Cartão recusado pela SNCF? A Rita descobriu como reverter 1

Cartão recusado pela SNCF? A Rita descobriu como reverter

Gare St.-Lazare

A Rita enfrentou uma situação relatada por muitos leitores: não teve sua compra aprovada pelo site Voyages-SNCF.com, das ferrovias francesas. No caso dela — e na maioria dos que têm suas compras recusadas neste e em outros sites de cias. ferroviárias — o problema estava no fato do seu cartão não fazer parte do sistema Verified by Visa (o MasterCard também tem um sistema assim, o SecureCode).

Só que a Rita não se conformou com esse desfecho. Animada com o relato da Dri Castro, que conseguiu desbloquear o cartão por email (leia aqui), a Rita trocou tuítes com a arroba da SNCF, @Clt_VoyagesSncf, e foi descobrindo os macetes. Depois de conseguir concluir a compra, teve a megagentileza de postar suas dicas na caixa de comentários. Obrigadíssimo, Rita!

–> A odisséia

Resolvi fazer este relato porque levei 5 dias para conseguir descobrir os macetes do site da SNCF e comprar meus bilhetes Paris-Mont St Michel!!! E olha que não sou tão inexperiente em internet ou viagens…

Bem, primeiro eu escolhi, é claro, os bilhetes mais baratos. E aí, quando fui tentar pagar, o site recusou o pagamento nos meus dois cartões. Nem me lembro como descobri que precisava do Verified by Visa ou MasterCard SecureCode para fazer a compra. Fui pesquisar na internet para saber do que se tratava e, após ligar para o meu banco, descobri que ele não trabalha com esses sistemas.

Entre sugestões de usar cartões de amigos ou ir a uma agência de viagens, tentei agências, que não me responderam até hoje. E lá se foi mais um dia. Depois, enviei twitter para a SNCF e descobri que se eu marcasse para retirar os bilhetes numa estação da França, poderia usar um cartão que não fosse Verified by Visa ou MasterCard SecureCode.

Só que… só me aparecia a opção de receber pelo correio. Testando tudo o que podia no site, descobri que era porque o bilhete era um IDTGV, o trem low-cost da SNCF. Aí, troquei para um outro, um pouco mais caro, marquei para retirar lá e tentei novamente. Cartão recusado. Tentei o outro cartão. Nada.

Lembrei que tinha que liberar novamente o cartão no banco, para compras internacionais, pois havia sido liberado só por 24 horas. Depois fiz todo o procedimento de novo. Nada. Mais troca de twitters e e-mail e aí descobri que, quando vc tenta uma compra por mais de duas vezes, o site do SNCF bloqueia o seu cartão a partir da última vez por 24 horas!!!

Então, liguei prá lá, mas não falo francês e a opção que me passaram para falar em inglês estava errada! Só então me lembrei que nas últimas vezes eu tinha usado um cartão e me restava o outro. Liguei para o banco, liberei o outro cartão e FINALMENTE comprei minhas passagens!!! Entre isso tudo, comecei a ‘compra’ na quinta e só concluí hoje, terça!

–> As dicas da Rita para  comprar na Voyages-SNCF sem Verified by Visa ou MasterCard SecureCode

– Antes de tudo, ligue para o seu banco e libere o cartão para compras na França.

– Se, ao concluir o processo de compra, o site pedir o Verified by Visa ou MasterCard SecureCode e você não tiver, opte por retirar o bilhete numa estação da França.

– Se não aparecer essa opção, mude para outro bilhete, provavelmente um pouco mais caro.

– Se você já fez duas tentativas de compra, aguarde 24 horas. Se tentar de novo antes desse prazo, o bloqueio vai se prorrogando por 24 horas a cada nova tentativa.

Enfim, é isso. Boa sorte e boas viagens a todos!!!

Leia também:

Trem na Europa: uma comparação de preços entre Raileurope e cias. nacionais

Trem na Europa: qual é o limite de bagagem?

“Tenho 5 minutos para baldeação. Vai dar tempo?”

Vai por mim: trem na Europa

Roteiro de viagem: a importância da decupagem

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


100 comentários

Usei um Visa infinit da CAIXA e depois de diversas tentativas… não deu certo! Comprei pela Raileurope, com custo adicional de 8,00E e sem prévia marcação de assento.

Que maravilha este post ! Sábado (12/04/14) tentei a compra de 4 bilhetes Paris-Genebra e não consegui efetivar pois o site disse que o cartão havia sido recusado. Isto é, foi exatamente o que aconteceu, ou melhor, acontece comigo agora. Vou esperar até amanhã e usar de todas estas artimanhas pra ver se consigo fazer a compra.
Nestas horas dá uma saudade dos EUA e a facilidade de comprar seja lá o que for e sempre dar certo !
Obrigada Rita !

Vendo o site da SNCF hj vi que desde o final da semana passada eles estão emitindo passagens para o mês de agosto – ou seja, mais do que os usuais 30 dias. A princípio é para emissão até o dia 24/08 mas já visualizei alguns inclusive em setembro.

Comprei ontem no site da SNCF, com cartão infinite Visa do BB e após uma tentativa que deu errado no meu iMac ( que estava com o módulo de segurança desatualizado) tentamos pelo PC , que estava com as configurações atualizadas e deu tudo certo. Abriu a tela do Verified by Visa , digitamos a senha e tudo ok.
A opção que escolhemos foi e-ticket.

Ainda tenho mais 1 trecho de tgv pra comprar e depois a renfe, vamos ver se dá tudo certo!

Tive esse problema na Renfe.

Depois de apanhar muito, consegui usando o crédito que sobrou de uma viagem no CARTÃO PRÉ PAGO (Cash Passport bandeira Mastercard).

Passou de primeira.

Não é na Europa, é mundial. Tenho exatamente o mesmo problema para usar meus cartões no Brasil, vai ser engraçado durante a copa. Tenho uma Mastercard francesa e uma Visa espanhola, só posso comprar nos lugares onde tem que marcar o código manualmente, nenhuma compra pela Internet o na pequena agência de viagens. Esses sistemas foram mal concebidos, acho lamentável que as duas maiores redes de pago eletrônico que são a Visa e a Mastercard, não foram capazes de inventar um sistema adaptado a realidade de uso dos seus clientes. Vejam o meu caso: Os sites não aceitam o pagamento se não der o Verified by Visa ou MasterCard SecureCode, mas esses códigos mudam a cada compra, e são enviados por torpedo, só que não tenho telefone francês, e os meus números de telefone espanhóis e brasileiro não podem ser incluídos no banco de dados do meu banco francês, têm dígitos demais, estou desde 2011 com esse problema, e não deram solução ainda. Acreditem, esses sistemas internacionais não estão previstos para pessoas com uma vida internacional, simples assim.

Por que não dizer qual o banco emissor do cartão? É proibido?

No BB libero o Ourocard Internacional pelo internetbank. Não preciso ligar solicitando.

E detalhe que esqueci de mencionar
Comprei todas as passagens pelo SNCF.EN e coloquei o meu país mesmo, Brasil. Fazer o cadastro no paypall é a melhor coisa e Você aproveita os preços ( cheguei a pegar passagens de 15 euros)

    Olá! A minha dificuldade agora é na parte do endereço!! Coloco o pais UK e não vi opção de Brasil. Na hora do endereço só pede endereço de Londres (endereço da fatura do cartão/ endereço de cobrança) e coloco até o endereço do hotel em Londres e não dá certo!!! Meu problema é vencer essa parte de endereço!!

    Olá, Mariha! O endereço precisa ser o que consta do seu cartão brasileiro, senão não vai ser aprovado (e é possível que o seu cartão acabe bloqueado com suspeita de fraude).

    Obrigada Boia!Mas não consigo colocar a página como sendo o país Brasil, não acho nas opções…. se alguém achar pode me mandar o link? Coloco o país UK para ler em ingles e assim só os endereços de do país que são aceitos…

    Oá, Mariha! Uma coisa não tem nada a ver com a outra. O endereço do cartão é o endereço do cartão. Se você tentou muitas vezes, pode ser até que o seu cartão esteja bloqueado. Ligue para a administradora.

Isso aconteceu comigo também. Mas resolvi no mesmo dia. Eu tenho o Visa Platinun e mesmo assim não adiantou. Tentei com o meu, do meu marido e nada. Liguei pro banco que informou que estava liberado
Liberei no site e nada. Ai me bateu um estilo, existia a opção : pagar com paypal, fiz uma conta la, com meu cartão e no mesmo dia consegui comprar minhas passagens. Nem precisei ligar pra la. Façam a conta no Paypal e evitem o transtorno. Super fácil. Beijos

    O problema é que com o paypal não consegue-se comprar bilhetes do IDTGV ou OIUGO (os trens rápidos “low cost”). Se a diferença entre o TGV normal e o low cost for pequena, vale a pena o paypal.
    Acontece, que as vezes, a diferença é de muitos euros, que compensa a briga para aprovação do cartão.

Uso a TAM Viagens para comprar todos os bilhetes de trem. Paga-se um pouco mais caro, mas é confortável, seguro e o passageiro ainda tem a opção de marcar lugar ou não.
Ano passado utilizei este serviço da empresa e já estou comprando novamente para este ano. Você poderá adquirí-los diretamente nas agências de viagens da TAM ou por intermédio de seu agente. Sem preocupações.
Abraço cordial.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito