Trilhas em Itacaré: perigo de assalto mesmo com guias

Trilha para a Engenhoca

Sempre ouvi que não é recomendável fazer trilhas em Itacaré — sobretudo a da Ribeira até a Prainha, a única com saída da “zona urbana” — pela possibilidade de ser assaltado no caminho.

Mas a Ana Carolina de Curitiba traz um relato chocante e um alerta grave: foi assaltada durante uma trilha guiada, e soube de casos escabrosos que em que nem grupos grandes foram poupados.

Eu não gosto de ajudar a alimentar pânico, mas acho um absurdo completo que um lugar cujo diferencial em relação às outras praias sejam justamente as trilhas pelo mato permitir que isso continue acontecendo. É o fim da picada.

Com a palavra, a Ana Carolina:

Estive em Itacaré no mês passado e de lembrança da viagem trouxe um assalto e uma visita à delegacia.

Foi na trilha entre a cachoeira da Usina e a (belíssima) praia de Jeribucaçu. Eu e o marido estávamos com guia contratado via agência, mas mesmo assim o sujeito (que já havia rendido outro casal à nossa frente) nos abordou com uma espingarda velha e uma peixeira, pediu para deixarmos nossas coisas e seguir.

Pensando que ele nem chegou muito perto até acho que tivemos muita sorte (tudo que ficou eu posso comprar de novo), mas mesmo assim quero dar o aviso porque pelo que ficamos sabendo a partir de então, Itacaré está meio perdida em assaltos e afins (embora se tente abafar de todo o jeito para não espantar os turistas – no verão, disseram que havia policiais à paisana em todas as trilhas).

Eu moro numa cidade que tem violência, tem assalto e tudo, mas sei onde é perigoso, evito e aviso a quem posso. Lá ninguém fala nada. Pelo que eu soube é meio certo ser assaltado (ou pior) na trilha da Prainha, por exemplo. Fiquei pasma quando o dono da agência nos disse que um italiano morreu há uns tempos porque tava “marcando” – e me explicou que o “marcando” era fotografar o pôr do sol (17h30, 18h) sozinho na Tiririca e ter reagido quando o ladrão chegou (reagir é marcar, concordo, mas fotografar pôr-do-sol?).

Mesmo o caminho entre o Centrinho e a Tiririca não é recomendado quando escurece (e lá escurece cedo) – falei com uma moça que diz que recomenda aos hóspedes da Tiririca usar táxi para ir ao centro à noite.

Grupos grandes também não estão livres (umas 40 pessoas, indo pela CVC, foram rendidas há uns 2 anos em uma trilha – desde então eles fizeram acordo com uma fazenda e tem permissão para usar uma outra trilha, com exclusividade).

De tudo que eu ouvi, acho que Itacaré é meio roleta russa. Você pode ir e simplesmente encontrar um lugar paradisíaco, trazer fotos lindas e sentir saudades da moqueca e da água de coco. Mas a chance de encontrar a bala existe e é bom ao menos ter ciência dela.

Obrigado pelo depoimento, Ana. Se alguém tiver passado por alguma coisa parecida, por favor nos conte na caixa de comentários.

247 comentários

Boa tarde galera,

Estou indo à Itacaré na segunda quinzena de julho. Acho que já comecei errado sem saber o melhor período de sol. Já fiquei bem animado quando vi as belezas que essa terra oferece. Observando agora esses comentários sobre assaltos e às épocas que ocorreram, percebo que os relatos mais novos não trazem más recordações. Espero que eu possa curtir algum sol nesse período e aproveitar bem os lugares turísticos de Itacaré.
Valeu pessoal pelos relatos.

Na virada do ano de 2018 para 2019, fiquei hospedado em Itacaré. Muito movimento e tava bem policiado – inclusive com policiais de quadriciculo no meio da mal-falada trilha da Prainha. Nem sabia dos relatos de assalto (assim teria tomado mais cuidado), mas como tava cheio de gente nas trilhas, houve uma certa sensação de segurança. A cidade recebeu uma revitalização recentemente, talvez estejam tentando se livrar da má fama

Sou do Rio de Janeiro e estive em Itacaré neste Reveion de 2019, cheguei no dia 28/12/2018 junto com minha esposa e lá ficamos até 11/01/2019. Essa é a segunda vez que vamos a Itacaré, a primeira foi em Janeiro de 2015, também ficamos lá por um período de 12 dias. Gostamos muito de Itacaré, a cidade e muito receptiva e tem belas praias, fizemos todas as trilhas sozinhos sem o auxílio de guias, nas duas vezes que estivemos lá e graças a Deus foi tudo tranqüilo. As trilhas são bem demarcadas, com exceção da trilha da prainha, não ouvimos relatos de assaltos ou qualquer tipo de violência graças a Deus. Mas como somos do RJ já temos essa preocupação na mente, evitavamos retornar das praias muito tarde, sempre antes de escurecer e sempre ligados em tudo. Em fim, graças a Deus foi tudo bem tranquilo e perfeito, recomendamos muito conhecer Itacaré.
Obs: realmente notamos a presença de poucos policiais, mas ainda sim víamos eles partilhando de moto o trecho do centrinho a praia da Ribeira, e vimos eles também na trilha que vai para as praOss do havaizinho e da engenhoca. Mas ainda sim estava tudo bem tranquilo.

Boa noite! Sou de Salvador, fui esse ano em Itacaré com meu esposo (janeiro de 2018) se eu tivesse lido esses post de assalto talvez nem teria feito o que fiz lá, se bem que lugar seguro hoje em dia tá difícil… Ficamos hospedados perto da rua Pedro Longo. Teve um dia que acordamos 5 da manhã e fizemos uma caminhada até a praia da ribeira, deserto, uma ou duas pessoas fazendo o mesmo. Logicamente as praias nesse horário estavam vazias (Resende, Tiririca, Ribeira.) mas graças a Deus nada aconteceu. Por ser janeiro, estavam mais lotadas no decorrer do dia e decidimos ir para outras praias de Itacaré fora do centro urbano. Pesquisamos no google fomos para Jeribucaçu sozinhos! Uma boa caminhada até a praia… Estacionamos num local que cobrou 10,00 e seguimos a trilha a pé e sem guia, apenas com algumas orientações do dono do estacionamento, mas o lugar vale muito a pena!!! Fizemos a trilha da praia do Havaizinho tambem. Após ler esses comentários aqui percebi que arriscamos muito, mas não sabíamos de nada sobre esses assaltos… É uma pena, pq Itacaré é lindo demais para ficar a mercê da violência… Mas vamos tentar viver, é só não levar nada de valor material e sentimental para as trilhas, nem máquinas caras…

Fui agora msm em junho em lua de mel fiz a trilha das quatro praias e foi tudo muito bem graças a DEUS ( recomendo) .

Agradeço a todos pelos comentários atualizados sobre a segurança em Itacaré.

Estou planejando ir para Itacaré no próximo mês e acredito que será tranquilo se eu não me colocar em lugares de perigo (andar em ruas escuras a noite e fazer a trilha da Prainha sozinha). Entendo que está mais tranquilo do que quando essa mensagem foi postada e nos anos seguintes …

Tô vendo que vai ser uma viagem lindaaa !!!

Boa tarde, de 13 à 14 de janeiro de 2015 fui para Ihéus e passei os dias 14 e 15 em Itacaré, cheguei a tarde lá no dia 13/01/15, como não queria embora para Ilhéus no mesmo dia, resolvi fazer a trilha no dia 14/01/2015, pedi informações no Aloha Hostel onde passei uma noite e fui fazer /conhecer essa trilha até a Prainha que dura uns 40 minutos até chegar lá, por incrível que pareça, não me aconteceu nada de assaltos e outras coisas. No trajeto todo da trilha só haviam alguns vendedores de bebidas. Fui sozinho para lá. A noite também não tive problemas só havia uns caras estranhos, mas nada de ficarem me perseguindo para me assaltar inclusive naquele trecho que é quase escuro que eu tinha que passar para chegar até o Aloha Hostel tive sorte nestes três dias que fiquei por lá, conheci as praias numa boa. Foi sorte mesmo ou o policiamento aumentado e a criminalidade havia acabado naquele ano (2015).

Continuação…
Onde tiramos fotos incríveis em um redário em meio aos coqueiros!
Da praia de Jeribucaçu temo acesso a trilha que leva até a cachoeira da usina. Uma trilha beeem insana impossível de fazer desacompanhados de um guia. No nosso caso pagamos 20 reais para um molequinho que mora pelas redondezas nos levar até a cachoeira. Porém não recomendo que façam isso. Vou explicar o pq mais na frente. A trilha passa no meio do mangue com água até os joelhos, atravessa dois rios pela água e segue em mata bem fechada. Não é fácil! Mas a recompensa é demais. A cachoeira é linda e ficamos um bom tempo nos refrescando por lá. Voltamos pela mesma trilha até a praia e depois até o estacionamento, o menino/guia nos acompanhou até lá (pois o dinheiro estava no carro) mas quando chegamos no estacionamento o vigia nos chamou no canto e contou que demos sorte de não termos sido assaltados.. esses meninos guia fingem estar perdidos no meio da trilha se aproveitam para roubar coisas dos turistas… Graças a Deus não aconteceu nada com a gente.

O passeio para península de Marau é imperdível e optamos por ir com uma agência. Já que são 50km de estrada de terra em condições horríveis onde só 4×4 aguenta o tranco. O destino oferece psicinas naturais incríveis passeio pela bromélia gigante, lagoa azul e casa de doces. Pagamos 80,00 por pessoa. Pesquisem!!! A média de preço é 130,00… Mas encontramos esse lugar que fez a esse preço mais em conta.

Fora isso a praia da concha é extensa e calma. Boa para prática de stand up e ver o por do sol na ponta do xareu. Tiririca e Resende são lindas, mas o mar é mais agitado, boas para surf. Ribeira é uma delícia com o rio desembocando(no estilo de Jeribucaçu porém menor)

A rua Pedro longo é bem movimentada a noite e bons restaurantes para almoçar/jantar para todos os gostos e bolsos.

Enfim. É isso. No geral estou encantada com a cidade. Voltarei outras vezes com certeza!

Olá pessoal, estou a 1 semana (chegamos aqui dia 17/06) em Itacaré e já pude conhecer bastante coisa. Realmente rolam vários comentários sobre assaltos na trilha da prainha, inclusive dois dias atrás rolou uma tentativa de assalto lá. Tentativa porque a vitima entrou em confronto com o assaltante que não estava armado e no final acabou desistindo. Ainda não fiz essa trilha, mas irei fazer com certeza antes de ir embora. Eu e meu namorado fizemos amizade com alguns surfistas locais que irão nos acompanhar, visto que além do risco de assalto é preciso saber o caminho certo da trilha pois existem muitas bifurcações pelo caminho.
Optamos por fazer todos os passeios possíveis sem ter que pagar guias ou agências,e até agora está dando muito certo e estamos economizando bastante dinheiro. Mas é preciso se informar direitinho antes de se aventurar! Se você está de carro e tem disposição vão aí as minhas dicas:
A trilha das 4 praias (engenhoca, havaizinho, Gamboa e itacarezinho) custaria em média 70 reais por pessoa. Nós fomos de carro (16km de Itacaré sentido ilhéus) e pagamos apenas 5,00 pelo estacionamento na entrada da trilha da engenhoca, de onde se tem acesso a outras trilhas que levam para as outras 3 praias citadas acima. Chegando no itacarezinho saímos na altura do restaurante Itacarezinho e subimos até o asfalto por onde voltamos até o carro. Várias pessoas fazem esse trajeto, ou o trajeto contrário… Vale muito a pena. São as praias mais lindas!!!!!

Fizemos a trilha para praia de Jeribucaçu. São 4km de estrada de chão até um estacionamento pago r$10,00 onde há chuveiro, banheiros e venda de bebidas etc. Do estacionamento pegamos uma trilha de 900m até a praia. A praia é muito linda e agradável. O rio Jeribucaçu desemboca suavemente no mar e forma uma piscina natural deliciosa. Nessa praia existem barracas para comprar comidas (tapioca, peixe na brasa, açaí…) Matgeando a praia pela esquerda há uma trilha que leva até a praia do Arruda, um cantinho escondidinho muito lindo onde tiramos fotos incríveis. Vale a pena demais!!!

Acabei de voltar de lá, no dia 4 de maio de 2017, (quinta feira) fui assaltada entre a praia de Resende e Tiririca, na rua de asfalto (o perigo não está só nas trilhas), 10 horas da manhã em um lindo dia de sol, estava passando sozinha, o meliante saiu da mata, com rosto coberto por uma touca, e arma já sendo apontada na minha direção, me xingando: “passa a bolsa FDP”, fiquei em estado de choque, quase me deu um tiro na cabeça, mas pegou e subiu a mata de volta, não muita coisa de valor (ainda que tivesse), fiquei sem acreditar, mas a minha estadia só acabava 6 dias depois, decidi ficar e aproveitar o que de Itacaré tem de bonito, mas uma coisa é fato: marcou demais, conselho: aproveitem: mas evitem andar com coisas de valor, se levar celular, leve na cintura, evitem andar sozinhos, (principalmente sozinhas) PS: achei que era um caso único, fui o quinto caso naquela semana, mas o delegado e a policia estão agindo, já prenderam 3 “de menores” e ainda tinha mais para prender, assim espero, Itacaré não merece essa fase!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito