Sevilha: dois ótimos shows de flamenco para turistas

Museo del Baile Flamenco, Sevilha

O querido JotaPê, que mora em Lisboa mas vai a Sevilha como um paulistano vai ao Rio, tinha recomendado que a gente desse um rolê depois da meia-noite em Triana, a “Lapa” de Sevilha, o bairro onde se encontram os bares autênticos de flamenco. Só que a agenda estava carregada e era preciso acordar cedo todos os dias; por isso não deu pra conferir lugares como a Sala Tronio na hora em que os sevilhanos estariam por lá.

Mas não voltamos frustrados não, porque conseguimos assistir a dois ótimos espetáculos de flamenco, mesmo que dirigidos a turistas.

Os dois shows se destacam do ramerrão do flamenco-pra-turista porque fogem do esquema jantar + show. Nesses dois lugares você chega só para o espetáculo. Nenhum dos dois é point de excursões. E ambos exalam um respeito ao flamenco tradicional que torna a noitada emocionante — ainda que os seus companheiros de platéia sejam todos estrangeiros como você.


Visualizar Flamenco em Sevilha em um mapa maior

Casa de la Memoria Al-Andalus

Casa de la Memoria al-AndalusCasa de la Memoria al-AndalusCasa de la Memoria al-Andalus


O palco fica no pátio (coberto) de um casarão histórico do bairro de Santa Cruz. Os bailaores são sérios e compenetrados, e na noite em que fomos apresentaram um espetáculo redondíssimo.

O show é às 21h; passamos à tarde para comprar e a moça que nos vendeu os ingressos recomendou que a gente chegasse às 20h30, quando abrem a porta da sala. Chegamos dez minutos depois e já não havia mais lugares na primeira fila — o que é um problema, já que todas as fileiras estão no mesmo nível; ficando atrás a sua visão fica prejudicada. Recomendo, portanto, que você chegue cedo para sentar na frente.

Casa de la Memoria al-Andalus

Não é permitido fotografar durante o espetáculo; só no bis as câmeras são liberadas. Os shows acontecem todas as noites às 21h; o ingresso custa € 18. Onde: Calle Ximénez de Enciso 28; tel.: 954-560-670. Site oficial: aqui.

Museo del Baile Flamenco

Museo del Baile FlamencoMuseo del Baile FlamencoMuseo del Baile Flamenco

Este pequeno, porém moderníssimo, museu privado foi criado e é administrado por Cristina Hoyos, uma das maiores bailaoras da história do flamenco. É como se o Zico tivesse seu próprio museuzinho de futebol no Rio de Janeiro.

Passe à tarde para comprar ingresso para o show da noite e aproveite para visitar o museu. A sala mais bacana mostra os principais palos (algo como passos ou estilos) do flamenco, em vídeos. Há também salas dedicadas aos principais expoentes do flamenco, e outra com trechos de filmes de Hollywood que incorporaram cenas de flamenco.

Museo del Baile FlamencoMuseo del Baile FlamencoMuseo del Baile Flamenco

O show muda todas as noites, porque não há um elenco fixo. Para cada apresentação são chamados um bailaor, uma bailaora, um cantor e um ou dois violonistas. Se o show da Casa de la Memoria era perfeitamente ensaiado, o do Museo del Baile Flamenco nos pareceu uma jam session de flamenco.

Museo del Baile FlamencoMuseo del Baile FlamencoMuseo del Baile Flamenco

A bailaora era fenomenal e estava endiabrada naquele dia; parecia possuída por um orixá andaluz 🙂 Perto dela, o bailaor, que já não era muito carismático, ficou apagadinho. Mas de todo modo a noite resultou emocionante — e totalmente diferente do que tínhamos visto na Casa de la Memoria (e que também nos tinha deslumbrado).

Museo del Baile Flamenco

Há um discreto serviço de bar (servem sangria, claro…) e permitem que você fotografe o espetáculo. O ingresso para museu + espetáculo sai € 24. Os shows acontecem todos os dias em duas sessões, às 19h e às 20h45. Onde: Calle de Manuel Rojas Marcos, 3; tel.: 954-340-311. Site oficial: aqui.

Melhor que esses? Já sabe: bairro de Triana, sexta e sábado de madrugada 😀

Leia mais:

Os carros desta viagem são alugados com todos os seguros pela Mobility Cars.

O grupo Pestana e as Pousadas de Portugal apoiam esta viagem.

O Mondial Travel é a assistência viagem oficial do #viajenaviagem no projeto Europa de carro.

34 comentários

Oi, Georgia!

Valeu! Tentamos até diretamente com o hotel e as tarifas eram ainda mais caras que nos sites de reserva!!!!

Lamentei ter perdido o El Rey Moro, mas o Silken al Andalus é hotelão, tem 937 avaliações no Tripadvisor e está classificado como nº 46 de 171 hoteis em Sevilha. Ruim não deve ser, mas fica a 10 minutos de carro do centro, logo, fora de mão para os bordejos a qualquer hora que a gente gosta…

Depois eu volto prá contar como foi a experiência lá!

