Tocantins pra Luciana P.

Cachoeira no Tocantins

A Luciana P. está indo agorinha a trabalho para Tocantins e está pensando em emendar os feriados de Carnaval por lá.

Ela quer saber como ir de Palmas para o Jalapão ou o Araguaia.

Se não fosse pela pecualiaridade do feriado — Carnaval é a época em que todo mundo viaja — eu diria que ela estaria na situação mais privilegiada: ir para um lugar e ter vários dias para ouvir opiniões dos moradores e comparar alternativas.

Em se tratando de Carnaval, porém, não dá para deixar para a última hora. E aí eu pergunto: temos tocantinenses a bordo? Ou trips que já tenham estudado o assunto?

Nesta época — que é de chuva, até março — vale a pena ir para o Jalapão? A região do Araguaia tem estrutura para receber turistas na época alagada? Pra onde o povo de Palmas vai no Carnaval?

Por enquanto, eu só descobri o ótimo site do Jalapão, feito pela secretaria de turismo do Tocantins, que traz também outros pontos de interesse no Estado e nos arredores da capital.

Quem pode ajudar a Luciana P.?

46 comentários

Olá, bom moro em Plmas se puder ajudar?? Há possibilidades, sim, de conhecer o Jalapão. Inclusive, ontem mesmo andei olhando alguns pacotes criados por uma agêncai de turismo daqui que sairá no sábado e retornará na terça feira de carnaval. Com tudo incluso, a ida, em carro off road, as refeições, hospedagens em pousadas, acompanhamentos nos pontos turísticos. Vale a pena. Ao Rio Araguaia também é possíve, apenas não indico ir nessa época pois aqui está chovendo muito e não seria possível a proveitar o rio como se deveria: com sol. O ideal seria em julho, época em que o rio abaixa e formam-se várias ilhas, de areia branquinha cercada de águas rasas e transparentes. Enfim, o Tocantins é um Estado ainda bebê, que carece de mais opções par ao lazer, mas possui seus atrativos naturais abundantes, como cachoeiras, rios, dunas, cavernas, enfim, tudo necessário para um bom ecoturismo.
Coloco-me à disposição para qualquer questionamento que dispuser.
Abraços,
Francine.

    Oi Francine!
    muito obrigada pela sua atenção!
    e já que vc mora aí em Palmas, será que vc poderia me dar umas dicas de restaurantes, bares, passeios pela capital? Ah! e um bom hotel também! Olhei alguns na internet e gostaria de ter a sua sugestão!
    Vc conhece Gurupi? Vou ficar lá uns dias a trabalho e queria ouvir algumas dicas porque na net não achei coisa alguma…uma diquinha aqui, um hotel e só!
    obrigada!

Luciana

No http://www.forum4X4.com.br tem alguns relatos de pessoas que foram, é so usar a ferramenta de pesquisa daquele Fórum e digitar “jalapão”.

Aguardo suas noticias, pois é um destino que eu gostaria de conhecer, e acho que pode ser uma opção bem interessante para usar milhagem.

Eu já vi reportgens sobre a Expedição Korubo, que é um caminhão com tração que faz este roteiro, e há informações sobre eles no site http://www.jalapao.com. Particularmente, achei um pouco caro pelo que oferce, mas se voce vai sozinha pode ser uma excelente opção.

Não esqueça de bolgar para nos!

    ei Ernesto!
    obrigada pela dica! Vou lá dar uma conferida. Pode deixar que assim que eu voltar de Tocantins vou tentar fazer um relatório à altura dos viajantes daqui!
    obrigada

    A Korubo deve ser a maior operadora do Jalapão. Muito provavelmente a mais cara, por toda a estrutura que oferecem. Os caminhões são enormes e devem ser interessantes para grupos grandes. Quando fui ao Jalapão o grupo tinha apenas 6 pessoas, por isso optamos por uma operadora menor, na verdade, um guia com uma L200.

É uma boa saber disso tudo, pois é um dos destinos nacionais que me faltam. Como suspeitei, se essa é a época das chuvas, não vale a pena ir. Acho que esse site também pode ajudar: http://www.viagensmaneiras.com/viagens/index.htm

    Arthur!
    vou até o site dar uma conferida….estou aqui anotando as dicas e na volta eu conto como foi!
    obrigada

    Não deixe de comprar o belíssimo artesanato de capim-dourado, vegetação que só é encontrada naquelas bandas.

Luciana,

morei em Palmas por dois anos, e saí de lá há três. Embora tenha desperdiçado a oportunidade de ir ao Jalapão enquanto morava lá, sei que a época agora não é apropriada. Embora tenha visto – com espanto – que as operadoras continuam vendendo pacotes (vi um para o Reveillon), chove demais por agora, que é o “inverno” tocantinense. Ainda que os carros 4×4 das operadoras cheguem lá o passeio deve ficar seriamente comprometido. Alguns amigos foram em época de seca, e contrataram um guia em Palmas com carro 4×4, ficando hospedados, se não me engano, em uma pousadinha em Mateiros, já dentro da área do Jalapão.

