Trem na Europa: qual é o limite de bagagem? 1

Trem na Europa: qual é o limite de bagagem?

Malas no trem
Com raras exceções, não há limite de bagagem em trens europeus. Você pode levar quanta bagagem você conseguir carregar para dentro do trem.
(As exceções: os trens espanhóis AVE e o Eurostar entre Londres e Paris. Nos AVE você pode subir com até 3 volumes pesando no máximo 25 kg no total; no Eurostar pode carregar dois volumes, com o lado maior nunca excedendo 85 cm, e uma maleta de mão. Obrigado, Tony e A.L.!)

Mas veja bem: não encare isso como um estímulo para viajar carregado. Levar bagagem demais para o trem acaba com a sua viagem. O que era para ser um deslocamento fluido e civilizado vira uma prova olímpica — um triatlo que combina corrida de obstáculos, levantamento de peso e luta greco-romana.
Vai por mim: viaje de trem com uma mala tamanho M (de quatro rodinhas e até 65 cm quando de pé) e uma mochila pequena ou bolsa que possa ser carregada a tiracolo. Mais do que isso, prepare-se para um pesadelo.

Por quê?

É você quem carrega sua bagagem

A Suíça e o Eurostar oferecem serviço de despacho de bagagem (cobrado à parte), mas em 99% dos casos você terá que subir com a sua bagagem para o trem. Isso significa percorrer uma plataforma inteira à procura do seu vagão e subir pelo menos dois degraus altos.

O embarque e o desembarque são rápidos e conturbados

Se você sobe ou desce com duas malas, vai empatar uma porta que precisa ser usada rapidamente por dezenas de pessoas que não querem perder aquele trem ou uma baldeação. (Você também pode ser uma dessas pessoas que precisa sair rapidamente para não perder a baldeação.)
RackRack

Há pouco espaço nos racks

Na entrada de cada vagão você encontrará um rack para bagagens. É o primeiro espaço a lotar, porque é o que exige menos esforço dos passageiros.
Compartimento superior

Mala na prateleira acima da sua poltrona

Se o rack lotar, na maioria dos trens só vai sobrar a prateleira. Colocar uma mala G lá em cima não é para os fracos. E se for muito gorducha (a mala!), talvez nem caiba.

Há escadas nos acessos de metrô

Uma das maiores vantagens de andar de trem na Europa é poder chegar à estação de metrô. O ponto baixo da experiência é ter que enfrentar uma ou outra escada no caminho. Com uma mala M já é chato. Com uma mala G ou duas malas — você vai praguejar até não poder mais.

Compartimento superior

Não fui eu que inventei a regra da mala M para viajar. Quem precisa andar de trem ou low-cost já sabe que carregar a casa nas costas não vale a pena. Acredite: é possível viajar leve. Se precisar, dá para lavar jeans e camisetas em lavanderias automáticas.

Trem na Europa: qual é o limite de bagagem? 2

Leia mais:

67 comentários

De trem, avião, navio, caravanas de camelos, tanto faz: juro que eu não entendo essa mania de levar a casa dentro da mala.

Mais um post perfeito, Rick. Eh isso mesmo!!!
Viajei nos trens da Trenitalia com uma mala G.
Pesadelo!!! Aprendi minha lição! ???? Bjuus

Ricardo, caso você quiser atualizar as informações que aparecem no texto, no trem-bala espanhol o peso total das 3 peças não pode superar os 25 kg. Abraço!

    Gracias, Tony! Já corrigi. (E eu tinha entendido que o limite de peso era por mala, veja só!)

Essa regra vale EM DOBRO para as baldeações de ferryboat e congêneres por ilhas. Passei sufoco na Croácia tendo que descer escadinha de madeira e cordas servindo de corrimão – a imagem mental da minha mala afundando no mar não sai da minha cabeça!

Eurostar de/para London

Nos trens Eurostar de/para London também há controle da raio-x e franquia de bagagem (http://www.eurostar.com/uk-en/travel-information/travel-preparation/baggage/baggage-allowances#.UzWMPPldW-0). 2 malas (máximo de 85cm na maior dimensão) + bagagem de mão pequena

O Eurostar também tem serviço de bagagem despachada entre London, Paris e Lille (http://www.eurostar.com/uk-en/travel-information/travel-preparation/baggage/luggage-services#.UzWNF_ldW-0).

SNCF OuiGo
Os trens OuiGo (a versão low-cost dos TGV franceses) também tem franquia de bagagem (http://www.ouigo.com/fr/fiches-pratiques/je-prends-un-bagage-supplementaire): 1 bagagem de cabine (55x35x25 cm) + 1 bagagem pequena de mão ((36x27x15cm). Pagando extra (€5 no momento da compra, € 20 na estação), dá pra levar uma segunda bagagem de cabine.

    Olá gostaria de saber se o despacho de bagagem de trem pela Eurostar é obrigatório ou se eles também tem lugar no trem para colocar a bagagem. Viajo com o meu marido e serão duas malas M. Vale a pena despachar ou levar no trem ??

Não dá pra viajar pra Europa com mais de uma mala. A minha, não nego, é G, mas sempre vai levinha. Acabo levando G pra não correr o risco de levar uma M e ela ficar estufada. Então prefiro uma G fit que uma M fat.
Mas concordo, sempre é melhor a M

Mais uma dica importante do Ricardo. Como ele nós seguimos a regra de levar roupa para 1 semana de viagem não importa quanto tempo ela dure. Mas sempre viajamos de Mochila. Ao contrário do que se pensa ela não pesa nas costas, pra falar a verdade a gente faz menos esforço do que arrastar uma mala de rodinhas. Imagine só voce chegar atrasado na Estação e descobrir que tem que descer as escadas, atravessar por debaixo da linhas do trem e subir lá do outro lado na plataforma 12 faltando 3 minutos pra ele sair ! De Mochila é moleza. Muita gente pediu e fizemos um video mostrando como montar uma Mochila de 8kg para uma mulher e levar tudo que precisa para 20 dias de viagem. Grande abraço Ricardo , aguardamos ansiosos pelas próximas dicas !
Aqui está o Link das mochilas https://www.youtube.com/watch?v=ywO0Bb-TMUI

    Realmente, o deslocamento com mochila é MUITO mais prático!
    Isso sem falar que em alguns trens é difícil encontrar espaço até mesmo para uma mochila de 65 litros.

    Eu acho mochila bem pior que mala média de rodinhas. Vc “dobra” de tamanho, é desconfortável em metrôs e afins, e facilita muito o trabalho de batedores de carteira e afins. Sem contar que é um peso que afeta as costas.

    Você acaba se acostumando com o peso, e com “dobrar de tamanho”.
    Se a mochila for bem ajustada, andar com ela nas costas fica bem “natural”, e o peso e o tamanho não incomodam.
    Quanto aos batedores de carteira, é interessante usar uma “capa” resistente, que protege a mochila na esteira do aeroporto, da chuva, e ainda dificulta – muito – o trabalho dos batedores.

    Apoiado. Só viajo assim, e preferencialmente com mochila de média para pequena, de modo que não precise nem despachar. Depois que minha mulher experimentou viajar assim, nunca mais quis voltar às malas pesadas. Mas reconheço que cada um tem seu estilo de viajar.

    Julio, vi sei video e achei bem util. Faz a gente recordar dos detalhes tipo o T e o adaptador.. Só uma duvida: vcs despacham essas mochilas no aviao? Como fazem com os liquidos e o objeto cortante?
    Sei que é uma pergunta meio tola, mas nunca despachei mochilas em voos, queria saber se elas voltam inteiras.. Obrigada!

    Estou impressionada com o vídeo…só mesmo vendo pra crer!!! Ainda não consegui levar só uma mala e não despachar, mas ainda chego lá! Obrigada Julio e Rose!

Estou tentando comprar uma passagem de trem Paris-Bordeaux pela SNCF e após dar todos os dados do cartão, o pagamento foi cancelado. Pela rail Europe (site em portugues) há uma taxa extra de E$ 48 p/ 3 pessoas, achei um absurdo.
é isso mesmo?

    Lia, tudo bem?
    Eu comprei passagens de Paris para Aix-en-Provence pela http://idtgv.com/

    Tive problemas com a compra(cartão), porém entrei em contato com a empresa por email e relatei o problema.

    Recebi o retorno deles:
    Dear Mrs de Souza Castro,
    We hereby acknowledge receipt of your message relating to wish to buy a ticket on our Website with your card.
    We informed the service which is in charged of this matter in view to authorize exceptionally the payment with your card from Brazil.
    You should be able to realize your transaction with success. If it isn’t the case please do not hesitate to contact us back.
    We wish you a pleasant day and remain at your entire disposal for any further information you may require.

    Fiz uma nova tentativa e consegui comprar tranquilamente, sem taxa alguma. Recebi em meu email a confirmação da compra e número localizador. Na estação apenas apresentei o papel impresso e embarquei. 😉

    Nossa,. to me sentindo uma boba mas eu nao acho de jeito nenhum o email para contato no site! incrivel! vc pode me dar o email com o qual entrou em contato? a tarde toda coloquei meus 4 cartoes.. e nada…. estou tao chateada pois o preço é uma grande promocao… e eu vou ver essa de token.. que eu nunca vi..o codigo é enviado pro meu cartao e eu coloco o codigo mas nao funciona..

    Amigo,

    Passei por esse sufoco pra comprar passagens pela internet com o cartão de crédito, infelizmente eles pedem além dos dados: nome, número cartão, validade e código, um outro código de 4 números. Este código é enviado para seu celular para concretizar a comprar. Você tem que cadastrar seu cartão de crédito para o serviço de token na sua operadora de cartão de crédito. Só assim eu conseguir fazer compras.

Concordo muito Ricardo! Eu mesma perguntei a uns meses sobre bagageiros e malas nos trens. Felizmente sou do time dos que viaja leve e numa viagem no inverno de 30 dias, a mala de 12kg média já estava me incomodando! Sentávamos sempre nas pontas dos vagões pra poder deixar a mala naquele espaço maior da última poltrona. Ou quando não teve jeito, sofrer pra por na grade em cima das cadeiras. E sim, cheguei a ver um casal de brasileiros travando a entrada de um vagão enquanto sofriam pra subir duas malas tamanho-miami

Assino embaixo nesse post! Eu e minha mãe fizemos a burrada de viajar a Europa com malas grandes, e cada viagem de trem era uma aventura! Na pior das situações, eu estava aparando nossas duas malas no corredor do trem (fora da cabine, já que não conseguimos colocá-las no bagageiro dentro da cabine devido ao peso e ao tamanho), e num momento de descuido as malas “voarem” corredor afora fazendo um strike num casal que estava passando. Nada agradável… rs

Só não tivemos problemas maiores pq os europeus no geral são bem solícitos e educados, sempre tinha alguém pra ajudar.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.