Ayuttaya

13 roteiros de viagem pelo Sudeste Asiático comentados pelos leitores

Pesquisa e foto | Mariana Amaral

Roteiros pelo Sudeste Asiático não são fáceis de montar: são viagens longas que envolvem escolhas quase cruéis. Laos ou Mianmar? Camboja com ou sem Phnom Penh? Como encaixar Hoi An? Qual ilha visitar na Tailândia? Nas caixas de comentário do Viaje na Viagem, leitores costumam pedir pitacos sobre seus roteiros, que são então publicados no Perguntódromo, gerando uma nova leva de dicas.

Como essas discussões acontecem em posts diferentes, ou em páginas diferentes da caixa de comentários de um mesmo post, achei melhor reunir todas essas discussões num post só, para que não seja preciso partir do zero de novo a cada roteiro.

5 dicas essenciais

Se você está planejando viajar para o Sudeste Asiático, dê uma olhada com carinho no que já foi discutido nos vários roteiros propostos. A essas alturas, é difícil haver uma dúvida de sintonia fina que já não tenha sido comentada anteriormente.

De quebra, aí vão 5 dicas minhas para montar o seu roteiro pelo Sudeste Asiático:

  • Vá com calma. Nos primeiros dias você vai precisar se recuperar da paulada da diferença de fuso horário. Evite pernoites únicos: se você dispõe de apenas 24 horas para um escala, vai acabar desperdiçando a maior parte do tempo no deslocamento e nos procedimentos de chegada e saída dos hotéis. Divida o número de dias de viagem pelo número de paradas. Se o resultado for inferior a 3, sua viagem está muito corrida.
  • Evite a época das monções. A melhor época para viajar é entre novembro e março. O Sudeste Asiático é uma excelente alternativa de viagem para Natal, Réveillon, janeiro e Carnaval.
  • Viaje leve. Lavar roupa no Sudeste Asiático (e na Índia também) é bico. Qualquer hotelzinho oferecerá um serviço 5 estrelas a preços camaradíssimas. Basta se hospedar duas noites num mesmo lugar para ter toda a sua roupa lavada e passada no capricho.
  • Conheça as rotas aéreas. As duas cias. aéreas que melhor quebram o galho entre os destinos mais procurados são a Bangkok Airways e a Vietnam Airlines. A Bangkok Airways voa entre Bangkok e Siem Reap, Luang Prabang, Yangon, Chiang Mai, Phuket, Krabi, Ko Samui — e agora, desde o final de novembro, também opera duas rotas que vão ajudar muito em alguns roteiros: Yangon-Chiang Mai e Chiang Mai-Phuket. Já a Vietnam Airlines resolve bem as ligações entre Vietnã, Camboja, Laos e Mianmar, com as rotas Hanói-Siem Reap, Hanói-Luang Prabang, Hanói-Yangon, Saigon(Ho Chi Minh)-Siem Reap e Saigon(Ho Chi Minh)-Yangon.
  • Praia é um ótimo desfecho, mas não deve ser o foco principal. Vejo em muitos roteiros uma ênfase exagerada em percorrer o máximo de ilhas e praias na Tailândia. Pessoal: deixa o pula-pula entre ilhas pra Grécia ou pro Caribe. As praias da Tailândia entram nessa viagem como aquele descanso final depois de um périplo exaustivo por alguns dos lugares mais fascinantes do planeta. As praias são lindas, mas culturalmente falando são genéricas. Escolha uma base de praia para ser feliz.

Roteiros até 15 dias

A viagem da Tina

Itinerário: Tailândia (Bangkok, Koh Phi Phi, Bangkok)

Duração: 10 dias.

Veja discussões a partir daqui.

A viagem do Maia

Itinerário: Tailândia (Bangkok, Chiang Mai), Camboja (Siem Reap), Tailândia (Bangkok)

Duração: 15 dias.

Veja discussões a partir daqui.

Roteiros entre 16 e 20 dias

A viagem do Erick

Itinerário: Tailândia (Bangkok, Koh Samui, Ao Nang, Phi Phi Don, Maya Bay, Bangkok)

Duração: 18 dias.

Veja discussões a partir daqui.

A viagem da Georgia

Itinerário: Tailândia (Bangkok), Laos (Luang Prabang), Camboja (Siem Reap), Tailândia (Krabi, Koh Phi Phi, Bangkok)

Duração: 20 dias.

Veja discussões a partir daqui.

A viagem do Philipp

Itinerário: Tailândia (Bangkok, Sukhotai, Chiang Mai, Krabi, Koh Phi Phi), Camboja (Siem Reap)

Duração: 20 dias.

Veja discussões a partir daqui.

Roteiros de 21 a 30 dias

A viagem da Carolina

Itinerário: Tailândia (Bangkok), Camboja (Siem Reap), Tailândia (Bangkok, Koh Phangan, Krabi, Phuket), Malásia (Kuala Lumpur), Cingapura, Emirados Árabes (Abu Dhabi)

Duração: 22 dias.

Veja discussões a partir daqui.

A viagem da Vanessa

Itinerário: Tailândia (Bangkok), Camboja (Siem Reap), Vietnã (Hanói, Baía de Halong), Tailândia (Chiang Mai, Bangkok, Railay Beach, Koh Phi Phi, Koh Samui, Bangkok)

Duração: 23 dias.

Veja discussões a partir daqui.

A viagem da Renata

Itinerário: Cingapura, Tailândia (Koh Phi Phi, Koh Lipe, Bangkok), Camboja (Siem Reap), Hong Kong

Duração: 26 dias.

Veja discussões a partir daqui.

A viagem da Beatriz

Itinerário: Tailândia (Bangkok), Camboja (Siem Reap), Vietnã (Hoi An, Hanói, Halong Bay, Hanói), Laos (Luang Prabang), Tailândia (Bangkok, Krabi, Koh Phi Phi, Bangkok)

Duração: 28 dias.

Veja discussões a partir daqui.

A viagem do Baiano

Itinerário: Hong Kong, Macau, Tailândia (Bangkok), Camboja (Siem Reap, Phnom Penh), Tailândia (Chiang Mai), Mianmar (Yangon), Tailândia (Phuket, Krabi, Koh Phi Phi, Koh Phangan), Malásia (Kuala Lumpur, Melaka), Cingapura

Duração: 30 dias.

Veja discussões a partir daqui.

Roteiros de 31 a 40 dias

A viagem da Tatiana

Itinerário: Tailândia (Bangkok, Chiang Mai, Chiang Rai, Ayutthaya, Sukhothai, Koh Phi Phi), Camboja (Siem Reap, Phnom Penh, Sihanoukville, Koh Rong), Laos (Luang Prabang, Vientiane), Vietnã (Ho Chi Minh, Hoi An, Delta do Mekong, Phu Quoc)

Duração: 31 dias.

Veja discussões a partir daqui.

A viagem da Ilma

Itinerário: Tailândia (Bangkok, Chiang Rai, Chiang Mai), Mianmar (Mandalay, Bagan, Yangon), Tailândia (Phuket, Koh Phi Phi, Railay Beach, Ao Nang, Krabi), Camboja (Siem Reap), Tailândia (Bangkok), Emirados Árabes (Dubai)

Duração: 35 dias.

Veja discussões a partir daqui.

A viagem da Camila

Itinerário: Tailândia (Bangkok, Railay Beach ou Ao Nang, Koh Phi Phi), Camboja (Siem Reap, Phnom Pehn), Vietnã (Ho Chi Minh), Cingapura, Malásia (Kuala Lumpur), Vietnã (Hanói), Tailândia (Chiang Mai), Emirados Árabes (Dubai)

Duração: 40 dias.

Veja discussões a partir daqui.

Leia mais:

Passagens mais baratas para Tailândia no Kayak

Encontre seu hotel no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Mondial Assistance

Alugue de carro na Tailândia na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

Passeios e excursões em Tailândia com a Viator

 

137 comentários

Oi Marcelle! Vou te dar uma ideia de Kuala Lumpur e Bali/Gili que conheço.
5 dias em Ubud tá bem interessante! Vai dar e sobrar tempo pra fazer tudo; recomendo conseguir um motorista de táxi de lá que te leve num tour pelos templos em volta da cidade e nos campos de arroz de Tegalalong. Só nisso já vai um dia todo. Não deixa também de reservar a subida no vulcão! Tem umas partes beeeeem cansativas, mas vale super a pena.
Não recomendo passar muito tempo em Kuta/Seminyak, achei a maior parte lá bagunçada e sem personalidade. Vc vai aproveitar seu tempo bem mais se sair de Ubud e passar por Nusa Dua/Nusa Lebongan (essas pode fazer logo antes de ir pra Gili) e em Uluwatu, que vale demaaaais a pena. Uluwatu é a melhor parte de Bali depois de Ubud, na minha humilde opinião.

3 dias em Gili tá ótimo! A ilha é bem pequena e não tem grandes passeios pra fazer, o legal é só curtir mesmo a praia linda que tu vai encontrar. Pessoal costuma fazer parapente, snorkel e tirar credencial de mergulho, pq lá é bem barato (eu já tinha então não posso te falar se é bom ou não). Aproveota também o mercado de comida à noite que é ótimo, um dos melhores da viagem. 1 dia de passeio pra Gili Air e Meno é comum e suficiente; o pessoal que curte mais sossego costuma reservar hotel em Gili Air.

Em Kuala Lumpur te recomendo otimizar o tempo; tem muita coisa que o pessoal recomenda mas que eu achei bem mais ou menos. Eu não iria no santuário dos macacos, achei distante de tudo e nada muito diferente de outros lugares. Tem uma mesquita bem linda lá, mas tem horários restritos pra visitação. Batu Caves é um passeio de meio dia, dá pra combinar com a noite em Bukit Bintang, que é o bairro das Petronas Towers. Chinatown e o Central Market ficam perto, dá pra juntar os dois em um passeio de meio dia tbm.

Enfim, é isso! Espero ter ajudado!

Pessoal,
Estou aqui morrendo de dúvida sobre se cabe encaixar a Malásia no meu roteiro que já tem Emirados Árabes e Indonésia.
O plano é:
Dia 29/04 – Voando do Rio pra Dubai.
30/04, 01/05 e 02/05 – Dubai e Abud Dhabi.
03/05 – Voando de Dubai para Bali
04/05, 05/05, 06/05, 07/05 e 08/05 – Bali (Ubud)
09/05 e 10/05 – Bali (Dormir em Seminyak, mas fazendo um tour pelo Sul)
11/05 – Voar de Bali para Kuala Lumpur e aproveitar Kuala Lumpur
12/05 – Kuala Lumpur
13/05 – Kuala Lumpur e voo à noite para Bali.
14/05 – Ir de Bali para Gili T e curtir o dia em Gili T
15/05, 16/05, 17/05 – Gili T, com um dia de bate-volta para Gili Air e Gili Meno.
18/05 – Sair de Gili T para Seminyak e descansar no hotel para pegar o voo pro Rio na madrugada de 18/05 para 19/05.

As passagens Rio x Dubai x Bali x Rio já estão compradas. Inicialmente a ideia era, nos 3 dias que coloquei acima para Kuala Lumpur, ficar 1 dias a mais em Seminyak para conhecer outras praias do Sul de Bali, 1 dia para uma day-trip a Nusa Lembongan, e 1 dia a mais em Gili T. Mas estou com medo de me decepcionar com as praias do Sul, e achar que desperdicei 2 dias conhecendo mais o Sul de Bali e Nusa Lembongan. E para Gili T, a quantidade de dias acima está boa?
A ideia de ir para Malásia é ver um templo dourado (Batu Caves), que é bem diferente dos de Bali.
O que acham? Muito corrido? Ou tá bom?
Obrigada.

    Olá, Marcelle! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

    Marcelle,
    Vou dar pitaco de quem se apaixonou pelas península de Butik e por Nasa Lembongan. Todos os lugares ue eu lia, dizia que as praias de Bali eram feias, etc e tal…mas a gente amou. Passamos cinco noites na região e foi maravilhoso. Nós dormimos em Balangan, mas eu preferia ter ficado em Padang Padang, aquela praia linda que aparece no filme Comer Rezar e Amar. Nusa foi uma linda surpresa. Dormimos 3 noites lá. Recomendo que durma pelo menos uma noite. Bate e volta será cansativo demais. Enfim, espero não ter te confundido. Mas deixo aqui o que já escrevi sobre a viagem, mas precisando de ajuda, da um grito. Beijos, Fran

    https://www.viagensquesonhamos.com.br/search?q=bali

Olá! Belo post, me ajudando bastante a montar o meu roteiro para o sudeste asiático! Só gostaria de sugerir uma correção, Maya Bay e Phi Phi são tudo, menos genéricas. 😀 Nossa lua de mel foi lá e olha, a vontade de voltar é imensa!

grande abraço, até logo!

Gostei bastante das sugestões de roteiros. To morando na Tailândia há 5 meses mas só vou começar a viajar pelo sudeste em novembro! Vou Colocar Myanmar no roteiro e encaixar os locais baseado nas sugestões daqui!

Olá pessoal! Li com muito prazer as sugestões de itinerário e me ocorreu uma dúvida: alguém aqui já realizou um mochilão pelo sudeste asiático sem itinerário (ou com planejamento mínimo)? A razao da minha pergunta é a seguinte: tenho uma amiga que acabou de retornar de uma viagem de cinco meses pela Ásia e sua recomendação foi que eu parasse de me obcecar com os detalhes da viagem e simplesmente deixasse fluir. Queria saber as opiniões de vcs: planejamento máximo ou abstração total? Minha viagem, alias, será entre novembro e dezembro, sozinha.

    Olá, Mariana! Uma pessoa que pode ficar cinco meses viajando tem mais é que abstrair. Nós que temos dias contados de férias precisamos planejar.

    Eu fui por 52 dias .. fui somente com os países que queria visitar e coisas que queria muito fazer, no meu caso, em 5 países. Lá, eu ia andando e decidindo o próximo destino.. tem prós e contras .. a questão dos vistos, por exemplo, eu pelo menos pesquisaria melhor pra entender o que vale mais a pena e na hora certa poder decidir ..
    No mais, novamente boia certíssima .. Relaxaaa que são 5 meses!
    Nem hostel eu agendei … fazia tudo um dia antes de ir pro próximo destino .. reservava 2 dias e depois decidia se ficaria mais ou não … e por aí eu ia .. correu tudo bem na maior parte do tempo.

Bom dia!
Tentei reservar um vôo pela Vietnam Airlines, entre Luang Prabang e Siem Reap … e, na hora de confirmar o pagamento, o site deu erro. Tentei com 2 cartões, 2 bancos e … nada! (os dois bancos me informaram que era problema do site deles,que não fazia as “pernas” corretamente …).
Alguém tem alguma sugestão do que eu posso fazer?
Desde já agradeço muito!
p.s. optei pela Vietnam porque tinha vôo direto.

    Tive o mesmo problema, já estando lá … tentei reservar e não consegui. A solução no meu caso, foi procurar uma agência de viagens e pedir que eles reservassem pra mim, foi legal por que eles ainda tinham um desconto da agência e no final ficou mais em conta .. deu tudo certo.. mas eu já estava por lá .. minha viagem durou 52 dias .. e se você quiser dar uma olhada no roteiro ( que inclui essas duas cidades que você vai passar .. ) fica em https://viajanderia.com/roteiro/roteiro-pelo-sudeste-asiatico-tailandia-laos-vietna-camboja-e-indonesia/

    Essas agências de viagem existem por todos os 5 países que eu visitei por lá .. 😉

Olá pessoas! meu nome é Alex. Sou Cambojano e moro em Siem Reap (a maior cidade turística do Camboja). Sou guia turístico em Português no parque arqueológico de Angkor e outros locais turísticos em todo o Camboja com 7 anos de experiência. Se alguém quiser conhecer o Camboja, por favor entre em contato comigo. Obrigado

email: [email protected]

Fiz Sao Paulo/Bangkok pela Ethiopian airlines. 4 dias em Bagkok e voamos pela Vietnan air lines pra Hanoi, excelente/ Cruzeiro de 2 dias pela Halong bay, fantástico / Hanoi / Danag pela Vietnan / Hue/ Ho Chi Min / Ho Chi Min ;Siem Reap pela Vietnan/ Siem Reap: bangkok pela bangkok aiways/ Vale a pena/ Calor nunca visto, nem no deserto de Dubai! mas tudo é recompensado/

Boa Noite Viajantes!!!

Ja li e reli todos os roteiros e comentários desse tópico umas 100 vezes e cada vez mudo um pouco nosso roteiro. Vamos viajar em novembro, com nosso filho de 5 anos para Ásia. Nosso voo chega por Bangkok e sai por Cingapura. No meio disso, queremos ir para Bali, na Indonésia, pois o marido quer surfar.
Vou compartilhar meu rascunho de roteiro e aceito pitacos:
Dia 01 – Chegada em Bangkok às 11h. Dia livre
Dia 02 – Bangkok
Dia 03 – Bangkok
Dia 04 – Bangkok – Ayutthaya
Dia 05 – Bangkok/Krabi
Dia 06 – Krabi – Passeio Ilhas
Dia 07 – Krabi
Dia 08 – Krabi/Phi Phi
Dia 09 – Phi Phi – Passeio Maya Bay
Dia 10 – Phi Phi
Dia 11 – Phi Phi/Phuket
Dia 12 – Phuket/Singapura
Dia 13 – Singapura
Dia 14 – Singapura
Dia 15 – Singapura/Bali
Dia 16 – Bali
Dia 17 – Bali
Dia 18 – Bali
Dia 19 – Bali
Dia 20 – Bali
Dia 21 – Bali/Gili
Dia 22 – Gili/Nusa L
Dia 23 – Nusa Lembongan
Dia 24 – Nusa Lembongan/Bali
Dia 25 – Bali
Dia 26 – Bali
Dia 27 – Bali/Singapura
Dia 28 – Singapura
Dia 29 – retorno Brasil

Minha principal dúvida é em relação a colocar Singapura no meio do roteiro. Minha idéia inicial era deixar no final e voar de Phuket direto para Bali, mas não encontrei voos diretos ( teria que ir via Singapura ou Bangkok). O que vocês acham?
Abraços, Fran

    Olá, Fran! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

    Oi Fran, fiz o mesmo roteiro a alguns anos e realmente não tem alternativa de voos diretos de Phuket a Bali. Meu roteiro foi: Madri Bangkok Krabi Koh Lanta Krabi Cingapura (parada de 1 dia para deixar excesso de malas) Bali Cingapura (5 diaas) Madrid.Colocar a parada mais longa no meio ou no final do roteiro, somente depende dos custos, dos horarios de conexoes e do teu budget. Cingapura é no teu roteiro a cidade “mais cara” e mais tranquila para se visitar e como apaixonada por esta cidade..de parada obrigatoria. Vendo que comentas sobre surf, me lembro que em Bali fomos a uma praia justamente somente apta para surfistas, muito bonita por sinal. Se precisar de alguma info adicional, nao hesite em mandar email que com muito gosto te mando toda a info que tenha…um abraço

    Regina, obrigada pelo retorno!!
    Vou deixar Cingapura no meio do roteiro mesmo!!
    Bjs

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito