Suíça pro PêEsse

suica2

O PêEsse está considerando uma viagem à Suíça, em setembro ou em dezembro, e pede dicas.

(A Dani S. já entrou para dizer que só iria em dezembro se fosse para esquiar; que para encontrar as estradas panorâmicas desimpedidas é melhor ir em setembro.)

Tirando dois dias que eu passei em Zurique no meu mochilão de 1985 (!), eu não tenho experiência nenhuma de Suíça.

Já tinha discorrido teoricamente sobre o assunto num post de dois anos atrás. Relendo o que escrevi continuo basicamente com a mesma intuição.

Eu não perderia tempo com Zurique ou mesmo Genebra, e tentaria montar bases em cidades menores. Em vez de tentar cobrir o país inteiro, faria um roteiro demarcado e slowzinho, que permitisse ficar de tocaia à espera de dias bonitos para fazer os passeios panorâmicos. (Trem ou carro? A gosto do freguês. Eu iria de trem. Mas carro, sem neve, deve ser bacaníssimo.)

Nessa fase do planejamento, eu pesquisaria todos os verbetes de cidades e montanhas e trajetos que aparecessem e faria um rankingzinho particular. Daí pegaria os tops e veria quais lugares dariam um itinerário fluido.

O Rick Steves é um cara muito bom para identificar os lugares mais significativos/impactantes de cada destino. Eu não concordo com o ritmo das viagens dele, mas o seu itinerário favorito da Suíça é um bom ponto de partida.

O Frommer’s também tem um roteiro de 15 dias com boas idéias.

Mas o cara em quem eu grudaria para planejar essa viagem é o Swissfan, um comentarista assíduo da seção suíça do TripAdvisor. A página dele de contribuições leva a posts que discutem todas as dúvidas que podem passar pela cabeça de alguém que queira ir à Suíça. O sujeito dá pitacos em itinerários de 4 a 18 dias, aponta detalhes pouco práticos e, no geral, parece mandar muito bem. Senti firmeza.

Aqui da nossa turma, a Luisa do Arquivo de Viagens tem belos posts de St. Moritz, do Bernina Express e do Ticino, a Suíça italiana. A Dri do Dri Everywhere tem dicas de Genebra e de Zermatt. (Quem mais tiver post sobre o assunto, manda o link que eu colo aqui!)

E você? Tem dicas testadas e aprovadas da Suíça? Ou uma receitinha de bolo interessante para repassar? Põe na roda, pufavô!

Foto emprestada do site oficial MySwitzerland.com

86 comentários

Pode comprar no dia, visite o Jung que é muito legal, amei e recomendo. No hotel, o pessoal da própria recepção pode te informar, são bem prestativos.

Obrigada, Bóia.
É minha primeira viagem pra Europa e sinceramente, se não fosse vocês, acho que seria impossível ir de forma independente, principalmente pra quem não fala outras línguas. São tantos detalhes, já tem 8 meses que estou planejando e ainda falta tanto…
Mas agora estou só na fase dos roteiros nas cidades, o que é bem mais prazeroso do que escolher hotéis de bom custo/benefício…
Abraços e mais uma vez, obrigada…
Roberta.

Olá pessoal,

estarei em Interlaken nos dias 15 e 16 de junho. Vou fazer o passeio p/ Jungfraujoch, mas não sei se compro o ingresso antes ou quando chegar lá (no dia 14/06 a noite), isto porque fiquei sabendo que o passeio não vale a pena se não tiver sol. Por outro lado, dizem que é muito concorrido, e tenho medo de não ter mais vaga quando eu chegar.
Alguém sabe alguma coisa sobre isto?
Abraços e obrigada.

Li tudinho, rs Vou para Paris em dezembro, e pretendo fazer uma escala de 2 noites em Lausanne, mas agora vcs me deixaram na dúvida, rs. Seria melhor a parte Alemã da Suiça? Não vou fazer pinga pinga não, é apenas um “descanso” antes de chegar em Florença.Bjos

    Todas as cidades têm o seu encanto e suas atrações próximas. Viajar é escolher.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.