Para o lado do rio Araguaia, que é oposto ao Jalapão, não sei quais seriam os programas para o inverno. O movimento lá também predomina no “verão”, ou seja, em julho, época de seca em que os rios baixam e formam diversas praias.

Logo, diante desta falta de opções, o que dá para sugerir é um passeio por Taquaruçu, distrito de Palmas a uns 30km do centro, onde há uma pequena vila e um hotel (Fazenda Encantada) no qual é (pelo menos era) possível o day use, em que se pagava uma taxa que incluía almoço e guia para as cachoeiras que existem no local. O grande barato de Taquaruçu é que por ficar em uma região de serra o calor é menos intenso. Lembre-se de marcar com antecedência entretanto, principalmente por ser um feriado.

Por fim, Palmas tem algumas opções de bares e restaurantes interessantes, e pelo que os amigos me contam, elas aumentaram em quantidade e qualidade desde que me mudei de lá.

Espero ter ajudado! Qualquer outra dúvida escreva!

Um abraço!

    ei Thiago!
    muito obrigada pelas dicas…eu estou indo porque preciso, senão escolheria outra época…mas prá te falar a verdade acho que irei lá por outras vezes, então vou deixar o Jalapão para o “verão”!
    Anotei aqui o nome de Taquaruçu e amanhã já vou ver como está na época do Carnaval.
    Obrigada, viu?

    ah! se lembrar de mais laguma coisa, me diga, tá? vou na semana que vem, mas acho que em Gurupi vou conseguir conexão, né? Vc conhece Gurupi?

Em Ponte Alta vc encontra pousadas simples (tipo zero estrelas) onde vc pode descansar à noite, caso não queria dormir em campings dentro do Jalapão. Nesse caso vc precisa contratar passeios de um dia, tipo bate e volta.

As pousadas são realmente rústicas e simples, mas comparadas aos campings, são quase um Mediterrané.

Ou, caso vc se aventure durante 2 ou 3 dias, dentro do Jalapão, pode garantir uma noite de sono com um pouco mais de conforto, na volta. Sair do Jalapão direto para Palmas não sei se é viável, pois normalmente os passeios terminam bem no final do dia, iníco da noite.

Não sei se alguma das operadores oferece alimentação durante o passeio dentro do Jalapão, mas caso isso não aconteça, leve toda a água e comida para o seu consumo, pois dentro do Jalapão não vai encontrar quase nada.

Tem uma cidadezinha, que fica no extremo oposto do Jalapão (na entrada é Ponte Alta, uma cidade relativamente grande para os padrões da região), onde vc pode comprar água, algum alimento, mas durante o dia todo, nas cachoeiras e demais paradas, não tem quiosque, barraca, vendinha, nada do gênero.

    André!
    que ótimas as suas sugestões…vou anotando tudo e como acho que terei de ir mais vezes para lá, vou fazer o passeio para o Jalapão na época da seca.
    Eu nunca fui até lá e não faço idéia de como é…distâncias, clima…nada, então as suas observações estão sendo ótimas prá mim!
    Você foi a Gurupi?
    muito obrigada por tudo!
    ah! se vc se lembrar de mais alguma coisa, me conta, tá?

    Luciana,

    Não estive em Gurupi. Outra coisa que esqueci de mencionar: Mateiros (é a outra “cidade” dentro do Jalapão) é muito menor e com muito menos estrutura que Ponte Alta. Salvo engano, nem posto de gasolina tem.

    Pelo que li dos comentários das pessoas que moraram em Palmas e na região, descartar Jalapão nessa temporada de chuvas parece ser mesmo a melhor coisa a fazer.

    Lembrando que 90% dos programas na região estão relacionados com rios, cachoeiras, etc. Na época de chuva, realmente deve ficar complicado.

    Abs e bom Carnaval!

Não tente entrar no Jalapão com qualquer coisa que não seja alta, tracionada e muito resistente. A estrada que sai de Ponte Alta do Tocantins (e percorre todo o Jalapão) é ruim, toda de terra e na época de chuva (pelo que vi na época seca) deve ficar MUITO fácil de atolar.

No período de seca até que vi alguns carros normais transitando por lá, mas é muito arriscado. Na estradinha que leva para as Dunas vi até caminhonete atolada.

A sinalização dentro do Jalapão é ruim. E como as atrações ficam muito distantes umas das outras, você pode facilmente achar que se perdeu.

Recomendo fortemente que contrate um guia se você deseja visitar o Jalapão. Em Ponte Alta vai ser fácil encontrar vários operadores, com pickups, jeeps e caminhões tracionados, para levar turistas ao Jalapão.

Normalmente eles operam para grupos e se você está indo só, talvez seja necessário se integrar a um grupo, a menos que vc pretenda pagar toda a despesa sozinha.

Não tenho mais o contato da pessoa que contratei na época da minha viagem, mas vc deve encontrar diversas referência no Google.

Eu estive no Jalapão, mas foi na época “da seca”. É um lugar diferente e com alguns cenários bem diferentes. No entanto a estrutura na região é praticamente nenhuma. Para vc conhecer todos os pontos de interesse precisa de 2 ou 3 dias, pois tudo é muito longe. Para ter uma idéia, saindo da cachoeira Sussuapara (o primeiro pit stop) tem que andar quase 2 horas de carro até a próxima atração. E a distância entre cada parada (cachoeiras, dunas, fervedouro) é mais ou menos a mesma: de 1 hora e 30 a 2 horas. Ou seja, com muita correria vc consegue fazer 2 ou 3 paradas por dia.

Dentro do Jalapão só existem campings. Com pouca ou nenhuma estrutura, portanto prepare seu espírito aventureiro, mochila, barraca e demais apetrechos.

A base para saída, aluguel de transporte e guias é Ponte Alta do Tocantins, que fica a 190 km de Palmas, aproximadamente.

ei Riq!
muito obrigada! Vou ficar aqui agora esperando as dicas e dando uma pesquisada também!
beijo

    Tá difícil, Luciana… já chamei no Twitter e tudo. Além de ser um destino bastante exótico, a época não parece ser a melhor. Eu acredito que o povo para quem você vai trabalhar lá seja uma fonte fácil e bastante confiável de informações.

    ei Riq!
    viu só que por aqui tem sempre uns intrépidos que já foram para qualquer canto? Estou super agradecida a vc e todos os viajantes que estão me ajudando….a ajuda está sendo super válida!
    Vou continuar pesquisando e quem sabe se na volta, eu não consiga fazer um relato bem legal que poderá ajudar alguém mais, né?
    obrigada!

    Olá Luciana,

    eu moro no tocantins e já morei em palmas por 4 anos e apesar de naum ter ido ao jalapão ainda naum recomendo que vc vá nesta época pelo que vi falar é muita chuva… aki agora é inverno (chuva) e lá chove dobrado… então se vc quer ir ao araguaia vá para araguacema (em temporada de praia – a partir de julho é tudo de bom… nesta época vc naum vai poder fazer muita coisa por lá) mas a opção mais legal é se vc se hospedar em taquaruçú (hotel fazenda encantada) ou em palmas e passar o dia em taquaruçú que fica a menos de 30 min. da cidade… o lugar é lindo sossegado, maas ao mesmo tempo tem ótimas atratividades mesmo nesta época de chuva…. a comida caseira do local é o que há de melhor. Em palmas apesar de a badalção ser muito grande no carnaval tem ótimas opções de diversão e turismo…. e vc tem a opção de cair na folia ou ficar relax… ah! e vindo a palmas naum deixe de visitar a feira da 304 sul uma diversidade culturas enorme(mas o melhor é vir no meio do ano, vc vai se encantar com as praias espalhadas por todo o estado o vale do Cantão a ilha do bananal o jalapão etc…. boa sorte e seja bem vinda ao tocantins!!! é apaixonante. espero que tenha te ajudado abraços. hudson

Riq,

Ainda estou um pouquinho perdida na sua nova página e não sei se é aqui que devo consultar a tripulação, mas de qualquer forma lá vai!!!

Tenho 15 dias de férias (setembro) e adoraria visitar Portugal e Espanha. Tenho em mente 05 cidades (Lisboa, Valência, Barcelona, Madrid, Porto). Pensei em fazer essa ordem, de carro em 15 dias. É loucura? Dá para ir? Vale à pena essas cidades ou estou deixando de conhecer outras tb importantes? São muitas dúvidas…. Espero que vocês consigam me ajudar. Bjs. Chris.

    Você logo se acostuma, Chris. Lá no alto do bóia existe um menu. Brasil, Américas, Europa, E + (que são os outros continentes). Eles abrem todos os compartimentos do site. Por favor copie e cole sua pergunta em posts sobre Portugal ou Espanha, ou na página Europa A-Z. Eu não posso fazer isso porque não tenho como transferir os dados pessoais de um post para outro. E preciso ser rigoroso com essas coisas nesta nova fase senão a coisa descamba. A imensa maioria dos perguntantes já descobriu o caminho. Obrigado!

    Riq, já pensou em adicionar um fórum ao Site? Com tantos trips, vc poderia recrutar alguns para serem os moderadores. It’s only an a idea. Something to think about it.

    O site já funciona como forum. Por isso é importante que as perguntas sejam feitas nos posts dos respectivos assuntos. À medida que forem sendo acrescentadas as páginas de cada destino, esse lado fórum vai ficar mais explícito.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.