Trem na Europa: qual é a antecedência necessária para conseguir as tarifas promocionais?

ave

Acabo de receber um email da Renfe, a ferrovia espanhola, anunciando que a partir de agora passa a vender passagens promocionais com 4 meses de antecedência. Ou seja: se você quer fazer Madri-Barcelona ou Madri-Sevilha com tarifa Web (até 60% de desconto) ou Estrella (até 40% de desconto), deve começar o garimpo 120 dias antes da data desejada.

Aproveitei o embalo e fui checar a antecedência de compra nas outras principais cias. ferroviárias européias.

Deutsche Bahn (Alemanha) — dá para reservar com 89 dias de antecedência; as SavingsFares (Dauer-Spezial) começam em 29 euros.

SNCF (França) — as tarifas Prem’s, as mais descontadas, são postas no sistema 90 dias antes da data.

FDS/Trenitalia (Itália) — as viagens entram no sistema com 60 dias de antecedência. Nos trens de alta velocidade as tarifas descontadas são a Super-60% (poucos assentos, teoricamente disponível até 30 dias antes da partida), Speziale-30% (assentos limitados, teoricamente disponível até 15 dias antes da partida) e Promo-15% (disponível até uma semana antes da partida). Nos demais trens pode-se conseguir a tarifa Amica, que dá 20% de desconto para compras efetuadas até 48 horas antes da partida.

Eurostar — para ir da França à Inglaterra ou vice-versa com desconto, reserve com 90 dias de antecedência. (Pode ser feito também no site da SNCF).

Atenção para a pegadinha: esses 60, 89, 90 ou 120 dias são corridos. Os meses de 31 dias podem atrapalhar as suas contas 🙂


437 comentários

Bom dia! Estou tentando comprar passagem de trem , Barcelona-Valencia para 16 de junho e nao aparece a opcao de passagem mais barata, aquele nao flexivel.Ha dias tento. Sera que esta cedo ou sera que ja nao vende mais?

    Olá, Adriana! A Renfe tem um calendário errático de abrir a venda de passagens promocionais, sobretudo para feriados, que é o caso de Corpus Christi.

Olá Bóia! Primeiro quero agradecer as excelentes dicas de sempre.
Vou passar 10 dias no europa agora em maio 2015, e chego por Berlin. Então pensei em fazer Berlin + Praga. Achei que era um destino óbvio. Eis que comecei a planejar a encontrei vários poréns (que vou relatar pra vc se você em ajuda, hahaha): 1. não existe vôo direito Berlin – Praga, apenas com conexão o que torna bem pouco viável; 2. os trens, não consigo comprar os bilhetes desde agora pela internet (site da DB), acho que só com 90 dias de antecedência, certo? 3. Aí vi que de carro são 350km apenas, e pensei em ir de carro, já que as estradas são ótimas. Mas ai tive a ingrata surpresa de que pra pegar o carro em berlin e devolver em praga tem uma taxa de 300 euros, ou seja, uma única diária em carro econômico vai me custas em torno de 1300 reais (sairia inclusive mais barato alugar por uma semana, ai iria pra Praga e voltava pra Berlin, devolvendo na Alemanha. Mas ai não teria onde deixar o carro estacionado em Praga durante os 4 dias que passarei por la…). Ufa…
Nossa, um roteiro que parecia tão obvio se mostra bem dificultoso. Já estou até pensando em contratar uma empresa de transfer ou ir de ônibus. Ou até mesmo mudar o roteito e fazer BerLin + Londres…
Alguma luz? bjs e obrigada

Boa noite,

Estou indo de avião de Lisboa para Paris dia 11/12, dia 16 saio para Bordeaux, e dia 18 ou 19 direto para Coimbra de trem.Estou tendo dificuldades de comprar o trecho de Bordeaux para Coimbra, só aparece opções até dia 13/12. Estou fazendo a busca pelo raileurope.com.br. teria outra opção de site mais fácil?
Izabel

    Olá, Izabel! Tem certeza que quer ir de trem? São 14 horas de viagem!

    A TAP voa desde Bordeaux (em português é Bordéus) tanto ao Porto quanto a Lisboa. A easyJet voa de Bordeaux a Lisboa e a Ryanair, de Bordeaux ao Porto.

    Pros dias 18 e 19 encontrei tarifas desde R$ 63… e vários vôos por menos de 100 euros, o que deve acabar sendo mais barato do que a passagem de trem. Pesquise em http://www.kayak.com.br ou http://www.skyscanner.com.br .

    (E respondendo à sua pergunta: provavelmente os horários de trem depois do dia 13 ainda não entraram no sistema.)

Olá,
Preciso comprar 2 passagens de trem para junho: de Luxemburgo para Bruxelas e de Bruxelas para Amsterdam. Quando devo comprar e qual o site mais confiável? Já li que muitas pessoas têm problemas com o Rail Europe. Uma outra pergunta, o trem chega a Bruxelas na estação Midi, como faço para ir para a estação central?
Obrigada,
Maria

Muito obrigada!
As informações estavam desencontradas. Uns falam que melhor de ônibus, pois o trem não faz o trecho todo.
Confio muito na sua dica!
Afinal já as utilizei muito!
Mais uma vez obrigada!
Meire

Oi Ricardo, adoro suas dicas e sempre recomendo seu site e livros.
Gostaria de saber qual é a melhor maneira de me deslocar de Roma para Rieti.
Muito obrigada!

Estamos planejando uma viagem familiar ( casal e dois adolescentes)para junho de 2014. Gostaríamos de viajar em trem de Londres para Paris, Paris para Roma, Roma para Florença e Veneza, daí para Barcelona e Barcelona a Madri, de onde retornaremos ao Brasil. É possível a compra do pacote inteiro? Temos todas as datas planejadas. A renfe disponibiliza isto? O endereço eletronico http://www.thetrainline.com resolveria?
Muito grato pela orientação. 18/08/2014. Sabemos do período da antecedencia máxima para as compras, porém gostaríamos de ir planejando.

Olá! Uma dúvida sobre o trecho Londres-Edimburgo: gostaria de saber se acham que vale a pena fazer o trajeto de trem ou se avião é melhor e, principalmente, se é melhor/ mais barato comprar o bilhete com bastante antecedência ou não (estou olhando no National Rail). Viajo com duas amigas, chegamos em Londres no dia 26/10 e queremos ir a Edimburgo no dia 31/10.
Obrigada!

    Olá, Emília! Recomendamos ir de trem, é mais rápido do que avião, por causa dos deslocamentos e antecedências necessárias dos aeroportos. Compre com 60 dias de antecedência em http://www.thetrainline.com para garantir os melhores preços.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.