Trem na Europa: onde vale a pena, onde não vale 1

Trem na Europa: onde vale a pena, onde não vale

Estação de Hamburgo, Alemanha

Sempre digo que o trem é o mais europeu dos meios de transporte — mas não se presta a qualquer roteiro, não. Por mais que a malha ferroviária de alta velocidade tenha se alastrado nos últimos anos, cruzar o continente de trem ainda é penoso e, sobretudo, caro. Aquele passe baratinho de trinta dias consecutivos da época do mochilão dos seus pais não existe há muito tempo.

Veneza
É só embarcar:

Europa: 10 roteiros completos de 15 dias, prontos para a sua viagem

Pense no trem para viajar dentro de um país ou entre países contíguos. Planeje um roteiro com deslocamentos de até três, no máximo quatro horas (ou até duas horas em esquema bate-volta). Dessa maneira você só vai experimentar as vantagens do trem: chegar e sair do centro das cidades, embarcar sem burocracia (só há check-in nos trens rápidos da Espanha e no Eurostar), desembarcar já com a sua bagagem.

Veja as oportunidades e as inconveniências do trem nos principais destinos de brasileiros na Europa:

Trem em Portugal

O carro é o meio de transporte ideal para esquadrinhar Portugal. O trem é ótimo para viajar entre Lisboa, Coimbra e o Porto, mas é superado pelo ônibus para lugares como Fátima, Óbidos e Évora. As ligações ferroviárias com a Espanha são deficientes. De Lisboa a Madri só há um horário de trem — e noturno. Para a Andaluzia, apenas ônibus (compre na Alsa). Ferrovias portuguesas: cp.pt.

Trem na Espanha

Estação Atocha, Madri

As linhas de alta velocidade de longa distância são poucas: Madri-Zaragoza-Barcelona, Madri-Córdoba-Sevilha e Madri-Málaga. Ou seja: para ir da Andaluzia à Catalunha é mais rápido passar por Madri. Há TGVs diretos entre Barcelona e Paris (6h30 de viagem), mas o melhor mesmo é ir de trem de Barcelona à Provence: dá menos de 4 horas até Avignon. Ferrovias espanholas: renfe.com.

Trem na França

O TGV é tão francês quanto a baguete. Saindo de Paris, você dificilmente leva mais do que três horas para chegar a qualquer lugar na França. As tarifas promocionais entram no sistema com três meses de antecedência. Compre em voyages-sncf.com.

Eurostar

(Paris-Londres).
Atravessar o túnel é tedioso, mas é mais rápido que ir de avião (incluindo as viagens aos aeroportos e a antecedência do check-in). Se for partir de Paris, compre em voyages-sncf.com; de Londres, em eurostar.co.uk. Simule também o valor da viagem ida e volta; às vezes sai mais barato do que somente a ida.

Trem na Bélgica e na Holanda

Trem entre Holanda e Bélgica: estação de Antuérpia

Com exceção dos horários do Thalys (que faz a rota Paris-Bruxelas-Amsterdã), nenhum outro trem exige reserva de assento. Há passes diários e passagens ida e volta muito em conta. As duas capitais são bases perfeitas para viagens bate-volta. Ferrovias belgas: b-rail.be. Ferrovias holandesas: nshispeed.nl.

Trem na Alemanha

Outro país em que dá para subir sem reserva e comprar a passagem dentro do trem — com exceção das linhas ICE Sprinter. Compre com 89 dias de antecedência em bahn.de/international e encontre passagens promocionais. Na Baviera, aproveite o Bayern-Ticket, que, por apenas 28 euros dá direito a duas pessoas viajarem juntas durante um dia nos trens regionais.

Trem na Suíça

Se você sonha em fazer uma viagem de trem por causa da paisagem, não há lugar mais indicado. Há trens panorâmicos caros, mas mesmo nos comuns a vista é deslumbrante. Considere fazer um Swiss Pass, que também inclui ônibus e barco. Ferrovias suíças: sbb.ch.

glacier11
Vagões panorâmicos e muito charme

Suíça de trem: 30 roteiros prontos, de 2 a 8 dias. Escolha o seu!

Trem na Itália

Perfeitamente factível de trem, desde que você não resolva atravessar de norte a sul numa viagem só. Sempre que possível, escolha os trens mais modernos (ES AV). Os InterCity são bastante lentos. Ferrovias italianas: trenitalia.com.

Trem no Leste Europeu

Leve paciência na bagagem: os trilhos são vagarosos e os trens, antiquados. O lado bom: as passagens são superbaratas. Deixe para comprar os trechos logo ao chegar: não há venda online, e os representantes no exterior cobram sobretaxas salgadas.

Leia mais:


thumb-monte-viagem-europa2

Passagens mais baratas para a Europa com nosso parceiro Kayak

Encontre seu hotel em Portugal no Booking

Encontre seu hotel na Espanha no Booking

Encontre seu hotel na França no Booking

Encontre seu hotel na Itália no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel

Alugue carro na Europa na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

Passeios e excursões pela Europa com a Viator

249 comentários

Uma dúvida. Vou ficar 3 dias em Londres, e depois irei para Paris de trem.
Comprando diretamente no site da Eurostar, como devo proceder?
Pelo o que eu entendi, eu imprimo em casa e depois tenho que ir lá na estação, passando o cartão de crédito que utilizei na compra numa máquina. É isso?

Eu faço isso com quanto tempo de antecedência? Pois vou no horário da manhã, então melhor ir uns 2 dias antes?

Obrigada !!

    Olá, Thais’ Saindo de Londres o melhor é comprar pelo site http://www.eurostar.co.uk . A maneira de entrega varia conforme a tarifa e está sempre evoluindo. É possível que haja a opção “impressão em casa”.

    Para conseguir o melhor preço, compre com 60 dias de antecedência. Verifique também a tarifa ida e volta; às vezes é mais barato do que só ida (basta não usar a volta, depois).

    Indique “UK” como seu país e preencha o endereço do seu hotel. Informe os dados do cartão de crédito normalmente.

Agora foi, enfim.

Gostaria de ajudar com as dúvidas que vi aqui e vcs não sabiam responder.

Sim, é possível se retirar os tickets do trem na estação St Pancreas. Exatamente em frente a entrada do trem, inclusive há ajudantes que podem até mesmo imprimir pra você.

Gostaria de dar uma dica por problemas que tive com a Raileurope, espero que vocÊs até deem essa dica pois percebi aqui que não é só comigo que ocorreu. Em 2010 pra 2011 comprei tickets para Paris, saindo de Londres. A companhia nunca me entregou os tickets até a data de embarque, com um atraso de um mês os tickets chegaram no escritório deles, que era localizado dentro de uma CI, mas o detalhe é que eu já havia embarcado. ELes estavam cientes que estava fora do prazo e MESMO ASSIM TIVE DE COMPRAR NOVAMENTE OS TICKETS e esses eu optei por retirar lá na estação. A rail europe foi de uma falta de educação e consideração pois nem sequer responderam mais meus emails após a minha nova compra. E mesmo pedindo resarcimento pelo erro deles nada de resposta ou explicação, e agora eles se mudaram do lugar onde estavão aqui em São Paulo.

Em 2011 2012 optei pelo avião. Comprei tudo pelo easyjet.com e indico esta opção desde que seja escolhido o aeroprto correto, o embarque pode levar algumas horas já que o standed por exemplo, é bem longe do centro de londres.

Obrigada e espero ter ajudado

Ricardo, eu preciso de sua ajuda urgente….

já havia comprado na SCNF o trecho Brugge-Paris, com o cartão visa internacional, deu tudo certo (tinha recusado o master e o visa não, há 3 semanas), porém agora tentei comprar o trecho várias vezes PARIS-FRANKFURT, e não consigo, passei 4 cartões internacionais diferentes e não vai, sempre compro pela scnf, dai eles redirecionam para a TGV EUROPE, o que faço ? me ajude por favor….

outra dúvida, quando comprei o trecho de brugges ele deu a opção retirada de bilhetes (Coloquei Brasil) e deu a opção TICKET IMPRESSO, e neste trecho PARIS-FRANKFURT, ele dá uma opção de como se fosse retirar no local ou pelos correios sistema cartão 3d, não to entendendo nada…..

me ajuda….porfavor

Helládio Holanda

    Olá, Helladio! A recomendação é nunca dar Brasil como país, porque neste caso o sistema redireciona para o site internacional em inglês.

    Tente limpar a memória cache e cookies do seu computador.

    A opção retirada na estação, desde que na França, é tranqüila. Basta você levar o mesmo cartão de crédito com o qual realizou a operação. O cartão precisa estar válido no momento da retirada física.

Olá, vou passar a minha lua de mel na Europa em outubro e gostaría de saber a opinião de vocês sobre os trajetos internos. Vamos fazer o seguinte roteiro:

Barcelona – Roma
Roma – Firenze
Firenze – Paris
Paris – Amsterdan
Amsterdan – Barcelona

Obrigada!

Prezado Freire,bom dia.

Vou fazer o seguinte roteiro:

amsterdam / antuerpia / bruxelas / colonia / munique / trieste / pula / zadar / zagreb / budapeste / praga / amsterdam

Vc cre que seja melhor comprar um passe de trem OU comprar os trechos de trem separados OU mesclar entre voos e trechos de trem?

Muito obrigado pela ajuda.

Atenciosamente,
Edu Palis

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.