Sevilha: dois ótimos shows de flamenco para turistas

Museo del Baile Flamenco, Sevilha

O querido JotaPê, que mora em Lisboa mas vai a Sevilha como um paulistano vai ao Rio, tinha recomendado que a gente desse um rolê depois da meia-noite em Triana, a “Lapa” de Sevilha, o bairro onde se encontram os bares autênticos de flamenco. Só que a agenda estava carregada e era preciso acordar cedo todos os dias; por isso não deu pra conferir lugares como a Sala Tronio na hora em que os sevilhanos estariam por lá.

Mas não voltamos frustrados não, porque conseguimos assistir a dois ótimos espetáculos de flamenco, mesmo que dirigidos a turistas.

Os dois shows se destacam do ramerrão do flamenco-pra-turista porque fogem do esquema jantar + show. Nesses dois lugares você chega só para o espetáculo. Nenhum dos dois é point de excursões. E ambos exalam um respeito ao flamenco tradicional que torna a noitada emocionante — ainda que os seus companheiros de platéia sejam todos estrangeiros como você.

Visualizar Flamenco em Sevilha em um mapa maior

Casa de la Memoria Al-Andalus

Casa de la Memoria al-AndalusCasa de la Memoria al-AndalusCasa de la Memoria al-Andalus

O palco fica no pátio (coberto) de um casarão histórico do bairro de Santa Cruz. Os bailaores são sérios e compenetrados, e na noite em que fomos apresentaram um espetáculo redondíssimo.

O show é às 21h; passamos à tarde para comprar e a moça que nos vendeu os ingressos recomendou que a gente chegasse às 20h30, quando abrem a porta da sala. Chegamos dez minutos depois e já não havia mais lugares na primeira fila — o que é um problema, já que todas as fileiras estão no mesmo nível; ficando atrás a sua visão fica prejudicada. Recomendo, portanto, que você chegue cedo para sentar na frente.

Casa de la Memoria al-Andalus

Não é permitido fotografar durante o espetáculo; só no bis as câmeras são liberadas. Os shows acontecem todas as noites às 21h; o ingresso custa € 18. Onde: Calle Ximénez de Enciso 28; tel.: 954-560-670. Site oficial: aqui.

Museo del Baile Flamenco

Museo del Baile FlamencoMuseo del Baile FlamencoMuseo del Baile Flamenco

Este pequeno, porém moderníssimo, museu privado foi criado e é administrado por Cristina Hoyos, uma das maiores bailaoras da história do flamenco. É como se o Zico tivesse seu próprio museuzinho de futebol no Rio de Janeiro.

Passe à tarde para comprar ingresso para o show da noite e aproveite para visitar o museu. A sala mais bacana mostra os principais palos (algo como passos ou estilos) do flamenco, em vídeos. Há também salas dedicadas aos principais expoentes do flamenco, e outra com trechos de filmes de Hollywood que incorporaram cenas de flamenco.

O show muda todas as noites, porque não há um elenco fixo. Para cada apresentação são chamados um bailaor, uma bailaora, um cantor e um ou dois violonistas. Se o show da Casa de la Memoria era perfeitamente ensaiado, o do Museo del Baile Flamenco nos pareceu uma jam session de flamenco.

Museo del Baile FlamencoMuseo del Baile FlamencoMuseo del Baile Flamenco

A bailaora era fenomenal e estava endiabrada naquele dia; parecia possuída por um orixá andaluz 🙂 Perto dela, o bailaor, que já não era muito carismático, ficou apagadinho. Mas de todo modo a noite resultou emocionante — e totalmente diferente do que tínhamos visto na Casa de la Memoria (e que também nos tinha deslumbrado).

Museo del Baile Flamenco

Há um discreto serviço de bar (servem sangria, claro…) e permitem que você fotografe o espetáculo. O ingresso para museu + espetáculo sai € 24. Os shows acontecem todos os dias em duas sessões, às 19h e às 20h45. Onde: Calle de Manuel Rojas Marcos, 3; tel.: 954-340-311. Site oficial: aqui.

Melhor que esses? Já sabe: bairro de Triana, sexta e sábado de madrugada 😀

Os carros desta viagem são alugados com todos os seguros pela Mobility Cars.

O grupo Pestana e as Pousadas de Portugal apoiam esta viagem.

O Mondial Travel é a assistência viagem oficial do #viajenaviagem no projeto Europa de carro.

Nossa mãe,morri de rir na parte do “Orixá Andaluz”.rsss
adorei a matéria,divertida e útil.
besitos

Ricardo,

Assisti ao da Casa da Memória em setembro do ano passado. É muito emocionante mesmo! Vale muito a pena. Mesmo sendo super turístico, Sevilla não é a mesma coisa sem o flamenco. Fica na memória para sempre…

Vi o espetáculo do Museo del Baile Flamenco em setembro do ano passado e, do alto da minha ignorância no que diz respeito a esse gênero, achei tudo lindo, o defeito é ser curto demais!
Cheguei em cima da hora para a apresentação e, como não tinha lugar marcado, fiquei numa cadeira bem atrás (o lugar é pequeno, e nenhuma cadeira está realmente distante do palco, mas o piso é plano, então, basta ter uma pessoa alta na frente, que já dificulta a visão de gente baixinha feito eu). Sentar atrás acabou se revelando uma vantagem, porque pude me levantar e usar um pilar lateral pra estabilizar a câmera. Minhas fotos ficaram bem parecidas com essas do post. Aliás, isso de permitirem fotos durante o espetáculo é ótimo e, como o público é pequeno, não atrapalha nada, pois todos se esforçam para respeitar a regra do flash desligado.

Um espetáculo de Flamenco na Andaluzia é muito emocionante.

Fui e recomendo o Auditorio Alvarez Quintero. Acontece numa sala pequena, é bem intimista, não vai excursões. Somente show, não se vende nada lá dentro. Tem um preço ótimo e os cantores e bailarinas são excelentes.

Que lindo! Saudades de Sevilha :)A cidade é maravilhosa. Pena que nem todos os brasileiros para vão para a Espanha conhecem visitar essa bela cidade.

Estive no espetaculo da Casa de la Memoria Al Andalus e é realmente excelente! Você se sente transportado para dentro da musica, eu adorei!
E ainda por cima é muito mais barato do que os shows que os hotéis tentam de vender… (parece o esquema do Tango em Buenos Aires, rs)

Essa bailaora da foto também se apresentou no Tablao Los Galos e, realmente, ela é DIVINA. Mas não indico este show de flamenco porque os intervalos entre cada apresentação eram muito grandes (terminava uma dança, tínhamos que esperar uns 10 minutos ou mais para começar outra música, sem qualquer explicação, já que os dançarinos e os cantantes eram distintos e se intercalavam para cada música) e o espaço é muito pequeno.
Fotos também, só no bis.

Bah, eu fui no Museo del Flamenco no dia seguinte de ter ido ao super ultra mega turístico El Arenal.
No final das contas, turístico ou mais “autêntico” os shows de Flamenco sempre encantam e te deixam com os pelos de punta.