Na Argentina: adaptador universal, pero no mucho :-(

Tomada argentina

“Não faz nada do que o chefe ensina, né?” foi o comentário que eu recebi em uma foto que publiquei no Instagram, ilustrando o meu posto de trabalho atual. Esta semana meu escritório é a bancada do banheiro do hotel em que estou, em San Martín de los Andes. Trabalho ao lado da pia, cercada de sabonetinhos e toalhas. Esticando o fio, acho que consigo até dar uma deitada na banheira.

O adaptadorTomada argentina

¿Que pasó? Bueno, sempre viajo com um adaptador de tomada universal. Dessa vez não foi diferente. Mas, chegando aqui, descobri que meu modelo de adaptador é universal, pero no mucho: não funciona para as tomadas da Argentina (e nem funcionaria para as tomadas da China ou da Austrália, que têm o mesmo padrão). A tomada daqui é parecida com a da Inglaterra, mas com dois dos buracos tortinhos. Adaptadores universais de verdade têm pinos móveis, justamente para esses casos. (O meu anterior, que perdi em alguma viagem, tinha. O meu próximo certamente terá!)

Escritório no banheiro

A gerência do hotel tentou me ajudar, mas todos os adaptadores estão emprestados. O banheiro é o único lugar do quarto onde a tomada é mista, com as pontas arredondadas, em que consigo encaixar a tomada do notebook. Pelo menos é uma bancada bastante espaçosa :mrgreen:

De todo modo, o item “adaptador realmente universal” inaugurou a lista de compras no free shop, quando eu voltar pra casa.

Você já passou por algum imprevisto desses em uma viagem? Como se, ahn, adaptou? Conte pra gente!

Leia mais:

32 comentários

Em Buenos Aires sempre fiquei em apto alugado e sempre tinha um adaptador já conectado nas tomadas.
Boa mesmo foi uma vez em Nova York quando esqueci o adaptador em casa e não tinha como carregar o celular. Andando pelas ruas achei uma banquinha onde o cara vendia “de um tudo”. Pedi um adaptador, ele perguntou pra que era, respondi que era para carregar o celular. Ele me deu um dizendo, enfático: “Só para celular, não use com secador de cabelos!”. Fiquei imaginando que o bicho deve derreter só de chegar perto de um secador! 🙂

Vou te mandar um pequenininho de tomada americana contra australiana assim que minhas coisas chegarem em Toronto, tenho vários sobrando e que não terão mais utilidade 🙂 .
Quanto a adaptador, o melhor e mais pratico que já comprei até agora foi ese aqui : https://dx.com/p/universal-world-ac-power-socket-us-eu-uk-plug-adapters-35447 até a linguetinha da tomada vira, para dar certo na Australia e na Argentina.
O unico lance, é que não tem para a nova versão da tomada brasileira, terei que testar quando achar uma.
Mas trabalhar no banheiro é ótimo, tem até trono 🙂 ahahah

Lá pela década de 80 passei pelo Free Shop do Rio e encontrei uma caixinha com diversos tipos de adaptadores. Eureca! Por que não comprar? Comprei-o! Daí em diante, toda viagem que fazia levava a tal caixinha – que de leve não tem nada – e acabava utilizando apenas um dos adaptadores. Acontece… que o tempo foi passando… e eu tive que comprar vários “adaptadores universais” porque os meus nunca serviam. Em outubro passado, em Bariloche, fui forçada a “alugar” uma tomada do hotel porque o “universal” que eu havia levado não era tão universal assim. E foi de tomada em tomada que acabei com uma baita coleção. Fazer o quê, não?

Nunca confie num Argentino 🙂
Brincadeira, mas isto é um rolo, imagina agora no Brasil, como vai ser com o povo na COPA e Olimpíadas.

Boas Viagens!!!

Ao invés de adaptador, desenvolvi uma extensão com uma fêmea que serve no meu carregador e deixo as duas pontas da outra extremidade com 2 cm desencapados, sem pino.
Tomo cuidado na hora de “enfiar” as duas pontas na tomada, e resolvo o problema. Quando a ponta do fio não encaixa bem, faço um calço com algum material que não passe corrente, por exemplo, faço um canudinho com fita isolante, que fica bem durinho, tipo um palito de dente, e problema resolvido.
Levo sempre a fita isolante e a extensão; é uma gambiarra que resolve em todos os tipos de pinos.

    Boa! Enquanto eu lia esse texto tive a mesma idéia. Espaço na mala é crítico, então não dá pra levar um monte de adaptadores…

    Essa eu deixaria para categoria “desespero”. Os adaptadores de tomadas também tem fusível cuja função é proteger o aparelho de possíveis instabilidades na energia. Se vcs tem medo de incêndio num quarto de hotel ou, no mínimo, de perder o seu querido eletrônico, evitem tal método.

Eu tenho várias tomadinhas numa caixa mas desde que me mudei não sei onde está (isso tem quase 2 anos rsrs). O Ipad do meu marido salva na maioria dos lugares onde a gente vai. E várias vezes comprei na lojinha de eletrônicos mais próximos.

Esta foi uma ótima lembrança.

Sempre esqueço do detalhe dos adaptadores. Tenho que recorrer à recepção do hotel ou ir para a rua procurar.

Acabei de comprar 2 adaptadores universais no ML. Espero que funcionem a contento.

Acho que o de Singapura é assim tb. Os adaptadores universais nao funcionam mesmo. Comprei um aqui especifico pra Singapura e tinha mais uns 3 universais que nao funcionavam. Proxima vez, ja vou preparada.
Eu tenho um ziploc cheio de adaptadores e marcados com o nome do pais. Eu nao sou uma pessoa organizada, entao vc ja pode imaginar a qtde de vezes que ja fiquei na mao, antes de resolver fazer isso. 🙂

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito