TripAdvisor lança site “brasileiro”

tripadvisorbr1

Ainda bem que a Sylvia está dés-có-né-qui-tada, porque ela ia surtar com essa notícia :mrgreen:

O TripAdvisor, o site número 1 em resenhas de viajantes, anunciou ontem — por Twitter, claro — o lançamento de sites em chinês, sueco, holandês… e português: é o Tripadvisor.com.br.

tripadvisorbr2

Na verdade, o que vem em português é a interface. As resenhas continuam, em sua maioria, em inglês. Mas o simples fato de o sistema ter ficado amigável deve fazer com que mais brasileiros (e portugueses) usem o site, aumentando a massa crítica (ops!) de comentários na língua de Camões, Machado e Seu Creysson.

tripadvisorbr3

Pentelhação: uma coisa que eu não gosto que seja em “português” são os preços. Para mim, preço na Europa precisa ser em euro, na Inglaterra em libras, e no resto do mundo em dólar. Sim, eu sei que com preços em reais fica mais fácil saber se eu “posso” — mas fica bem mais difícil avaliar se é bom negócio. Eu sei o que esperar de um hotel em Paris de 97 euros — mas não tenho a mínima idéia do que esperar de um hotel em Paris de 285 reais.

tripadvisorbr4

Outras vantagens do Tripadvisor versão brazuca: o link do Hotéis.com funciona direito (na versão internacional, o cliente era mandado para a home do site, e não para a página do hotel que estava querendo cotar). E descobri pelo menos um parceiro local, o Decolar.com.

Este blog espera que o site com.br do TripAdvisor dê um empurrãozinho à adesão da hotelaria (e da pousadaria…) brasileira ao unvierso das reservas online.

62 comentários

Ótima notícia, com certeza mais gente participará das resenhas. Tbm acho que existem algumas propagandas no meio das resenhas, mas mesmo assim elas ainda ajudam.

Abs

Obrigada Riq. Eu tinha lido no feriado os posts sobre a sua viagem do ano passado à Europa e percebi que esteve em Paris em julho, mas não vi nenhuma reclamação expressa sobre a época do ano. Mas sempre tem alguém que fala do calor e da superlotação da Europa no verão. De todo modo, acho que vou fixar a data de partida em 28/08 e assim pego a maior parte da viagem no mês de setembro (serão três semanas), e já estou compilando as dicas do blog para evitar filas e visitar os lugares mais bacanas. Um abração.

    A reclamação do calorão é suuuuperpertinente para Itália (centro e sul), Espanha e Grécia. Mas nessa Europa aí do norte… pfui! É bom ter ar condicionado para uma ou outra noite quente, mas os dias são perfeitamente suportáveis ao ar livre.

    É verdade. Pode ser muito quente, mas ainda assim é beeeem melhor que muito frio… Estive na Espanha ano passado em pleno agosto e é verdade que estava muito quente. Principalmente em Córdoba! Mas comparando com a viagem pra NY no ano novo (roubada)é o céu! Definitivamente inverno não! rs

O problema das cotações em reais não é saber se “posso”, mas constatar que “não posso”. Nunca converto. E sempre deu certo :mrgreen:

Olááá Riq, tudo bem?!
Eu queria muito saber qual é o site do Zé-Jet…acompanho as dicas de vcs desde do blog no viajeaqui…e agora tô curiosa pra conhecer mais dicas do Zé tb…hehehe
Passa pra mim, Riq, por favor?!
Mais uma vez, muito obrigada!!!!

    Adri, o site do Zé tá fechado. Virou fotoblog.

    Ele atualmente está em altas missões ciberespaciais. Suspeita-se o envolvimento das Organizações da Bóia.

A notícia é muito boa, mas também odeio ver os preços em reais, pois você não sabe qual a taxa o site está usando naquele momento. Deveria ser igual ao booking.com, onde o conteúdo já é em português, inclusive os comentários de brasileiros e portugueses, mas os precos continuam em euros ou dólares.

Excelente, Guilherme. Dar essa opção satisfaz todo mundo — o turista mais experimentado, que já calibrou os preços em moeda estrangeira, e o de primeira viagem, que tem os preços “em português” na cabeça 😎

Olá, Ricardo, tudo bom?

Sou um dos fundadores do Mundi, um buscador de viagens brasileiro lançado ano passado. Fazemos pesquisa de preços de hotéis e passagens aéreas em várias agências e cias. nacionais e internacionais em tempo real e mostramos os resultados para o usuário que escolhe onde reservar. Atualmente temos mais de 150 mil hotéis em todo mundo na busca, sendo 15.000 apenas no Brasil.

Realmente as reservas online em nosso país ainda precisam de adesão mas a notícia boa é que já crescem e muito rápido. Temos acompanhado isso de perto no Mundi e as agências que pesquisamos já ofertam alguns milhares de opções de hospedagem no Brasil, de hotéis 5 estrelas a albergues, sem esquecer das pousadas.

Pelo seu post e comentários percebemos que muitas pessoas gostam de ver as tarifas em moedas estrangeiras. Baseado nisso faremos uma mudança no Mundi para que o usuário possa escolher a moeda de sua preferência na página de resultados.

Um abraço,
Guilherme Pacheco

Riq, queridíssimo guru,
finalmente voltei à civilização e tive tempo de conhecer a casa nova, que pelo visto está animadésima!!!! É isso aí, “por onde for, quero ser seu par”! Beijos da eterna tiete, Dri.

Olá a todos. Aproveitando que a pesquisa de exemplo do Riq no Trip Advisor foi para Paris, gostaria de saber a opinião de quem puder me ajudar, se ir para Paris em agosto (a partir do dia 20) é uma boa ou ainda está muito lotado, e também com relação ao clima. Ah, antes que me critiquem e me mandem procurar no blog, esclareço que já fiz a pesquisa nos posts e não cheguei a uma conclusão… O perguntódromo da fase do Viaje Aqui vai continuar nessa nova versão? Desde já agradeço.

    Kristen, estive em Paris em julho, também receoso quanto ao climão da cidade.

    Adorei. Os dias quentíssimos foram bem poucos, caminhar pela cidade era agradabilíssimo.

    Todos os museus abertos, comércio também.

    Em agosto o que deve acontecer é que a cidade fica um pouco mais vazia de franceses, e alguns restaurantes ou lojas metidos dão férias coletivas.

    Mas não acredito que isso prejudique a experiência do visitante, não. Se você me perguntar — agosto ou inverno? Eu iria em agosto.

    Em agosto, é claro! Tem gente q tm medo do verão… mas na Europa o astral é muito melhor! Os dias são mais longos, há eventos por toda parte. As cidades “acontecem”. Tô com vc, Riq. Beijos

Riq, acho q esse post suscita tbm uma antiga discussão (se é q já não houve por aqui…) sobre o qto as resenhas do TripAdvisor são resenhas mesmo (de pessoas “comuns” q foram ao lugar) ou de propaganda disfarçada feita por algum funcionário (ou dono) de hotel, passeios e afins… principalmente em destinos mais obscuros/menos visitados.

Particularmente, acho q há de se ter bom senso pra tudo. É claro q há os q farão propaganda de seu negócio disfarçados de “consumidores”. Mas isso de maneira alguma estraga o resultado final do site, que é imensamente positivo. Há uma certa auto-regulação geral, meio como na Wikipedia, que termina por neutralizar tentativas individuais de propaganda.

    Tudo é possível, porém eu recebi formulários de avaliação do Venere após minha estadia estar encerrada.
    Acredito que não seja falso, ou pelo menos, não tudo.

    Tanto o Venere quanto o Booking e o Hostelworld são mais “quentes”, nesse sentido, do que o TripAdvisor. Neles só quem dá nota são as pessoas que reservaram pelos sites e comprovadamente se hospedaram; é uma avaliação pós-venda. Já o TripAdvisor é mais permeável a fraudes, porque qualquer pessoa que tenha um perfil pode comentar sobre qualquer hotel.

    Nao sabia que era assim…que nesses sites só fazem comentários quem realmente reservou pelo site…bom saber…isso dá uma credibilidade maior.
    Eu sempre via primeiro o tripadvisor…mas depois comecei a gostar mais dos comentários nos hostelworld…principalmente quando tem muitos…sei que quem se hospeda em hostel é mais tolerante que em hotéis também.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito