Síndrome de Senac (minha crônica no Divirta-se do Estadão)

Serhs, Natal

Qual é a categoria profissional mais eficiente do Brasil? Não tem pra ninguém: são os garçons de café da manhã de hotel.

Sim, eu sei que os garçons de café da manhã de hotel são os mesmos que estão no almoço e, às vezes, no jantar. Acontece que eles perdem a eficiência lá pelo meio da manhã. Acho que gastam toda a eficiência no café. No almoço e no jantar eles fingem que não te vêem. Mas no café da manhã são uns aviões.

A culpa deve ser do Senac. Os estudantes de garçom aprendem que nenhum prato, talher ou xícara do café da manhã pode permanecer sujo por mais de cinco segundos sobre a mesa do hóspede. O conceito de sujeira é rígido. Migalha é sujeira. Café pela metade na xícara é sujeira. O pedacinho de bolo que você deixou para o final é sujeira.

Garçom de café da manhã de hotel opera no sistema tolerância zero. Resultado: você vai ao buffet para se servir de algo mais e quando volta – cadê o seu lugar? O garçom passou, implacável, e levou xícara, prato, talheres. The Flash! Caso você demore quarenta e cinco segundos a mais na fila da tapioca, vai ter uma outra família acampando na sua mesa. (Já cansou de acontecer comigo.)

Se você estiver sozinho, não há maneira de evitar. A não ser que você tenha suficiente sangue frio para deixar o iPhone ou o Ray-Ban sobre a mesa marcando lugar. Quem estiver em dupla pode agir em equipe. Vai, se serve você, que eu fico aqui vigiando a sua xícara. Quando você voltar, vou eu. No almoço a gente conversa com calma.

Encontrei um hotel, o Serhs de Natal, que inventou um paliativo contra a supereficiência dos garçons de café da manhã. Foi criado um cartão com um lado verde e outro vermelho, tipo os de churrascaria rodízio. No lado vermelho está escrito ocupada/taken/ocuppato/occupée/Besetzt, para que na volta você não encontre uma outra pessoa/person/persona/personne/Person no seu lugar. O problema é que o cartão não impede que o garçom/waiter/cameriere/garçon/Ober desapareça com a melhor metade da sua fatia de queijo branco.

Mas o pior é voltar ao quarto e ver aquele aviso de “vamos economizar água, reaproveite a sua toalha!”. Hmpf. Tudo o que a gente economiza de Comfort, os garçons gastam em Limpol.


37 comentários

O Andre me fez ver outra utilidade de encher a mesa. Eu vou uma vez só pq engordo só de olhar café de hotel 😉 Me controlo horrores. Essa semana são 3 dias de café de hotel – e eu ainda não queimei os 2 kilos das férias…

Comandante

Café da manhã de buffet é assim mesmo, se bobear quando volta com o queijinho que estava faltando, já levaram os seus pratos e tem novo hóspede na sua mesa.
Adoto a estratégia do esfomeado e encho a mesa com
tudo o que vou comer.
Muitas idas e vindas no começo da manhã, afinal uma caminhada ajuda a gastar calorias e abre o apetite.

Sei que é fora do topico, mas alguem sabe dizer o
que deu no site do Smiles que está fora do ar desde a manhã?
É só comigo ou mais alguém notou?????

Pois eu gosto da velocidade dos garçons na Brasil, porque compensa-los lentos garçons no meu país. Os pratos se acumulam na mesa sem um pouco de espaço livre para colocar a colher… É verdade que no Brasil, os garçons são muito rápidos, mas ninguém é perfeito!!! (e limpeza é muito importante para evitar moscas! isso é seguro!)

Riq,foi só começar a ler que sabia que tinham trocado novamente o nome do cronista. Um texto seu é inconfundível 😉

E eu amei a frase poliglota: “ocupada/taken/ocuppato/occupée/Besetzt, para que na volta você não encontre uma outra pessoa/person/persona/personne/Person no seu lugar. O problema é que o cartão não impede que o garçom/waiter/cameriere/garçon/Ober desapareça com a melhor metade da sua fatia de queijo branco’ 😆

Tem também uma outra categoria que é a dos garçons que servem café no café da manhã de qualquer hotel no México. Eu começo meu café da manhã com frutas; depois vem o iogurte, que pode ou não ser acompanhado de cereais. Como não posso tomar leite, não rola a opção de café com leite. Depois, no final, tomo café preto, acompanhado ou não de pães, bolos, croissants, etc. E portanto, gosto do meu café quentinho nessa hora e não lá no começo quando ainda estava comendo meu papaya!!
Vai explicar isso para um garçom mexicano! Ele te vê chegando na mesa e já vem com a cafeteira. Se você conseguir tapar a xícara com a mão a tempo e evitar que ele a encha de café e diga “ahora no, gracias!”, ele com certeza vai te olhar feio e não voltará mais na sua mesa! 😯 Sendo que todas as outras serão servidas sempre que uma xícara esvaziar um pouquinho. Ou seja, o café quente sempre é vertido em cima daquele frio que está ali há horas!!! Ai, os hábitos!!

PS: Riq, além de nome trocado , você viu que o título na versão derivada das árvores saiu como “Detergente”, né? 😉

    Isso de dois títulos é coisa minha mesmo, Lena! :mrgreen:

    É que no Divirta-se não cabem títulos extensos; às vezes duas palavras já contêm letras demais. Então ultimamente eu tenho posto um título no jornal e outro aqui…

Quando estou com minha filhota,uma pequena gourmet esfomeada,aviso aos garçons: Pergunta para ela 1º se pode tirar algo da mesa, eu não pago indenização por mordida.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito