The Guardian: férias sem avião

Enquanto por aqui a gente sofre porque nossos superaeroportos super-reformados têm supershoppings, superviadutos e super-estacionamentos, mas não têm pistas em condições nem equipamento e pessoal de controle aéreo suficientes, no mundo desenvolvido as viagens de avião começam a ser malvistas por outro motivo — a redução da emissão de carbono.

Não que as pessoas estejam realmente deixando de viajar por causa disso, mas está na moda falar do assunto.

A principal matéria do suplemento de viagem do Observer (a edição dominical do Guardian) desta semana é sobre 50 viagens sem avião.

Além de viagens por outros meios de transporte (como trem, navio, barcaça, bicicleta e até carro), o jornal dá a dica até de como chegar ao Caribe de navio (pegando carona num cruzeiro que vai de Vigo, na Espanha).

Do jeito que a coisa vai, daqui a uns anos haverá os que se recusam a andar de avião (e carro) usando argumentos semelhantes aos de quem não come carne…

20 comentários

Estudos muito sérios (que os fanáticos adoram esconder e desacreditar) questionam o tamanho da “influência humana” nas mudanças climáticas (lembrando que o clima do planeta está com constante mutação, com ou sem o homem), devemos proteger o meio-ambiente com ou sem mudança climática, mas este fanatismo é simplsmente ridículo.

Riq, como irão se chamar estes novos chatos? Inventa um nome substituto par o vegetariano do combustível, vai? Outro dia ouvia Soninha (ex-VJ), no Saia Justa dizendo que iria vender a sua Vespa para não poluir o planeta; mas só aceitaria vendê-la para colecionador que não irá colocá-la para rodar!!! Pode?!

Papai do Céu!! os chATIVISTAS chegaram no limite do RI-DÍ-CU-LO!!!
Eu acho uma grande maluquice essa pressão sobre as pessoas comuns.

Pq não gastam essa energia (sem emitir muito CO2, pls!) pressionando o Bush p/ assinar o protocolo de Kyoto, as grandes indústrias emissoras de poluentes e os outros reais responsáveis. Eles sim, e talvez só eles, são capazes de colaborar de fato com o estancamento ou solução do problema. Além disso, não esqueçam, tem uma lista grande de outros problemas que eles vêm causando além da emissão de CO2 na atmosfera, se quiserem posso dizer mais alguns, assim aproveitam a viagem para abordar. Mas por favor, seria melhor que fossem a cavalo até a Casa Branca já que os aviões são um perigo para a natureza! Aliás, a nado seria melhor já que bois e cavalos também estão sendo acusados de detonar a camada de ozônio com seus gases.

E por favor, parem de me encher com o tempo que demoro no chuveiro ou a qtde de papel higiênico que uso!

Sylvia, obrigada pelo site, é gigantesco…pena que na Ásia eles se concentrem mais em China, Japão, Sudeste Asiático…nada de Ásia Central.
Com relação à pressa em ver certos lugares, isso foi o que me motivou a ir para o Peru em 2003. Na época havia uma rumor de que o governo peruano iria fechar o sítio devido a uma alteração na geologia do lugar relacionado ao número de visitantes, não me lembro bem. Hoje vejo que o rumor está sempre por aí, mas fiquei muito feliz de ter decidido ir para lá, uma viagem maravilhosa.

Conterrâneos, eu sempre achei que essa nossa autocrítica com relação ao litoral gaúcho nos redime de todos os nossos arroubos bairristas…

Hahaahahahahahahahaha, eh exatamente assim!!!
Uma vez fiquei uns 40 dias na europa, bem no verao (so que la, obvio, era inverno), e comecou a me bater uma saudade de torres que tu nem sabe…
Ai comecei a dar valor pro calcadao – cheio de areia – pro milho na beira da braia pingando manteiga, pro seu valmor do picole que passa la em casa todas as tardes na hora do almoco pra me cobrar, e assim por diante…
A gente se deita mas no fundo, no fundo, adora isso tudo ne?!
Bjo.

Diogo :
E derramou um balde de toddy no mar ,
e, inventou o nordestão
E nós , colocamos um cocar na cabeça
e vamos todos os finais de semana
E , sempre reclamando
Continuamos indo

Sylvia,

hehehe… tu ve ne?! os caras vem de toa longe e nao eh que pararam em tramandai??? eh de chorar de vergonha… nao por tramandai especificamente, mas pelo nosso litoral em geral, que soh o que se salva eh sao os morros do farol e guarita, ambos em torres.

nos, daqui, costumamos dizer que Deus veio desenhando tudo, bonitinho, ate torres (que nao eh nenhuma maravilha), e dali em diante se irritou, cansou, e fez um risco reto ate o chui, hahahahaahaha!