Travessia Chile-Argentina com carro alugado: as dicas dos leitores

Essa é uma pergunta que de vez em quando pipoca em posts de diversos destinos de Chile e Argentina. Agora, com a aproximação do inverno, o assunto vem ainda mais à baila. Até porque tem gente descobrindo passagens mais baratas para Puerto Montt do que para Bariloche.

Vulcão Osorno, Chile

Eu nunca atravessei a fronteira de carro em nenhum ponto. Já atravessei de cruzeiro (de Ushuaia a Punta Arenas e vice-versa), de ônibus (El Calafate-Puerto Natales-El Calafate; Santiago-Mendoza) e de barco (Bariloche-Puerto Varas).

Sempre que aluguei carro me mantive dentro do mesmo país: em El Calafate (um dia, só para ir do aeroporto à cidade e aproveitar para uma primeira passada no parque), em Bariloche (para dar um rolê por Villa La Angostura e San Martín de los Andes) e em Santiago (para ir a Valparaíso e Viña).

Muita gente enumera os perrengues extras de atravessar a fronteira com carro alugado: diárias, taxas e seguros mais caros; burocracia extra na fronteira (que também não é bolinho para quem passa a pé). Agora no inverno entra a questão da segurança na estrada (a travessia de Mendoza a Santiago pelos Andes costuma fechar depois de grandes nevascas).

Há quem diga, porém, que é tudo tranqüilo e que não faria de outro jeito.

Eu acho que o mais lógico é (1) alugar o carro de um lado da fronteira para os dias em que for passear; (2) entregar o carro; (3) atravessar de ônibus; (5) alugar um novo carro, para os dias em que for passear; (6) voltar para o Brasil do novo país mesmo, sem precisar voltar para o país de onde saiu.  (Sim, eu acho que essas viagens combinadas Chile x Argentina ou Argentina x Chile fazem mais sentido quando você entra por um país e sai pelo outro.)

Mas isso é a opinião de quem nunca atravessou de carro alugado.

E você que já atravessou de carro alugado, o que pode nos contar?

– Qualquer locadora topa ou deu trabalho achar uma que permitisse a travessia?

– Qual foi a locadora que você usou?

– Qual foi o ponto de fronteira e em que época do ano?

– Se foi no inverno: como estava a estrada?

– Como foi a passagem pela imigração?

– Alguém conseguiu devolver o carro no outro país?

Muchas gracias!

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Leia mais:

    306 comentários

    Boa noite.
    Irei para El Calafate, Argentina, em fev/20 e pretendo ir até Torres del Paine, Chile, de carro. Alguém tem a experiência dessa travessia de fronteira em Cancha Carrera, Argentina, para ir até Torres, Chile? Minha preocupação é com o tempo de espera na fronteira na volta, pois pretendo ir direto de Torres para o aeroporto em Calafate. O passeio vale os eventuais problemas? Alguma alternativa de passeio a partir de Calafate, mas ainda na Argentina? Vou tb a El Chalten, mas não dará tempo para Ushuaia.
    Grato,
    Sérgio Ricardo

      Olá, Sergio! Para não transformar sua volta numa experiência estressante, programe passar a última noite em El Calafate.

    Olá, boa tarde!
    Final do ano vou fazer a travessia de Santiago/Mendoza/Santiago de carro.
    Orcei com a locadora “O’Clock” a emissão da carta verde. Eles cobram US$ 200. Estou pensando em alugar o carro e fazer a carta verde próximo a fronteira, nos despachantes que dizem existir. Parece ser mais barato. Alguém pode me ajudar? Vale a pena? É demorado? Obrigado

      Olá, Felipe! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

      Oi Felipe! Acho que você ou a locadora estão fazendo alguma confusão. Esses 200 dólares que a locadora cobra é para autorizar a saída do veículo do Chile, através de documentos reconhecidos em cartório. Não tem nada a ver com o seguro (carta verde) obrigatório para viajar à Argentina, que pode ser comprado online e custa a partir de uns 10 ou 15 dólares.
      Se o automóvel não tiver a autorização do proprietário (locadora) para sair do Chile, de nada adianta comprar a carta verde perto da fronteira, pois você não será autorizado a sair do país.

      Olá Neftalí! Muito obrigado pela resposta.
      Realmente pode ser que seja isso mesmo, um desencontro de informações. Vou checar com ele. Quanto à carta verde, qual site eu consigo obtê-la? Obrigado desde já!

      Oi Felipe. O seguro obrigatório (contra terceiros) de automóveis para viajar à Argentina pode ser comprado online nas páginas chilenas de grandes asseguradoras ou bancos, como Mapfre, Seguros Falabella, Sura, HDI, Santander, etc..Ou mesmo nesses quiosques que você mencionou, perto da fronteira. Mas você precisa de todos os dados do carro.
      Porém, tenho quase certeza que esse seguro vem incluído na taxa de 200 dólares que as locadoras cobram pela autorização (permiso) para sair do país. Confirme com eles. Saludos!

    Boa noite pessoal,

    Pretendo ir em janeiro fazer Puerto montt e bariloche. Vou de avião até Puerto montt, passeio na região, atravesso pelo cruce andino até Bariloche, passeio por lá e gostaria de alugar um carro em bariloche para devolver em puerto montt, porém não encontro locadora que aceite a devolução do carro em outro país. Alguém tem alguma dica? Sabem se é possível? Com qual locadora? Já liguei na localiza e na rent a car e eles não permitem. Alguém pode me ajudar. Alugar um carro em bariloche e devolver em puerto montt. Agradeço

      Olá, Mariana! Alugar num país e atravessar já é difícil. Devolver o carro no outro país é impossível. Use o ônibus para voltar, não há porque complicar o que é simples, fácil, barato e eficiente.

    Cruzar “Os Caracoles” Mendoza -Santiago, sem dúvida eh uma das viagens mais emocionantes e lindas do mundo! Imperdível!

    Olá,

    Pretendo fazer a rota dos 7 lagos no final deste ano e atravessar para o Chile no Cruce Andino e voltar ao Brasil saindo do Chile. Minha maior dúvida é a seguinte – posso comprar a ida e volta separadamente ? Digo, Ida por uma Cia Aérea (Azul até Bariloche) e Volta por Outra/Outras (P. Montt/Santiago via Sky ou outra Low Cost e Santiago/Brasil por Latam ou GOL)? É legal isto ou posso ter problemas na imigração por não ter ida e volta compradas pela mesma Cia Aérea ?
    Agradeço desde já pela ajuda/esclarecimento – Adoro este Site e todas as minhas viagens começam por aqui, sempre 🙂

      Olá, Daniela! Se encontrar bons preços, não há nenhum problema. Só não combine conexões entre passagens desvinculadas — ou seja, ao voltar de Puerto Montt para Santiago, fique pelo menos uma noite na cidade antes de seguir de volta para o Brasil.

      Veja pelo Viaja net. La vc pode combinar passagens. Nunca comprei por lá, mas vi opiniões positivas.
      Fizemos a rota dos 7 lagos. È fantástico!!

    Graças as dicas deste post conseguimos alugar nosso carro e fazer El Calafate – Torres del Paine. Reservamos pela Rentcars e depois enviamos email para o escritório da Hertz em El Calafate pedindo a emissão do Permisso Internacional. Ficamos hospedados no Parque 3 noites e o carro foi essencial para termos a liberdade de conhecer tudo a nosso modo! =)
    O google mandava pegar uma estrada de terra (continuação da Ruta 40) de cerca de 60km, que no nosso carrinho não conseguíamos passar de 50km/h. Pode-se ir sempre pelo asfalto, mas aumenta 80km.
    Cruzamos a fronteiro em Paso Rio Don Guilhermo, nem precisamos tirar as malas do carro e passar no raio-x e também nao pegamos filas!
    Ah! Abastecemos na ida e na volta em Tapi Aike que só aceita dinheiro.

    Obrigada pessoal!

    Estou indo para Santiago no dia 01/07/2019, para fazer a travessia de carro alugado para Mendoza, e de lá retorno para o Brasil. Pelos sites não estou conseguindo fazer aluguel de carro, gostaria de deixar tudo acertado para não ter problema, alguém indica alguma locadora que eu possa já entrar em contato?

    Prezados,
    Ótimas as informações. Porém, alguém sabe dizer se eh permitido levar vinhos da Argentina para o Chile? Existe limite de garrafas ou um valor máximo?

      Olá, Dede! Há um limite de 2 litros e meio de bebidas alcoólicas que podem entrar no Chile sem pagar imposto. Isso dá 3 garrafas de vinho.

    Fizemos Uruguai, Argentina e Chile
    Com carro alugado..
    Alugamos no aeroporto de Montevidéu devolvemos em colônia del sacramento
    Atravessamos para Buenos Aires de burque bus e no porto mesmo algugamos outro e fomos para Bariloche..
    De la fizemos os Lagos andinos com outro carro que alugamos na europcar com direito a travessia para você Chile..
    Quando voltamos do Chile devolvemos e pegamos novamente o locado na Argentina e fomos para Mendoza

    Meus caros, irei para Mendoza em 17 de fevereiro/19 e devo passar oito dias e gostaria de saber de algum roteiro interessante nas cercanias para fazer de carro. Alguma sugestão interessante, por exemplo em San Juan e San Luis? Antecipadamente agradeço. Antônio.

      Olá, Antônio! Pesquise sobre os parques de Tampalaya e Dischigualasto, pra lá de San Juan, e Sierra de las Quijadas em San Luis.

      A grande road trip do norte argentino, porém, é a rota de Cafayate e Quebrada de Humahuaca, lá pras bandas de Jujuy e Salta.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito