Tocantins pra Luciana P.

Cachoeira no Tocantins

A Luciana P. está indo agorinha a trabalho para Tocantins e está pensando em emendar os feriados de Carnaval por lá.

Ela quer saber como ir de Palmas para o Jalapão ou o Araguaia.

Se não fosse pela pecualiaridade do feriado — Carnaval é a época em que todo mundo viaja — eu diria que ela estaria na situação mais privilegiada: ir para um lugar e ter vários dias para ouvir opiniões dos moradores e comparar alternativas.

Em se tratando de Carnaval, porém, não dá para deixar para a última hora. E aí eu pergunto: temos tocantinenses a bordo? Ou trips que já tenham estudado o assunto?

Nesta época — que é de chuva, até março — vale a pena ir para o Jalapão? A região do Araguaia tem estrutura para receber turistas na época alagada? Pra onde o povo de Palmas vai no Carnaval?

Por enquanto, eu só descobri o ótimo site do Jalapão, feito pela secretaria de turismo do Tocantins, que traz também outros pontos de interesse no Estado e nos arredores da capital.

Quem pode ajudar a Luciana P.?

46 comentários

Vim saber do Jalapão e fiquei ainda mais curiosa. Em maio irei com a Korubo num pacote de 7 dias. Estou preocupada com mutucas que em vários sites e blogs dizem serem terríveis. Alguém poderia dizer como é viajar pelo Jalapão e as mutucas? :-))

Alguém já visitou a Ilha do Bananal e tem dicas?

    A Ilha do Bananal, como o restante do Centro-Oeste em geral (tá, colocaram artificialmente o Tocantins na região Norte, mas o clima lá é continental tropical, não equatorial), tem duas estações bem definidas: uma seca (quando surgem praias naturais no Araguaia, extensas até) e uma úmida.

    Na temporada seca (mais ou menos de maio a outubro), vc pode visitar a ilha de carro. Tem aslfalto já quaste é o braço direito do Araguaia , e de lá vc pega uma balsa para a Ilha.

    A parte norte é ocupada por um parque nacional e um parque indígena onde os xiitas e ecochatos do IBama criam caso para vc entrar.

    O problema é que a estrutura é aquela típica de praias muvucadas: falta de estrutura: comida ruim, pousadas caras, som altíssimo em barcos-barracas, deficiência na coleta de lixo etc. O ideal é ir fora da alta temporada, mas quando já está seco.

Ola!!

Estou em indo para o Jalapão em abril, vou pelo Korubo..
Quero ir até o o Araguaia Alguem ja esteve la, tem algum guia para me indicar, eu vou só….

    Olá, Ana! Essa o Comandante vai colocar no Perguntódromo! Fique de olho!

Estive no jalapão em agosto 2010, no Camping Korubo. Pode ser meio caro, mas é tudo muito organizado. Site korubo.com.br. Pode comprar o pacote direto da Korubo ou de uma agência. É como se fosse um resort de aventura all inclusive com passeios e tudo incluído. Eles nos buscam no aeroporto, fazemos uma pernoite numa pousada simples e no dia seguinte vamos para o camping. As barracas são muito boas tipo exercito. Tem nos fundos da barraca um banheiro com armário, lavatório e vaso. Tem camas comuns com colchão e tudo mais. O banho é em banheiro coletivo com box individuais. Tem agua quente.
Luz só de led nas barracas e em todo o acampamento. Para mais charme tem muitas tochas acessas a noite toda. Tem de levar lanterna. A comida é muito boa, almoço e jantar. Cafe da manhã ótimo, com frutas e paes, sucos, leite, ovos e outras coisa.
O pessoal da korubo é um capítulo a parte, são excelentes.
Lá é lindo e tem o maior rio de agua potável do mundo. O Rio Novo.
A noite as vezes faz frio. Bom levar roupa de frio leve. Camisetas de manga comprida para o sol. No acampamento e nos passeios, quando estive em agosto, não tivemos problema com mosquitos. Mas é bom levar repelente. Vale a pena ir.

Voltei do Jalapão TO em 11/11/2010, não só estavam operando os passeios, como tive uma ótima viagem, acima do esperado.
Todas aquelas dúvidas que tinha e que não consegui resposta com consultas à WEB, tive sanadas in loco, quem quiser se arriscar não tenha medo, pois o Jalapão não é um bicho de 7 cabeças, e pode ser muuuita mais barato e inóspito do que as pessoas imaginam!
Só levar roupas leves, protetor solar e bastante…..repelentes(bastante mesmo: gastei em 8 dias mais de 4 em várias versões, creme sprau…)
Abraços e qq dúvida já me sinto a vontade de responder.

Estou indo para Palmas (TO) no início de novembro, já tentei vários contatos p/ viagem ao Jalapão e estou de orelha em pé!! Ninguém me responde!!!
Será que alguém pode me dar uma dia???

    Talvez seja porque a temporada já passou. Novembro já é época de cheia e provavelmente os tours não operem.

Nao sei a quem vai ajudar mas estive em Palmas, no Tocantis ,em Julho de 2010 melhor epoca para se conhecer a regiao ,fiquei uma semane e de la fomos para Ponte Alta do Tocantis , fizemos o passeio com o Didico Que eu recomendo, super conhecido na regiao, ficamos na pousada Vereda das Aguas na entrada de Ponte Alta conhecemos todo o Jalapao com uma noite em Mateiros, no retorno fomos a Taquarussu> Em toda regiao ha otimas cachoeiras, bons hoteis com internet, aconselho a levar netbook, e fizemos tudo isso de carro ,menos o passeio do Jalapao , eramos 04 adultos 02 dos quais com 60 e 70 anos e 04 crianças de 3,5,7 e 14 anos partimos do Rio de Janeiro de carro e em dois dias completos chegamos ao Tocantis ,parando anoite para dormir, vale a pena quem quiser dicas e so mandar email. Um abraço e viaje na viajem!

Pode ficar mesmo porque o lugar é incrível, natureza pura! A gente realmente gostou muito do Beleco.
Boa viagem!

Fui em maio de 2007 e o clima estava excelente, não muito quente e início da seca. A água das cachoeiras estava bem quentinha.
Contratamos um guia local, o Belêco, um excelente guia, que nos levou na caminhonete dele durante os 4 dias do roteiro, sendo 3 dias dentro do Jalapão e um dia nos arredores da cidade de Ponte Alta de Tocantins, de onde saímos.
https://belecoturismojalapao.com.br
Passamos uma noite acampados, o próprio Beleco nos emprestou uma barraca, e as outras três noites em pousadas bem simples da região.
Mas foi uma viagem inesquecível, os lugares são realmente muito bonitos e exóticos!
ele também preparava maria-isabel, que é arroz com carne-seca, e quando chegávamos da cachoeira a mesa estava posta!

    Quando fui ao Jalapão o Belêco foi SUPER bem recomendado.

    Não cheguei a usar os serviços, mas todas as referências que recebi foram positivas!

    ei Marisa!
    já mandei um email para o Beleco e estou aguardando o retorno!
    muito obrigada pelas dicas!
    estou ficando bem animada com esta viagem!
    Luciana

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito