#Linkódromo | Sewell, um Chile diferente no Gabriel Quer Viajar

Sewell, Chile | foto: Gabriel Prehn Britto

Tem coisas que — BAM! — só o Gabe Britto, do Gabriel Quer Viajar, faz por você.

Descobrir uma vila operária tombada como patrimônio mundial da Unesco a apenas duas horas de Santiago, por exemplo: onde mais?

Sewell foi construída há mais de 100 anos para abrigar os empregados de uma mina de cobre da região. Urbanisticamente, lembra uma Valparaíso — só que em vez de porto, tem os Andes ao redor. Se fizessem um filme, o título poderia ser “A classe operária vai ao paraíso andino”.

É um Chile sem vinícola nem Neruda (mas com neve, no meio do ano). Não é você que estava querendo fazer um passeio diferente desde Santiago?

Vai lá no Gabriel quer viajar:

Sewell, o paraíso andino, por Gabe Britto

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


4 comentários

Eu fiz esse passeio em 2009, com uma companhia de turismo chilena, cujo nome não me recordo, mas acho que era a VTS, e que na época aparentemente era a única a poder explorar o local.

A história de Sewell é impressionante e foi uma experiência bem bacana, valeu a pena a viagem.

Não sei como são os “pacotes” hoje, mas na época nos foi oferecido um adicional de conhecer uma mina em funcionamento, que eu não recomendo de jeito nenhum, a não ser que a pessoa seja curiosa ou estudiosa… Achei maçante, sem contar o medinho (e olha que foi antes do acidente…).

Recomendo tb que levem lanches, porque o almoço é no bandejão (lá em Sewell)e a comida é bem complicada, beirando o intragável…

Para quem nunca ouviu falar de Sewell ou quer saber mais um pouco sobre este lugar segue matéria do Fantástico, no quadro “Isto aqui é seu!” apresentado pelo Zeca Camargo onde ele percorre o mundo mostrando alguns dos principais patrimônios da humanidade, o episódio foi ao ar em 13/03/2009.

http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1043900-15605,00-ULTIMA+VIAGEM+DE+ZECA+CAMARGO+E+SEWELL+NO+CHILE.html

“Não é você que estava querendo fazer um passeio diferente desde Santiago?”
É, sou eu!!! Vocês sempre advinhando meus pensamentos… Bjs

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.