Obrigada. Se eu houver de alguma coisa também te aviso por aqui, já que você vai antes de mim!!!!

Beijos,

Oi Andrea, eu só desisto de um hotel quando nao tem nada no hotelscombined e no hotelscomparison.
Se eu souber dica de restaurantes posto aqui.
Beijos!

Oi, Georgia!!

Olhei tudo: Booking, Hoteis.com, Expedia e por aí vai… Impressionante como os preços mudaram em 3 dias, que foi o tempo que levamos prá resolver!

Mas agora já reservei. Como só aparecemos no hotel para tomar banho e dormir, tá ótimo! Só gostaria que fosse mais pertinho do “buxixo” prá poder dar uns bordejos à pé, por perto do hotel… Mas tá valendo!

Beijos,

Andrea, vc olhou o hotel em agregadores? Ou no booking?
Vc pode encontrar em outros sites. Vou ficar no Itaca. Foi bem recomendado.
Beijos

Oi, pessoal!

Como não achei um post específico, vou postar aqui a pergunta (Bóia, se tiver um lugar mais apropriado, por favor, me avise!).

Alguém tem dicas de restaurante em Sevilha? Não tenho esperança de ter algum perto do nosso hotel pois ele não é bem localizado, é o Silken Al Andalus Palace Hotel e como tenho receio de bater perna à noite em um lugar que não me parece movimentado, se já tiver a dica prá ir direto, maravilha!

Até que procurei hospedagem no Centro Histórico como recomenda-se aqui, tinha até visto um quarto no El Rey Moro que cabia exatamente no meu orçamento, mas como demorei a reservar perdi a oferta e os outros hoteis do centro histórico com boa avaliação no Tripadvisor estavam com preços fora do nosso orçamento. 🙁

Então, o jeito foi encontrar um hotel em outro local, mas dentro do orçamento e com avaliação boa no Tripadvisor, daí essa escolha já contabilizando o taxi pro Centro.

Estamos dispostos a ir mais longe se não tiver nada interessante para ir à noite na área do hotel e confiamos nas sugestões de vocês!

Um abraço e obrigada!

Gostaria de fazer uma pergunta, ao redator do site e seu acessor o Bóia, ou a qualquer pessoa que saiba a informação.
diz respeito, justamente, à dança flamenca, com show e jantar.
Ou seja , um restaurante ou clube de dança flamenca em que se oferecem shows e jantar. Ao mesmo tempo em que se assiste aos shows, se janta. Mais divertido, mais prático qdo não se pretende conheer flamenco em sua essência cultural , representativa da história do lugar, etcc, para turistas que desejam ver o espetáculo e se divertirem, como lazer,anada mais.

será que alguém sabe de um lugar assim, ou site que informe sobre esse tipo de programa em Sevilha/

    Olá, Nivia! Esse tipo de programa pega-turistão é o que não falta. Os mais famosos são o El Arenal e o Los Gallos. Achamos que você vai pagar caro para comer mal, mas se você está querendo, não é a gente que não vai deixar 😀

    Obrigada, Bóia.
    Estou viajando com minha mãe, uma senhora idosa, então
    convém fazer programas assim, esquematizados , programados
    mas, é claro que não quero pagar muito e comer mal.
    as dicas que encontrei aqui estão anotadas.
    inclusive estas do El Arenal que vc acaba de dar.
    qdo chegar, com algumas informaçoes do hotel e uma checada nestas
    aqui, a gente lá se programa dentro do preferível e conveniente.
    Valeu muito!

Olá,
òtima dica e eu já anotei o lugar em Sevilha para assistir à um belo espetáculo desta dança que acho uma coisa linda!!!!
Mas , sim, claro, não tem a menor importância, sim, se a dica é para turistas mesmo? ótimo! extamente isto que quero mesmo um programa para ve rFlamenco para turistas, é isso mesmo; Sim , claro!Valeu!

Fiquei curioso com esses shows a acabei por ver ambos na semana passada. Adorei! Especialmente o da Casa de la Memoria. Mas ambos têm óptimo nível. E também gostei muito do museu. Moderno, didáctico e…apaixonante, como o flamenco!
É claro que também fui à Sala Tronio. Passei lá duas noites maravilhosas mas nunca saí antes das 5 da manhã. Tem muito pouco de turístico, as máquinas fotográficas não são especialmente bem vindas e o ambiente é, digamos, peculiar. Mas não é perigoso.
Estando em Triana vale a pena também passar pela Casa Anselma (das 10 da noite às 2 da manhã). Tem mais turistas que habitantes locais mas é bastante divertido e custa o preço de uma bebida.
https://www.tripadvisor.com.br/Attraction_Review-g187443-d2057719-Reviews-Casa_Anselma-Seville_Province_of_Seville_Andalucia.html

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito