Sant'Ana

Tiradentes: o novíssimo Museu de Sant’Ana

Sant'Ana

Dia 19 de setembro Tiradentes ganhou mais uma atração: o Museu de Sant’Ana.

Instalado na antiga Cadeia Pública (que já tinha sido restaurada nos anos 80), o museu expõe uma importante coleção de imagens de Santa Ana, produzidas na Europa e no Brasil, entre os séculos 17 e 20. No panteão dos santos católicos, Santa Ana está no topo da hierarquia: é mãe de Maria e avó de Jesus.

Museu de Sant'Ana

Na genealogia dos museus brasileiros, o Museu de Sant’Ana pertence a uma nobre estirpe: a dos museus criados a partir de peças da colecionadora mineira Ângela Gutierrez, acionista do grupo Andrade Gutierrez e ex-secretária de cultura de Minas Gerais. Os outros são o Museu de Artes e Ofícios de Belo Horizonte e o Museu do Oratório em Ouro Preto — ambos igualmente imperdíveis.

Sant'Anas

A coleção de Tiradentes traz inúmeras Sant’Anas, normalmente ao lado de uma Maria jovem, outras ainda com a filha e o neto.

paulistinhas

Imagens superportáteis, as “paulistinhas”, têm uma vitrine própria.

Sant'Anas

Outra seção tocante é a das Sant’Anas esculpidas por escravos, fora dos padrões europeus.

Museu de Sant'Ana

Os totens

As salas têm totens touch-screen: basta tocar na silhueta de uma imagem para que sua ficha apareça.

Coincidentemente, eu cheguei a Tiradentes no dia da inauguração — e passei pela Rua Direita bem na hora em que se formava a procissão que levava os participantes do coquetel de abertura. (Foi quando entendi porque havia cinco helicópteros pousados no jardim de um dos hotéis da cidade…)

Rua Direita

O Museu de Sant’Ana de Tiradentes ainda não tem site. Fecha às terças.

Leia mais:

16 comentários

As atrações históricas de Tiradentes ficam abertas no domingo a tarde?

    Olá, Cristiane! O museu das Sant’Anas abre, e a matriz de Santo Antônio também. As lojas de Bichinho costumam fechar logo depois do almoço, porque os turistas vão embora.

Em minha primeira visita a Tiradentes Minas Gerais me encantei com o museu, o restaurante Traga luz, o bistro Marcas Mineiras e a pousada Oratório, não da pra deixar de conhecer esses três lugares a também tem a lojinha de doces do Sr. Chico doceiro.

Por coincidência eu também estava na cidade esta semana e tive de ir embora na hora da inauguração. Fiquei bem triste, pois talvez demore algum tempo pra voltar a esta deliciosa cidade que já tive a oportunidade de visitar 5 vezes. O museu parece estar bem bonito e interessante fazendo jus a beleza da cidade.

Eita nóis, Comandante. Estava justo nesta região – fiquei entre BH, Caraça, Ouro Preto e Tiradentes agora nos primeiros 15 dias de Setembro.

Legal dimais!

Que Bom ver post dessa região!!!
É um lindo pedaço do Brasil que merece posts à sua altura do VNV!!!
Melhor ainda ver o Comandante escrevendo nos comentários que esse e outros destinos mineiros ganharão Guias Completos, em breve!!!!
Vinha programando, para o próximo ano, fazer esse roteiro RJ-Ouro Preto-Tiradentes-Sao Lourenço -RJ, incluindo ai, suas cidades vizinhas, Mariana, São João Del Rey, Caxambu, etc.
o VNV é 1000!!!
Obrigado e Mandem Brasa,
Vladimir.

Ricardo boa tarde, sou sua fã, ouço suas dicas na BandNews. Essa semana você está dando dica de Minas Gerais, não consegui pegar todas , poderia me passar um roteiro legal de Minas(Diamantina,Ouro Preto, Brumadinho, etc) Vamos em janeiro/15 , de carro, teremos 15 dias, somos um casal com dois filhos adolescentes.
Parabéns por sua capacidade de nos fazer querer viajar e aproveitar a vida , muito obrigado .
Abraço
Roseli Urtado

Muito bacana esse museu. Não conhecia. Mais um motivo para voltar para Tiradentes.

P.S.: Procurei o “Wally” mas não achei. Pensei ter encontrado lá no fundo, mas estava vestindo camisa azul, então não era.

    O Wally é a ministra da cultura Martha Suplicy, Hugo 😀

    (Tá numa das primeiras fileiras, no centro)

    Agora sim. Até tinha visto a Marta, mas achei que tinha alguém mais importante na foto :).

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito