Tiradentes pra CarlaZ

Tiradentes (foto: Arnaldo Interata)
[Tiradentes (foto: Arnaldo Interata)]

Outra que vai passar um feriadão num lugar desprovido de dicas aqui no blog.

A CarlinhaZ e eu queremos saber o que vocês indicam em Tiradentes, a mais gastronômica das cidades históricas mineiras.

Já temos como ponto de partida os superposts do Arnaldo, que podem ser acessados aqui.

Achei também num Perguntódromo antigo uma lista de pousadas de Tiradentes indicadas para ir com crianças — coisa que é bom saber, mas não é imprescindível neste caso.

Você esteve recentemente por lá? Gostou da sua pousada, tem um restaurante ou um passeio para recomendar? Entre na nossa vaquinha de dicas!

(E se você tem um post sobre Tiradentes e São João d’el-Rey no seu blog, ponha o link na caixa de comentários, que eu edito aqui no texto.)

Leia também:

Tiradentes com uma passadinha em Ouro Preto, pela Camila do Viaggiando

200 comentários

Bom dia/boa tarde/ boa noite!
Eu estive em Tiradentes com minhas irmãs neste último fim de semana. Chegamos na sexta de manhã e saímos no domingo à tarde, e gostaria de compartilhar minhas experiências gastrônomicas:

– Almoço de sexta: Bar do Celso
O nome “bar” não confunde. A casa é simples, com atendimento objetivo, e comida vem em quantidades beeem generosas. Nós pedimos um feijão tropeiro (muito gostoso) para 2, que claramente satisfaria 5. Com certeza a porção para 1 pessoa teria sido mais que suficiente. E o melhor é quando chega a conta: o preço vale super a pena.

– Jantar de sexta: Atrás da Matriz
Ambiente muito agradável, super romântico e charmoso. Atendimento extremamente simpático. Comemos uma pizza e adoramos! Achei o preço um pouco alto para pizza, mas no mais a experiência valeu a pena.

– Almoço de sábado: Viradas do Largo (restaurante da Beth)
Uau! Que lugar bacana! Como já estava um pouco tarde, optamos por petiscar ao invés de almoçar mesmo. Pedimos a famosa linguiça da Beth e uma porção de bolinhos de abóbora com carne seca. Uma perdição!! A casa era super charmosa, os utensílios eram cheios de personalidade, como por exemplo o suporte de garrafa de cobre, os pratinhos de restaurantes pelo Brasil todo na decoração… Sensacional! Na saída, eu aproveitei pra comprar um pouco da linguiça pra trazer pra BH.

– Jantar de sábado: Tragaluz
A estrela da viagem. Primeiramente pelo estilo da casa. Linda, um casarão restaurado, com móveis antigos, iluminação agradável… O cardápio era um caso à parte: cheio de desenhos de clientes, explicações detalhadas da comida e do próprio restaurante, sem cerimônia, sem formalidades, ao mesmo tempo informativo e artístico. A comida levou a culinária mineira a um outro nível. Pratos tradicionais do nosso estado, mas com um toque goumet. O resultado: uma comida mineira pra bistrô nenhum botar defeito. Valeu cada centavo da conta. Tenho certeza de que estarei falando de lá daqui 10, 20 anos, sempre que Tiradentes me vier à memória.

– Almoço de domingo: Pau de Angu
Apesar da comida ser bem gostosa, confesso que esse restaurante me decepcionou um pouco. Eu esperava algo parecido com o Restaurante da Beth, algo que remetesse a uma charmosa fazenda mineira. O que encontrei foi um restaurante com comida muito boa, mas sem charme nenhum. Cardápio com cara de buteco de esquina, com uma arte sem graça, pouquíssimas opções, móveis e utensílios que claramente não receberam carinho algum. Adorei a comida e adorei as sobremesas, mas não sei se voltaria lá.

Além da culinária incrível, tão bem representada pelos restaurantes que visitamos, a cidade também vale a pena pela arquitetura e pelo artesanato. É realmente um lugar muito gostoso de se visitar, e eu pretendo voltar assim que possível.

quero levar meus filhos adolescentes para conhecer Minas Histórica. Acho que vou concentrar em Ouro Preto e Tiradentes. Tenho 6-7 noites.
Como vocês me sugerem dividir ? Aceito também outras sugestões.

    Olá, José! 3 dias em cada uma está ótimo. Congonhas pode ser visitada no caminho entre as duas cidades. Durma 4 noites na última cidade, para compensar este dia.

Olá,
Alguém sabe se em dezembro chove muito em Tiradentes e em Ouro Preto? Gostaria de fazer um passeio por estas cidades antes do Natal, mas estou receosa quanto às chuvas (inclusive para pegar as estradas sinuosas de Minas). Sempre fui a MG no inverno…
Obrigada!

    Olá, Elen! É época chuvosa sim. A época seca vai de abril a começo de outubro.

    Oi, Bóia,
    Eu sei que dezembro é período chuvoso… vou refazer minha pergunta, para ser mais precisa então: as chuvas da primeira metade de dezembro costumam atrapalhar os passeios pela cidade de Tiradentes e Ouro Preto? Ou dá para encarar a viagem mesmo sendo período de chuvas?
    Obrigada!

    Olá, Elen! Em princípio as chuvas não inviabilizam a viagem, mas não dá para descartar aquelas enxurradas de verão do Sudeste. É imprevisível. Em épocas chuvosas pode acontecer de tudo — inclusive não chover nada. Mas se chover, e chover demais, não dá pra reclamar.

Olá Pessoal!
Vai ser minha primeira vez em MG e pensei em fazer Tiradentes e Ouro Preto, porem tenho duvidas de quanto tempo necessitarei e se entre essas cidades tem alguma outra que vale a pena pernoitar.
Pensei em 2 noites em Ouro Preto e 2 noites em Tiradentes. O que acham? É possível ver bastante coisa?

    Olá, Marcelo! Dois dias dá para o básico, sim. Em Tiradentes tire uma tarde para ir a Bichinho e em Ouro Preto para ir a Mariana. Se estiver de carro, pode parar em Congonhas do Campo entre as duas cidades. Se estiver de ônibus, vai perder um belo naco de um dia no deslocamento. O ideal seria uma semana — daria para ficar um dia a mais em Tiradentes e ainda visitar Inhotim antes de voltar.

    Obrigado pelas dicas! Como vou de ônibus apartir de BH, vou incluir mais uma noite em cada uma das cidades.

Já fiquei diversas vezes em Tiradentes, sendo a última vez agora em Junho na Pousada Óleo de Guignard (www.oleodeguignard.com.br). Uma pousada chácara, afastada o suficiente do centro para garantir tranquilidade e silêncio. Decoração de muito bom gosto, rústica mas com muito conforto e funcionários muito atenciosos.
Alguns passeios legais na cidade também são: passeio de Jardineira (a noite) para conhecer os pontos turísticos da cidade. Concerto de órgão da Matriz de Sto Antônio às sextas feiras, maravilhoso!
Alguns restaurantes que gostamos: Angatu, Atras da Matriz.

Adoro Tiradentes! Passear a pé (leve tênis, pois o centro é todo em pedra pé-de-moleque, como em Paraty), fazer quilometragem em lojinhas e em ateliês, comer bem, voltar com moooontes de pacotes para a pousada, impregnar-se da calma reinante na cidade… Tudo ótimo! Visitar o arraial de Bichinho (principalmente a Oficina de Agosto, cooperativa de artesanato — tudo caro, mas uma alegria para os olhos: https://www.oficinadeagosto.com.br/novo/index.php?option=com_content&view=article&id=1&Itemid=2). Ou então, fazer bastante nada, só sentar na praça e sentir o sol acariciar a pele e escutar a vida.

Já fiquei várias vezes na Pousada Villa Real: https://pousadavillareal.com/ – bom atendimento (uma vez lá esqueci minha bolsa com TUDO dentro dela e eles mandaram para mim por Sedex. Sem custo. E moro em Campinas – SP), muito silêncio, limpeza, bom café da manhã,servido numa sala cercada por vidros, de frente para o jardim e a piscina, o que traz a natureza para bem pertinho, com estacionamento e próxima do centro. Único porém: o chuveiro é (ou era ainda, da última vez em que lá me hospedei) elétrico, o que é desagradável, mas não inviável, no inverno. Vi no site que em junho de 2013 a diária é de R$ 215,00 para um casal.

Atualizando Tiradentes:
*Estive lá esta semana, de quarta a sexta
* A cidade estava vazia e super tranquila
* A estrada para Bichinho está totalmente
pavimentada
* Ficamos na Villa Allegra, com um upgrade
para o ape executivo ( Primavera) : bom colchão,
roupas de cama e banho, otimo café da manh?.
Na minha opini?o, ter carro por lá é importante,
muito importande 🙂
Ouvi que Tiradentes por fim vai iniciar as
obras indispensáveis de revitalizaç?o do
centro histórico, que tb será fechado para
transito de carros . A previs?o é de que
esteja tudo pronto em 2016.

    amei a notícia que vão fechar pra carros!!! Demorou!! A cidade é demais, mas como qq cidade histórica não comporta a quantidade de carros dos visitantes!

Olá!
O santuário de Matosinhos em Congonhas fecha na segunda-feira, bem no dia em que vou fazer a troca de base de Ouro Preto para Tiradentes e que planejava uma parada estratégica no caminho. Consigo ver pelo menos as esculturas dos profetas? Certamente a Igreja e as Capelas dos Passos estarão fechadas. Ainda assim vale a parada?

    Olá, Zé Alfredo! Os profetas estão na área externa, se você só puder passar na segunda pelo menos vai ver as esculturas em frente à igreja.

Oi!
Ficarei duas noites em Ouro Preto e mais três em Tiradentes.
(E passarei em Congonhas no caminho).
Em Tiradentes estou me programando para um ritmo desacelerado.
Mas Ouro Preto, em menos de dois dias inteiros, em um fim de semana de julho, vai exigir foco.
Estou em dúvida se invisto apenas em Ouro Preto ou se incluo Mariana ou um passeio a uma mina.
Aceito palpites!

    Olá, José Alfredo! Nossa filosofia para bate-voltas vale em qualquer lugar do mundo: primeiro dê a base por visitada, só depois faça o bate-volta. Mas é bem provável que você consiga encaixar uma manhã ou uma tarde para escapar a Mariana e à mina.

    José Alfredo,

    Se vc gosta de museus, dois dias para Ouro Preto e Mariana pode ser pouco. Digo por experiência própria. Só a visita ao museu da inconfidência e à Casa do Conto (com passeio pelo Horto dos Contos) já toma quase um dia. Se for gostar de igrejas então! Lembre-se que em Ouro Preto 500metros é caminhada pesada, por causa dos morros! Mariana é aconchegante, mas bem pequenina. Vale visitar o museu da música. Para almoçar, Mariana é mais barato! Visite o restaurante Lua Cheia. Quanto a Tiradentes, acho que faz bem em ficar mais dias por lá. É bom demais! tente a pousada Arraial Velho. Coma no Dona Xepa. Se gosta de comida italiana, Cantina Perrela (na rua Direita). Visite o chafariz de São José e saiba que há uma pequena trilha atrás dele, que leva até a nascente. Chama-se bosque mãe d’água e a entrada é grátis.

Olá, Bóia!
Moro na Região dos Lagos e pretendo ir, depois do carnaval, à região que abrange Tiradentes, Mariana, Sabará, S. João Del Rey, etc. Como iremos de carro e não conhecemos nenhum desses lugares, qual seria a ordem dos lugares a serem visitados?
Pode, por favor, me ajudar?
Muito agradecida,
Bárbara.

    Olá, Bárbara! Dê uma olhadinha no mapa, não tem segredo. Tiradentes/São João del Rei e Ouro Preto/Mariana ficam de lados diferentes da BR 040, que liga o Rio a Belo Horizonte. Tiradentes fica a oeste, Ouro Preto a leste. Tiradentes fica antes, Ouro Preto depois. Deixe por último a cidade pela qual você tenha maior expectativa.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito