Cartão recusado pela SNCF? A Rita descobriu como reverter 1

Cartão recusado pela SNCF? A Rita descobriu como reverter

Gare St.-Lazare

A Rita enfrentou uma situação relatada por muitos leitores: não teve sua compra aprovada pelo site Voyages-SNCF.com, das ferrovias francesas. No caso dela — e na maioria dos que têm suas compras recusadas neste e em outros sites de cias. ferroviárias — o problema estava no fato do seu cartão não fazer parte do sistema Verified by Visa (o MasterCard também tem um sistema assim, o SecureCode).

Só que a Rita não se conformou com esse desfecho. Animada com o relato da Dri Castro, que conseguiu desbloquear o cartão por email (leia aqui), a Rita trocou tuítes com a arroba da SNCF, @Clt_VoyagesSncf, e foi descobrindo os macetes. Depois de conseguir concluir a compra, teve a megagentileza de postar suas dicas na caixa de comentários. Obrigadíssimo, Rita!

–> A odisséia

Resolvi fazer este relato porque levei 5 dias para conseguir descobrir os macetes do site da SNCF e comprar meus bilhetes Paris-Mont St Michel!!! E olha que não sou tão inexperiente em internet ou viagens…

Bem, primeiro eu escolhi, é claro, os bilhetes mais baratos. E aí, quando fui tentar pagar, o site recusou o pagamento nos meus dois cartões. Nem me lembro como descobri que precisava do Verified by Visa ou MasterCard SecureCode para fazer a compra. Fui pesquisar na internet para saber do que se tratava e, após ligar para o meu banco, descobri que ele não trabalha com esses sistemas.

Entre sugestões de usar cartões de amigos ou ir a uma agência de viagens, tentei agências, que não me responderam até hoje. E lá se foi mais um dia. Depois, enviei twitter para a SNCF e descobri que se eu marcasse para retirar os bilhetes numa estação da França, poderia usar um cartão que não fosse Verified by Visa ou MasterCard SecureCode.

Só que… só me aparecia a opção de receber pelo correio. Testando tudo o que podia no site, descobri que era porque o bilhete era um IDTGV, o trem low-cost da SNCF. Aí, troquei para um outro, um pouco mais caro, marquei para retirar lá e tentei novamente. Cartão recusado. Tentei o outro cartão. Nada.

Lembrei que tinha que liberar novamente o cartão no banco, para compras internacionais, pois havia sido liberado só por 24 horas. Depois fiz todo o procedimento de novo. Nada. Mais troca de twitters e e-mail e aí descobri que, quando vc tenta uma compra por mais de duas vezes, o site do SNCF bloqueia o seu cartão a partir da última vez por 24 horas!!!

Então, liguei prá lá, mas não falo francês e a opção que me passaram para falar em inglês estava errada! Só então me lembrei que nas últimas vezes eu tinha usado um cartão e me restava o outro. Liguei para o banco, liberei o outro cartão e FINALMENTE comprei minhas passagens!!! Entre isso tudo, comecei a ‘compra’ na quinta e só concluí hoje, terça!

–> As dicas da Rita para  comprar na Voyages-SNCF sem Verified by Visa ou MasterCard SecureCode

– Antes de tudo, ligue para o seu banco e libere o cartão para compras na França.

– Se, ao concluir o processo de compra, o site pedir o Verified by Visa ou MasterCard SecureCode e você não tiver, opte por retirar o bilhete numa estação da França.

– Se não aparecer essa opção, mude para outro bilhete, provavelmente um pouco mais caro.

– Se você já fez duas tentativas de compra, aguarde 24 horas. Se tentar de novo antes desse prazo, o bloqueio vai se prorrogando por 24 horas a cada nova tentativa.

Enfim, é isso. Boa sorte e boas viagens a todos!!!

Leia também:

Trem na Europa: uma comparação de preços entre Raileurope e cias. nacionais

Trem na Europa: qual é o limite de bagagem?

“Tenho 5 minutos para baldeação. Vai dar tempo?”

Vai por mim: trem na Europa

Roteiro de viagem: a importância da decupagem

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


100 comentários

Quase surtando tentando comprar o trecho Paris-Rennes. Não tem na iDTGV só SNCF ou Ouigo. Já me bloqueou por 24hs, mandei email, nada… oh sofrência. Segui todos os passos aqui, até agora sem solução (e sem Mont Saint Michel) 🙁

Pois então, assim como os demais colegas desse post aqui não consegui comprar no site da operadora francesa com meu cartão brasileiro. De jeito nenhum, tentei vários truques colocados aqui e nada deu certo.

Acabei comprando no site da Trainline os tickets da SNCF o preço é apenas alguns euros a mais (coisa de menos de 4 eu) e por lá comprei com facilidade.

O problema surgiu quando eu quis comprar tickets da Ouigo ( que é uma cia lowcost de trem na França ) que vende passagens por preços MUITO MENORES. Aí nem pela Trainline consegui comprar. Não aprovava a conta no meu cartão de crédito por ser brasileiro e eles não aceitam PayPal.
Mandei email pra Ouigo e eles me responderam muito rápido, porém uma resposta não animadora. Basicamente listaram os países dos quais eles aceitam cartões de crédito ( toda Europa e EUA) e o Brasil não é um deles.
Pra piorar eles só vendem on line, então não havia possibilidade de comprar lá na hora.

Como o preço da passagem era 6 vezes menor, isso mesmo, o ticket pela SNCF custava 180 euros pra 2 e pela Ouigo custou 30 euros pros 2, eu não podia desistir tão fácil.

Foi aí que me veio a ideia! Existem cartões virtuais! Você gera um cartão online pra compras na Internet!
E batata deu certo! Fiz um cartão on line pelo site ENTROPAY. Coloquei credito com meu cartão de crédito normal brasileiro. E usei o cartão virtual bandeira visa que eles geram na hora, pra fazer a compra no site da Ouigo. Como o banco que gera o cartão on line deles é sediado em Malta, na Europa, funcionou!
Paguei 5% pra ENTROPAY, não deu nem 5 euros. E economizei muito !!
Fica a dica. Façam um cartão virtual. Eu usei essa entropay mas sei que tem o outras empresas.

Em meu caso foi um pouco mais longa a saga. Demorei pouco mais de 1 mês tentando entender o lance da compra das passagens Aix-en-Provence à Paris.
No site da SNCF aparecia a mesma mensagem de erro quando tentava comprar a passagem mais barata do dia no cartão de crédito. Quando mudava a bandeira para Brasil no canto superior direito, o site me direcionava para a plataforma Rail Europa que cobrava 10 euros por cada passagem comprada no site. Preferi não e insisti na busca até encontrar a dica do blog e entender que o iDTGV era o trem low-cost.
Fiz o mesmo procedimento de escolher uma tarifa um pouco mais cara e….tcharam…bilhetes emitidos!
Somente depois vi a dica da Denise aí em cima…poderia ter poupado ainda mais e economizado uns 18 euros se tivesse tentado diretamente no site da iDTGV…não pensei nisso!

Olá, VnV.
Fiz a compra de passagens de trem de Lyon para Milão no site da SNCF, e a única opção disponível era de retirar os tickets na “automatic tickets machine” devendo levar o cartão de crédito que fiz a compra para possibilitar essa retirada. Ocorre que a operadora do meu cartão de crédito trocou o meu o cartão. Terei algum problema para retirar o ticket?

    Olá, Ingrid! Pode ter, sim. Leve os dois cartões. Se não der certo na máquina, vá a um guichê.

Pessoal, muito boas as dicas… Deram excelentes pistas para nós (eu e minha esposa). Buscávamos passagem de Paris a Sallanches: e tivemos muitos dos erros descritos ai em cima (não vou repetir os problemas – me atenho as pistas de solução).

Para nós o que resolveu de fato foi: quando você entra no site da SNCF, você deverá cair (por identificação de sua localização) no site para opção de reigão “Europa (other countries)” (fica numa posição no canto superior direito, com uma bandeirinha da região européia…).

MUDAMOS PARA FRANÇA E “VOI-LA”!

Mesmo com cartão usado a menos de 24 horas (que tinha sido bloqueado), com a opção de e-ticket e com tarifas baixas, a compra foi feita com sucesso!

Antes disto, chegamos a ligar no atendimento e a orientação era selecionar o país que coincida com o do cartão com o que você quer pagar. Isto não nos atendia pois nos levava do site da SNCF para o Rail Europe e, neste site, não encontrávamos a opção de hora e valor desejados…

Mas mudando, no próprio site para França, funcionou (só tem que se virar com o idioma).

A pista de usar o iDTGV.com também é excelente! Para nós não serviu pois, no dia e rota para o qual precisávamos não há oferta de trens low-cost: Paris – Sallanches só tem iDTGV nas sextas! Mas vale pesquisar: seriam 5 EUR a menos em cada bilhete!

Boa viagem!

A nível de informação também, seguem minhas tentativas de compra em alguns sites europeus:

1) SNCF: tentei comprar na operadora francesa o trecho de Aix-en-Provence para Paris, coloquei os dados do meu cartão Visa, fui encaminhada pra outra janela pra colocar meu itoken Itau e mesmo assim deu operação negada. Entrei em contato por email, pedindo que liberassem minha compra, e me informaram que eu devia selecionar a opção no site de não-europeu, o que acaba encaminhando para o RailEurope. Sugeriram também que se eu procurasse direto no site da Ouigo ou iDTGV.

2) iDTGV: pra quem não sabe, é o TGV low-cost da França. Tentei comprar e deu operação negada. Entrei em contato por e-mail e no outro dia responderam a mesma coisa que responderam pra Tuane aí em cima. Deu certo. Estou com meus tickets comprados por 19 euros cada um!

3) Renfe: Tentei comprar Barcelona-Avignon pela operadora espanhola e pagar pelo Paypal. Após finalizar o pagamento pelo Paypal, fui redirecionada de volta à pagina da Renfe, onde apareceu a mensagem de que a operação não pode ser concluída.

4) RailEurope: Como vi que a diferença de preço do trecho Barcelona-Avignon não estava tão mais caro no RailEurope (uns 15 euros de diferença considerando os dois tickets e a taxa de serviço), e além disso o site da Rail Europe é mais amigável, resolvi tentar logo aqui. Paguei pelo Paypal e deu certo. Agora estou também com meus tickets Barcelona-Avignon!

Eu tb tive esse mesmo problema em 2012 quando estava comprando uma passagem online de Nice a Paris,mas também não desisti! Resolvi mandar um email, falando que era do Brasil e estava tentando efetuar a compra de dois bilhetes e o numero do meu cartao era tal, se eles poderiam liberar ele para que a compra fosse feita. 24 horas depois recebi email deles falando que a compra já poderia ser efetuada e deu certo. Depois passei essa dica pro meu primo que também estava com problemas na compra e também deu certo!

Olá gente, informação atualizada, como todos tentei comprar e a compra foi cancelada e fui procurar informações na internet. Então ontem entrei no site e na parte de contato, fui lá e expliquei que queria comprar com o meu cartão emitido no Brasil e hoje eles me responderam conforme abaixo e acabei de fazer a compra co os preços muuuuuito mais barato que na raileurope por exemplo. É super fácil, não precisei fazer cadastro, acho que quando você solicita eles devem deixar por um período o cartão emitido no Brasil liberado. Segue abaixo o e-mail que eles me responderam.
Dear Tuane,
I hereby acknowledge receipt of your message relating to your wish to buy an iDTGV’s ticket.
I informed the service which is in charge of this matter in view to authorize the payment with your card from Brazil. You should now be able to book and realize your transaction with success using our website iDTGV.com. If it isn’t the case please do not hesitate to contact us back.
I wish you, dear Tuane a pleasant day and a lovely year.
Yours sincerely,
Aude
Service Client iDTGV

Tentei no site da captaintrain e nada. Fiz de tudo, cartão de crédito do itaú e caixa, além de VTM. Infelizmente em nenhum dos dois sites deu certo comigo.

Caso tenham problemas, o saldo do cartao fica bloqueado como se a compra fosse mesmo efetuada, em 10 dias o saldo volta ao cartao.Utlizem o site captain train. O mesmo preço que na sncf e sem problemas de cartao recusado….Boa viagem e boa sorte!!!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito