certeza de que vai chegar na hora certa da maré baixa).

Queremos saber: qual o bate-volta que você já fez e recomenda? E qual foi a maior roubada?

Aos comentários!

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


166 comentários

Olá,
Minha contribuição ao site que tem me ajudado bastante…
Se tiverem um dia livre em Londres recomendo muito a bonita cidade de Bath Spa. São vários os trens ligando as duas cidades e, a partir da Paddington Station, a viajem dura 1h e 30min. Comprei um Ticket Off Peak Day Return (permite ida e volta a partir das 9:30 da manhã)por 65 libras nas máquinas de atendimento automático da estação no dia da viagem. Pode-se comprar antecipadamente por preços mais baratos na própria estação. Bath é pequena sendo possível percorre-la a pé facilmente em um day trip.
Abçs

Paris- Giverny ( de trem, rápido e fácil)
Nice- St. Paul de Vence( onibus intermunicipal).A cidade é linda e pequenina, em menos de um dia já se andou em tudo.

montevideu- punta del leste, com parada na casa pueblo e piriápolis. valeu cada centavo, digo cada cent (foram 42 dolares no total), especialmente pela casa pueblo.

Fiz alguns batevoltas já mencionados antes de mim. Mas um que fi de carro,, deu super certo e recomendo enfaticamente é Porto-Guimaráes. Tranquilo, uns 40 minutos e o dia inteiro para curtir a maravilhosa Guimarães, a capital cultural da Europa em 2012.

Lendo os comentários fui lembrando de alguns…
Milão – Como (Carro) – É muito pertinho, e Como é uma graça. Super recomendo
Paris – Versailles (RER) – É tão perto, que mal dá pra considerar como um bate-volta. É um passeio muito agradável, ainda mais se tiver um lindo dia de sol, como quando eu fui. Os jardins são lindos.
Paris – Mont Saint Michel – Achei que fosse me impressionar mais… não sei se tinha muito expectativa, achei um lugar bonito, mas nada demais.
Paris – Brugges – A cidade é uma graça, dá vontade de ficar mais… mas um dia é suficiente pra passear e conhecer legal a cidade. Recomendo subir a torre e ver a cidade do alto.
Paris – Vale do Loire eu ainda não fiz… mas já está no plano para a proxima viagem, ainda não decidi se vou de trem, de carro, ou de excursão.
No mais, ano que vem vou pra Italia, e vou ficar em Pisa, Florença, Verona e Pádua… estou anotando as sugestões de bate-volta para incluir no planejamento!
abs

Florença- Lucca – Pisa, dá prá fazer. Mas acho que Lucca merece um pouco mais de tempo, de tão charmosa. Linda.

Paris- Vale do Loire( Tours de trem) e serviço de van lá. Perfeito seguindo as dicas do Conexão Paris. Perfeito.

Santiago- Vina del mar- Val Paraíso. Fácil e perfeito.

Paris- Bruxelas( Trem), bom, mas cansa.

Praga- Bratislava( de carro) (longe)
Sempre recomendável, quando vc ama muito uma cidade e não quer se hospedar fora. E a boa de não ter troca de hotel e malas.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito