Tem um hostel para recomendar? E para desrecomendar?

Jazz Hostel, South Beach, Miami

Nenhum meio de hospedagem cresceu tanto nos últimos quinze anos quanto o de hostels/albergues. Quando comecei a viajar, no longínquo 1985, albergues eram ainda “da juventude” e mais pareciam colégios internos. Hoje os albergues viraram “hostels” até mesmo em português, deixaram o “da juventude” de lado mas estão mais jovens do que nunca. Toda cidade que se preze tem uma penca de hostels descolados, com bares animados e uma recepção que funciona como uma central de know-how de como explorar a região da maneira menos careta.

Para quem não consegue se enxergar dormindo em beliche num quarto coletivo (presente!), existem cada vez mais hostels com quartos privativos (com banheiro exclusivo e tudo). As diárias desses quartos costumam ser equivalentes a de hotéis baratos, mas o ambiente sempre é mais interessante.

O estilo megadescontraidão da nova onda de albergues, porém, às vezes permite a existência de hostels não muito zelosos com a limpeza do ambiente ou a manutenção das instalações.

Como muita gente passa por aqui pedindo indicações de hostels, que tal a gente montar um banco de dados de experiências dos trips?

Use a caixa de comentários para contar sobre os hostels de que você mais gostou (e os que detestou, também). Assim que houver um número consistente de relatos a gente transforma este post num índice de resenhas de albergues.

Combinado? Bora desembuchar! Obrigado!

Veja também:

Albergues do mundo inteiro no Hostelworld

Meu nome é José Francisco Coelho Júnior, 42 anos, e moro em Belo Horizonte, MG.
Muita atenção a este Hostel no Bela Vista em Sampa.
Fiz uma reserva em um Hostel de nome Friendstel, localizado na rua Dr Penaforte Mendes de n 228, no bairro do Bela Vista em São Paulo para ficar entre os dias 03 a 07 de junho de 2015. Fiz o pagamento antecipado de R$350,00 e ficou faltando apenas R$10,00 para concluir o valor total das diárias.
Porém quando cheguei no dia acertado, quinta feira dia 04, com mais dois amigos, resolvemos tomar banho para sairmos pros passeios combinados. Mas, depois que eu e logo em seguida o meu primo tomamos banho, a água havia acabado. Deixando então o meu amigo sem o banho dele. Quando procurei o funcionário (Alisson), ele me disse que a água havia acabado e que no decorrer do dia, o abastecimento voltaria ao normal, o que não aconteceu.
Por volta das 18 horas, tive que comprar água mineral para que meu amigo que não havia tomado banho de manha tomasse pelo menos o chamado, banho de gato. Ao sair do Hostel, passei pela recepção onde o proprietário, senhor Clepton Martin, sentado estava com o seu computador na mão vendo o que eu fui fazer no supermercado apenas sorriu.
Quando chegamos de madrugada, nada da situação normalizar.
Por volta das sete da manha, acordei com um cheiro que já estava nos corredores e no meu quarto que vinha dos banheiros, com os vasos sanitários repletos de merd….., e é claro, procurei o proprietário que não demostrou interesse em resolver a situação e de forma agressiva, me disse o seguinte, “…o que você está passando, eu também estou, e não posso fazer nada até o rapaz que irá resolver o meu caso chegar…”, e mais, quando eu disse que ele poderia pelo menos comprar água pra jogar pelo menos nas privadas e que eu tive que comprar água pro meu amigo tomar banho enquanto ele continuava sentado com o computador nas mãos e seria dele essa obrigação, achei que ele iria me bater, ou tentar pelo menos, me perguntando quem era eu para incomodar com o que ele estava fazendo.
Depois disso, a única coisa que pude fazer, foi procurar uma delegacia para registra um boletim de ocorrência pra depois procurar os meus direitos, já que, quando a discursão estava um pouco mais acalourada, os dois funcionários dele me chamou e mostrou onde a água, na verdade, havia sido, cortada. Resumidamente, ele me alugou vagas no Hostel com aviso de corte de água.
Quando estava chegando da delegacia, vi que havia um buraco no lugar onde ficava o registro de água sendo religado e afirmo com toda a certeza, que não havia nenhum veículo de nenhuma empresa prestando serviço para a SABESP, mas a religação estava sendo feita, e não sei como.
A minha sorte, e de meus amigos, é que esse hostel está do lado do Shopping Frei Caneca, e la utilizávamos o banheiro para necessidades básicas nessas 24 horas que ficamos por lá.
Saí do hostel depois de ficar apenas 24 horas e não foi me devolvido nenhum valor referente as hospedagens seguintes e inclusive, tive que pagar mais R$10,00 para completar os R$360,00 combinado referente as 3 noites.
Gostaria que essa minha história fosse repassada adiante, para que consumidores e hospedes não fossem lesados por estabelecimentos que não deveria existir e que possuem o intuído, me parece apenas de lesar o cidadão, e é claro, para que os hostels, tão em alta no momento mas ainda pouco conhecidos por muitos, não sejam julgados por maus serviços de outros estabelecimentos “de mesma categoria”

Adoro me hospedar em hostel, tanto pelo custo-benefício, como pela vibe e a comodidade de ter uma cozinha equipada para preparar nossas próprias comidinhas, sem ter que, em todas as refeições, gastar horrores nos restaurantes locais. Prefiro investir em passeios, esportes, bebidas e mais viagens! Na cidade do Rio de Janeiro o Art Hostel, no Catete, é bem legal. Localização, ambientes, limpeza, café da manhã, tudo muito bom. Em Botafogo fiquei no Vila Carioca que deixou a desejar na limpeza e no café da manhã, mas a localização e atendimento salvou.

Em Paraty fiquei no melhor hostel que já conheci, o Sereia do Mar, em frente à praia do Jabaquara (que não é das melhores pra banho, mas tem stand up e caiaque). Até o centro é uma caminhadinha de uns 15 minutos, mas os ambientes são ótimos, o atendimento da Marie é simpático e prestativo e tem uma pizzaria com pizzas deliciosas e música ao vivo quase todas as noites, o que pode incomodar quem busca silêncio. Eu adorei dormir ao som de música boa!

Em Ubatuba o Tribo Hostel é bem legal também! Café super completo, atendimento simpático, ambiente bom e localização ótima. Só o acho meio careiro por ser hostel.

Boas trips! 😉

Acho super válido indicar o Bahia Prime Hostel em Salvador. Atualmente é o melhor hostel da Barra e fica pertinho da praia.
O hostel tem uma decoração super linda, os colchões são ótimos e é tudo muito limpinho!
Além disso, tem ônibus pra tudo quanto é lugar e por perto tem vários restauras, lanchonetes e supermercados.

eu desrecomendo o Che Lagarto Montevideo pois já fui roubada lá certa vez e houve total descaso do pessoal da recepção. Fiquei como vilã por ter chamado a polícia e “sujado” a imagem do hostel. Estive duas vezes lá e na primeira foi tudo ok, conheci uma galera maneira e tal, mas na segunda a experiência foi péssima.

Eu prefiro me hospedar em albergues pra economizar na alimentação, cozinhando praticamente todos os dias. Também gosto da disposição da galera da recepção em ajudar em praticamente tu-do o que a gente precisa, uma lavanderia à disposição, um bar pertinho do quarto… rs

Dito isso, vamos à lista de todos os albergues por onde já passei:

URUGUAI
Punta del Este
* El Viajero Hostel: localização boa mas não tem nenhum uau, bem normalzinho. Café da manhã fraco.

ARGENTINA
Buenos Aires
* Milhouse Avenue: já me hospedei lá 3 vezes e sempre volto. Muito bom, limpo, organizado, bem localizado… amo.

Mar del Plata
* Totem Hostel: muito ruim, quarto minúsculo, banheiro de 1m x 1m incluindo o chuveiro! Não volto mais e não recomendo.

Puerto Madryn
* HI Patagonia: muito bom apesar de não ter a melhor estrutura. Os donos são muito gente boa e eu voltaria nem que se seja pra visitá-los.

Ushuaia
* Antarctica Hostel: muito bom, gostei bastante. A cozinha é show de bola e o albergue é bem localizado.

Córdoba
* Babilonia Hostel: não gostei, muito barulhento, uma galera alterativa demais pra mim se é que você me entende…

CHILE
Santiago
* Happy House: muito bom mesmo, ótima estrutura, tem até piscina! Voltaria com certeza.

ESTADOS UNIDOS
Miami Beach
* Santa Barbara Hostel: um antigo hotel/motel que virou albergue. Quartos minúsculos, banheiro idem, cozinha impossível de usar. Não gostei e não recomendo.

Boston
* 40 Berkeley: muito bom, albergue enorme com ótima estrutura. Recomendo.

Chicago
* Chicago Getaway Hostel: muito bom mesmo, quartos excelentes, cozinha tipo profissional. A localização não é das melhores, fica um pouco longe das principais atrações. Mesmo assim, recomendo.

Los Angeles
* Banana Bungalow: mais um hotel/ motel que virou albergue. É tudo meio antigo mas pelo menos tem mais espaço do que o albergue de Miami. Tem outros albergues melhores na Strip.

CANADÁ
Toronto
* The Clarence Park: muito bom, quartos ótimos, cozinha perfeita de babar, ótima localização. Recomendo.

MÉXICO
Cidade do México
* Mundo Joven Catedral: muito bom, instalações excelente e localização perfeita. Recomendo e voltaria.

Cancun
* Mundo Joven Cancun: não fica na Zona Hoteleira então é um pouco longe das praias, mas fica pertinho da rodoviária. Os quartos são bem grandes e chegam a comportar 14 pessoas. Não é assim tão limpo mas nada absurdo.

Playa del Carmen
* Vive la Vida: desorganizado e sujo, não gostei. Não recomendo e não voltaria.

Bom esses são os albergues que eu conheço pessoalmente! Espero que ajude a galera!
Tenho esses e outros albergues com avaliação completa e fotos reais no blog também: https://www.revistadeviagem.net/tag/reviews/

Fiquei poucas vezes em hostel na Europa, normalmente prefiro os B&B, mas dos que fiquei:

RECOMENDO

Isle of Sky : Skywalker Hostel. É meio longe da cidade sim, mas pra quem quer ficar perto da natureza, vale muito a pena. Hostel limpinho, ambiente familiar (pelo menos na epoca q fui – easter season) e os donos sao muito atenciosos – assim como quase todo mundo que conheci na escocia.

Tokyo : Os Hoteis/Hostels da rede Sakura. Fiquei em quarto privado, banheiro coletivo. Tudo muito limpo, cafe da manha simples, mas que dava pro gasto. Staff muito, muito prestativo. Fiquei em varios da rede, em ikebukuro, Jimbocho e Asakusa. Todos mantém o mesmo padrão impecável.

Ainda em Tokyo, também fiquei no K’S HOUSE TOKYO, otimo albergue, limpinho, perto de asakusa.

Kyoto: Fiquei na filial da K’s House e nao me arrependi. Tinha aluguel de bicicleta no proprio hostel e em um anexo, um bar/lanchonete que servia uma comida boa a preço camarada.

Osaka: GUESTHOUSE U-EN – A hospedagem em Osaka foi uma agradável surpresa. Esse hostel fica num antigo prédio de madeira, misturando o novo com o antigo, tem uma atmosfera reconfortante. Tem opcão de quartos privados (1 deles no estilo ocidental) e quartos coletivos, no estilo japonês, ou seja, você dorme em um futon, em cima do tatami. Fica a apenas 10 min da estacao de metro.

Kanazawa: GUESTHOUSE NAMASTE – bem pequeno, esta mais para uma pousadinha do que para um albergue, propriamente dito, mas pra quem quer apenas descansar depois de um dia cheio, tem um otimo custo-beneficio. O dono é muito simpático e adora contar histórias das viagens dele pela Índia.

Hakuba: HAKUBA POWDER LODGING – Essa dica é pra galera que gosta de esquiar. É quase um B&B, mas os donos
(um americano e uma japonsa) são muito amáveis (nós perdemos o ônibus pra lá, ligamos pro hostel e o dono veio nos buscar).

se quiserem mais detalhes como precos e etc, ta tudo no blog: https://logdeviagens.wordpress.com/2011/10/07/hospedagem-no-japao-onde-e-melhor-ficar-parte-1/