Salar de Uyuni a partir do Atacama: as dicas dos leitores

Salar de UyuniO Tiago do Rotas Capixabas vai agora em setembro pro Deserto do Atacama. E quer fazer o que eu não tive tempo, mas ainda vou fazer: aproveitar para dar uma esticadinha ao Salar de Uyuni, na Bolívia, que não fica longe dali.

O problema dessa esticadinha é que a maioria dos passeios tem nível de conforto sofrível (com trocadilho). E fazer por conta própria requer ou (1) tempo e coragem de rodar num 4×4 nas estradas do deserto ou (2) tempo e coragem de pegar transporte coletivo.

(Tenho um plano de voltar e encarar a opção 2 para documentar.)

A Nati já vez a opção (1), só que saindo de Salta, no norte argentino (uma superviagem triangular). Ela deu as dicas aqui e aqui.

O Tiago não tem tempo pra fazer o esquema da Nati, e está garimpando passeios organizados na net. O problema é que as opiniões parecem ser sempre divididas, então ele fica com um pé atrás.

Vou dar o meu pitaco: nas minhas pesquisas aparece uma agência de holandeses radicados na Bolívia chamada Ruta Verde que sempre é bem recomendada. Eles são baseados em Santa Cruz de la Sierra, mas fazem excursões de/para o Atacama e também em zig-zag. Achei esse roteiro de três dias, com saída e chegada em San Pedro, com hospedagem garantida mais ajeitadinhos da região (mas que eles avisam não serem de luxo). Dá para estender a 4 dias. Eles não dizem o preço no site. Há poucos comentários no TripAdvisor (veja o do alto desta página), mas não achei nenhum desfavorável. Enfim, tive uma boa impressão. Mas deve estar no patamar mais alto de preços desta excursão.

E você? Já fez Atacama e Uyuni na mesma viagem? Recomenda alguma empresa? Fez por conta própria? Incluiu Salta e Jujuy?

Conta pra gente!

Leia mais:

128 comentários

Atacama e Uyuni para maiores de 50 anos
Dicas para aventureiros (bem) maiores de idade, principalmente as divas que topam embarcar nessa aventura.
-Grau de risco: baixo;
-Condicionamento físico necessário: baixo (caminhadas leves, nada de subidas e nada que a altitude cause tantos cansaços como se diz);
-Dificuldades e contornos: com certeza, a maior dificuldade para qualquer mulher é a falta de banheiros, mas também não foi tanto assim. A cada 3 horas havia uma parada. Nos alojamentos, os banheiros estavam relativamente limpos e com desinfetante. Apesar de serem banheiros compartilhados entre homens e mulheres, as pessoas são bem civilizadas principalmente os europeus que já estão super acostumados com a situação. Acho que os brasileiros são os mais tomadores de banho, apesar das adversidades, e os que menos se expõem nessas condições de WC.
As dicas, a seguir, valem para o trecho da Bolívia, a partir da fronteira perto de San Pedro do Atacama (Chile) até o Salar de Uyuni e a volta. Em San Pedro não há problemas com hotéis nem alimentação (ótima). Ops! Os hotéis são muito muito caros e as fotos do Booking photoshopadas, mas, tudo bem.
Antes da viagem, nosso grupo pesquisou muitos relatos, mas algumas coisas que vou compartilhar aqui são de experiência própria e bem simples.
1. A melhor coisa é reunir um grupo que preencha um carro, ou seja, 6 pessoas. De preferência, amigos ou brasileiros pra ficar mais divertido e com os mesmos gostos e “asseios”.
2. Assim que começarem a expedição no carro (Toyotas beeem velhos 4×4), combine com o o grupo o rodízio de lugares a cada parada, pra evitar que alguém se plante no banco da frente e o resto fique imprensado lá atrás.
3. Leve uma lanterninha e havaianas. A lanterna do celular gasta muita bateria, e a recarga é difícil por lá. Precisamos do celular para as fotos. Nos alojamentos da Bolívia, o gerador é desligado por volta das 19h.
4. A excursão chega muito cedo nos alojamentos, por volta das 17h, e a gente fica mesmo sem ter o que fazer no meio do nada. Baralho!
5. Os quartos são coletivos, um pra cada carro. Então, se você conhece sua galera fica muito mais fácil. Com relação à roupa de cama……. prepare-se! Não tem como a roupa de cama ser lavada e seca no deserto. Aparentemente estava em ordem, mas olhando direitinho a gente encontra vestígios. Por isso é mega ultra importante levar seu próprio saco de dormir e uma fronha limpa.
6. Pra dormir, use seu casaco acolchoado como travesseiro e enfie ele dentro da sua fronha limpinha. Dá certo.
7. Durma com a roupa de baixo que você usará no dia seguinte, porque acordar cedo e colocar roupa gelada é dureza.
8. Agora, a dica principal: TREINE EM CASA como é que vai dormir dentro do saco 🙂
Para esse treinamento:
1) ligue seu ar condicionado na temperatura -10 e se feche no quarto;
2) vista uma ceroula grossa (meia-calça fio 120 nem adianta), segunda pele, moleton, meia térmica, touca e luvas;
3) enfie-se dentro do saco de dormir, em cima da sua cama e cubra tudo com o cobertor ;
4) durma como se fosse um rocambole congelado. Lembre-se de que lá no alojamento é melhor não encostar na roupa de cama deles, por isso vai usar o saco e seu travesseiro; Os cobertores deles será usado só por cima do seu saco de dormir, daí não haverá problema
9. Deixe água, lanterna, tylenol 750mg e neossoro bem do lado da sua cabeceira, vai usar tudo isso durante a noite.
10. De tarde sempre é servido um chá quente com biscoitinhos, e quase em seguida o jantar, com sopa e um segundo prato. Mas em determinados dias senti falta de ter levado minha própria sopinha Vono (pra colocar numa água fervendo, mexer e saborear).
11. Mascar coca tem gosto ruim, mas colocar as folhas junto com o chá que era servido deu certo e aliviou a pressão na cabeça
12. Leve um remédio contra enjôo bem legal, que não dá sono (Vonau Flash). Um por dia, de manhã, resolve tudo.
13. Na muchila dos passeios, inclua o papel higiênico que vai usar no dia e protetor de assentos sanitários, daquele modelinho de plástico tipo fronha que envolve a tampa inteira, sem contato manual com nada. É muito bom. O protetor de papel não vale nada.
14. No mais, é tudo que a gente lê nos outros blogs. Muita diversão, muita poeira e imagens pra não esquecer nunca mais, como se estivesse dentro de um cenário de Star War.

Fiz a viagem para o Atacama e salar de Uyuni em setembro do ano passado. Amei!!! Não me canso de olhar as fotos. Paisagens incríveis, temperaturas extremas e experiências únicas. Definitivamente recomendo essa viagem. No meu blog conto com detalhes como foi estar nesses lugares por 10 dias.
https://receitasroteiroserelatos.blogspot.com.br/2014/10/roteiros-deserto-do-atacama-parte-1-san.html
https://receitasroteiroserelatos.blogspot.com.br/2014/11/roteiros-deserto-do-atacama-parte-2.html
https://receitasroteiroserelatos.blogspot.com.br/2014/11/roteiros-salar-de-uyuni-bolivia-roteiro.html
https://receitasroteiroserelatos.blogspot.com.br/2015/02/roteiros-salar-de-uyuni-bolivia-roteiro.html

Ricardo, o seu site é ótimo.
Acho as suas informações muito valiosas, o que está me ajudando muito para continuar o planejamento do meu primeiro mochilão no segundo semestre. Eu tenho uma dúvida: ficarei 6 dias em San Pedro de Atacama e pretendo partir para Uyuni, porém, não sei o tempo de viagem de um para o outro indo com uma agência. Qual seria esse tempo?

Abraços!

Tenho a intenção de ir para o atacama/salar uyuni em abril. Mandei um email para Ruta Verde pedindo a cotação do passeio pelo salar e dizendo que eu iria sozinha. Me responderam que o passeio para apenas uma pessoa sairia muito caro e que eu deveria procurar outra agência. Nem me deram os valores. Minha ideia era fazer o tour com eles pois as acomodações me parecem ser as melhores. Alguém sabe de alguma outra agência que fique em bons alojamentos?

    Patrícia e Marcelo, eu também vou em abril, chego a SPA no dia 16/4, quero fazer os passeios no Atacama e depois pegar o de três dias que termina em Uyuni, de lá seguirei para La Paz. Se vocês forem no mesmo período, podemos tentar agendar os passeios juntos. Pelos posts que ando acompanhando a Cordillera Traveller é um boa opção custo-benefício, com uma noite no hotel de sal.

Deixo minha colaboração, um breve relato da minha experiência num tour ao Salar do Uyuni a partir do Atacama. Aproveito para agradecer ao Ricardo e a todos que fazem o Viaje na Viagem um site vivo. Um abraço e grande viagens para todos!
No dia 06/01/2015 partimos de San Pedro de Atacama para um tour privado de 3 dias e 2 noites pela Bolívia passando pelo Salar do Uyuni O contato foi realizado com a Ruta Verde por e-mail 2 meses antes e negociado com Gijs. O motorista chileno que nos levou ( minha esposa e filho) até a fronteira da Bolívia chegou no horário combinado em nosso hotel, as 7 horas da manhã, porém levamos 4 horas para passar pela aduana chilena. O posto de fronteira chileno abriu as 9 horas, o serviço estava lento além da fila de espera que enfrentamos devido ao volume de turistas em trânsito. Uma dica é chegar o mais cedo possível na aduana para não pegar filas. A aduana boliviana foi rápida, nosso motorista boliviano Jonny, um jovem de 25 anos, apresentou-se e por conta do atraso gerado na saída do Chile nossa programação do dia foi modificada porém sem prejuízo no roteiro total. Nosso tour foi acompanhado por outro veículo com uma família de brasileiros, casal e dois filhos, que também fecharam com a Ruta Verde um tour privado o que nos trouxe segurança por estarmos acompanhado. Os desertos da Bolívia foram uma surpresa em termos de paisagem e beleza natural. Lagunas, cerros, vulcões, gêiseres, salares, desertos, fauna e flora (quando existiam) impressionantes. O percurso é feito sobre pedra, areia e sal o que torna a viagem uma aventura. Muita poeira. Viajamos num veículo 4×4 Toyota ano 97 em bom estado de uso e como éramos 3 mais o motorista tivemos certo conforto. Observei poucos veículos novos durante a viagem e a frota que circulava tinha entre 10 a 20 anos de uso. Jonny me pareceu um motorista experiente para guiar pelo deserto, aliás só bolivianos conhecem as rotas. Ele foi educado, atencioso e zeloso porém um episódio nos trouxe desconforto quando a polícia solicitou a documentação dele. Jonny alegou que havia esquecido entretanto depois de um sermão os policiais o liberaram. As refeições servidas durante o tour foram simples: legumes, carne, quinua, massa, frutas, refrigerante e água. No hotel Luna Salada nos hospedamos na maior suíte que complementou uma boa estadia e o salar do Uyuni já era a atração principal. No dia seguinte após 3 horas sobre o salar o veículo que seguia o tour junto ao nosso precisou de manutenção e ponderei sobre a importância de estarmos acompanhados. Em nosso carro havia um telefone via satélite que foi usado pelo Jonny. Paramos num povoado e o serviço do conserto foi realizado com o apoio dos motoristas enquanto visitávamos um museu e um cemitério histórico. Neste mesmo dia passamos por lugares com paisagens impressionantes de uma beleza indescritível, de tirar o fôlego . Dormimos no Hotel Tayka del Desierto, a 4.400 metros de altitude no meio do deserto. Embora minha esposa tenha sentido os males da altitude , o local é incrível assim como a infra estrutura do hotel que oferece certo conforto. Finalizando, mesmo com os incidentes e as condições relatadas recomendo o tour privado organizado pela Ruta Verde para o salar do Uyuni e os desertos bolivianos. A programação foi cumprida e os serviços realizados com satisfação.

Gostaria de ir pra San Pedro do Atacama, e de lá pegar uma dessas excursões para o Salar. Mas estou em dúvida quanto a época para ir: Abril ou Outubro?

    Olá, Gi! Tanto faz; em qualquer época você pega calor e frio no Atacama. Em abril, um pouco mais de calor; em outubro, um pouco mais de frio.

    Valeu Bóia! Eu prefiro pegar um pouco mais de calor, então irei em Abril!
    Uma dúvida quanta a essas excursões que saem de San Pedro do Atacama para o Salar de Uyuni: eu li que há dois tipos de excursões. Há o tour privativo (com motorista privado, ficando em hotéis confortáveis da rede taika), e o tour econômico (onde vc irá com outras pessoas, ficando em instalações precárias). Em vista do que aconteceu com o Tiago da Rotas Capixabas, eu prefiro ir em grupo, acho mais seguro. Por outro lado não gostaria de ficar em alojamentos precários. Vc sabe me informar se existe uma mescla desses dois tipos de excursão: indo em grupo, com mais pessoas, vários jeeps, mas ficando em hotéis confortáveis da rede taika?
    Em tempo: eu entrei nos sites de algumas das agências, mas nenhuma informa se existe essa possibilidade. Eles simplesmente dividem os tours, entre coletivo e privado.

    Olá, tudo bom? Em abril, vou fazer uma press trip latina e, por conta de tempo, não conseguirei fazer o passeio de 3 dias pelo deserto do sal. Consigo fazer em 1 dia? Qual a melhor forma de chegar lá, neste caso? Compro passagem para La Paz e de lá pego um voo para Uyuni? Obrigada!

    Olá, Simone! Não é um passeio para se fazer rapidinho. Ou você tem tempo para o passeio completo, ou você não tem tempo para o passeio, infelizmente.

Vou ao Atacama em dezembro, entre os dias 12 e 22. Também pretendo ir ao Salar de Uyuni. Não sei se esse período é de alta estação por lá e queria saber se é melhor reservar os tours no Atacama e a viagem ao Salar antes de sair do Brasil. Li todos os relatos e vi que se recomenda resolver tudo lá. Mas não sei se isso vale para qualquer época do ano. Outra coisa: em dezembro o salar está seco ou já tem aqueles magníficos espelhos d’água?

    Obrigada. Tem uma questão logística que me preocupa. Reservei 10 dias de hotel em San Pedro, porque não sei quando vou a Uyuni. Achei arriscado deixar três diárias livres para o passeio sabendo que a chuva pode cancelar tudo. Porém, não quero ter que pagar por algo que não vou usar. Como vocês lidam com isso?

    Olá, Andressa! É preciso entrar em contato com o hotel para saber a política de cancelamento e reembolso de diárias.

    Ola Andressa. Estou embarcando para o Atacama do dia 11 ao dia 23/12 … Voce descobriu qual o valor que se cobra para ir de 4×4 até uyuni ? Obrigado

Bom dia, Bóia! Vocês colocaram na viajosfera um site relatando a viagem ao salr de uyuni faz mais ou menos um mês. Talvez durante o carnaval. Estou procurando este site e não acho. Você poderia me ajudar por favor? Não é o site de duas semanas atrás, este eu salvei nos favoritos. É o mais antigo. Muito obrigada e feliz páscoa!

Ola! Preciso de ajuda!

Eu e meu marido gostaríamos de visitar Deserto de Atacama, Uyuni (Salar) e Machu Picchu numa mesma viagem. Quantos dias precisaríamos? Qual melhor época: agosto ou setembro?
Alguém tem um roteiro, dicas, sugestões, valores?

Obrigada!

Olá!

Quem ja viajou pela BOA ultimamente, estou pensanso em fazer Santa Cruz-La Paz, La Paz-Sucre e Sucre-Santa Cruz pela BOa e gostaria de saber mais informações da empresa.
Abraço a todos!

    Olá, Artur! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

    Viajei pela BOA no início de 2013, num voo saindo de La Paz com destino a SP com uma escala em Santa Cruz de la Sierra.

    Achei o vôo super tranquilo, com o almoço super gostoso!

    Para a compra entrei em contato com a BOA do aeroporto de Guarulhos e, por telefone me foram dadas as informações sobre a transação. Em seguida, a negociação foi feita por e-mail e deu tudo certo. Recomendo!

    Olá Edac!

    Obrigado pelo relato, estou verificando o meu roteiro e datas, provavelmente voarei pela BOA mesmo. Alguem ja comprou passagem aérea apenas de ida de Buenos Aires para Santiago ou vice-versa, estou procurando apenas um trecho, mas os preços são muito elevados para comprar apanas um trecho.

    grande abraço!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito