Tempestade Emily passa ao largo da República Dominicana

Emily

Já que tanta gente cai aqui perguntando sobre furacões no Caribe, este ano vou acompanhar de perto a temporada das ventanias para ver se aprendo alguma coisa :mrgreen:

O caso desta tempestade Emily é exemplar. Um belo dia o National Hurricane Center americano, que fica na Flórida, identifica a formação de uma tempestade tropical em algum ponto do Atlântico Norte e do Caribe. Tão logo é identificada, a tempestade ganha um nome (de uma lista pré-definida) e, olhem que prestígio, uma página na Wikipedia.


A tempestade é então acompanhada de perto. Prognósticos aproximados da sua passagem são feitos, e todos os países que possam estar no caminho são alertados.

No caso da República Dominicana, o aviso foi dado no domingo,  alertando para a possível passagem desta tempestade tropical nas 72 horas seguintes.

A tempestade é então acompanhada de perto: é feita a sintonia fina da sua trajetória. Na segunda-feira havia a possibilidade da tempestade passar por Punta Cana. Na quarta-feira pela manhã já se sabia que o centro da tempestadade não passaria por nenhuma das zonas turísticas, nem pela capital Santo Domingo. No fim da tarde os radares já previam que o centro da tormenta atravessaria a ilha de Hispaniola pelo oeste, em território haitiano.

(Ser poupado do olho da tempestade, porém, não significa escapar das chuvas; são previstas chuvaradas até sexta-feira em todo o país.)

Assim como a trajetória é redesenhada a todo momento, caso seja notado um aumento da velocidade dos ventos, a tempestade pode ser classificada como furacão. Emily é a quinta tempestade tropical do ano; nenhuma até agora ganhou o temido upgrade.

Lições do dia: 1) nem toda tempestade vira furacão; 2) os ventos não atingem indiscriminadamente todos os países que entram em estado de alerta — aos poucos a trajetória exata vai sendo definida (e redefinida); 3) mesmo que não sofra com o olho da tempestade (ou do furacão), é impossível escapar da chuva pesada.

Saiba mais a temporada de furacões, que vai até novembro, aqui.

Acompanhe as tempestades no StormPulse.

E se você não quer passar por nenhum stress nesse departamento, tenha em mente que:

1) Aruba, Curaçao, Los Roques e Barbados estão fora da rota dos furacões (mas outubro-dezembro é a época de chuvas em Aruba, Curaçao e Los Roques);

2) O Ceará, o Piauí e o Maranhão tem tempo firmíssimo até o fim do ano;

3) A costa leste do Nordeste, do norte da Bahia pra cima, já fica com tempo seco a partir de setembro (o Sul da Bahia é imprevisível).

Leia também:

Furacões no Caribe: um balanço por Ricardo Freirepor Ricardo Freire

Pequeno guia para descobrir sua ilha no Caribe

Caribe para principiantespor Ricardo Freire

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem


27 comentários

Olá pessoal….

Oi Daniela, está bom ai???Ai não vejo a hora….Você está em que praia?Que passeios já fez ou vai fazer?

Eu estou acompanhando as noticias por aqui.Vou para Miami dia 7 de setembro e depois vou para Punta cana em 13 de setembro.
Alguém tem alguma dica de site que possamos acompanhar a previsão do tempo e noticias de furacões e tempestades???

Vou emboradia 11,, infelizmente, hoje o sol foi o dia todo, torrou todo mundo, maravilhoso

O sol surgiu hoje em punta cana e o dia foi maravilhoso, venham sem medo!

    Que bom Daniela, as previsoes q chegam pelo hurricane são só de tempo nublado, ciclone… Vc fica até q dia aí?

Oi Ricardo!
estou planejando minha lua de mel para República Dominicana em outubro/novembro e acompanhando as notícias sobre os furacões. como vi que vc vai acompanhar, segue link que recebi agora de pouco http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5280517-EI294,00-EUA+meteorologistas+preveem+temporada+de+furacoes+mais+intensa+no+Atlantico.html

    Olá, Bárbara! Aqui quem fala é a Bóia. Todos os anos sai uma notícia parecida! Os meteorologistas sempre indicarão o pior cenário 😀

    Repetindo: quem não quer passar pelo mínimo stress furacônico basta programar suas viagens entre dezembro e junho. O segundo semestre no Nordeste é esplendoroso!

    Bóia, eu estou otimista!
    A próposito, estou montando o roteiro com ajuda do blog e da participação de todos os leitores. Iremos para Santo Domingo, Bayahibe, Punta Cana e um dia no Panamá.

Quem bom, Daniela. Então você também está em outra lua de mel, ela deve ser comemorada sempre! Grande agraço.

Adriana estamos no paraiso, o lugar é fantastico, é tudo que o Ricardo Freire disse e mais um pouco, é gigantesco, tem muito restaurantes, bares, lounges, parece um shopping com a exceção que vc não gasta nada para cmer e beber 24 hs. Ganhamos um credito de U$1500,00 para gastar no hotel, vamos gastar em passeios, fotos, jantar romantico, spa, cassino e upgrade carta de vinhos, não se preocupe vc sera paparicada ao extremo, o dificil sera voltar

    Obrigada Daniela, que bom saber de tudo rss mais novidades avise ok, Estou contando os dias já rs,Tomara q faça logo sol.
    Abraços

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.