Turquia: a viagem desempacotada da Ilka

Capadócia

A Ilka acaba de voltar de uma viagem à Turquia que conseguiu planejar de forma independente, fazendo pesquisas e reservas pela Internet. Em retribuição, deixou pra gente um relato ótimo, com dicas encorajadoras para outros viajantes desempacotados. Diga lá, Ilka:

Acabo de voltar da Turquia e simplesmente amei o país. Por todo o lado onde andei vi coisas maravilhosas. Uma verdadeira viagem sensorial.

Avião, hotel e carro pela internet

Estava em um grupo de cinco adultos e fizemos tudo na base do “freelance”. Compramos passagens de avião, hotéis e alugamos carros aqui pela internet e tudo correu muito bem, graças às dicas que colhemos através de blogs, especialmente as dicas da Carla Tolosa aqui no VnV.

Dirigir na Turquia

Não é preciso ter receio de dirigir por lá: as estradas são ótimas. Só se deve ter atenção aos limites de velocidade (fui multada): 90 km/h nas estradas com duas pistas e canteiro central, e 70 km nas de mão dupla, com atenção às placas de velocidade reduzida. Eu, mulher, dirigindo uma van! Mas levem um GPS com mapa da Turquia. Um investimento essencial para quem gosta de viajar pelo mundo.

Passeio de balão

Passeio de balão? Melhor negociar lá mesmo, na hora. Conseguimos fazer por 100 euros por pessoa numa grande empresa, Anatolian Balloons – creio que porque estávamos num gruo de cinco. Junte-se com com outras pessoas do hotel para poder barganhar, mas comprem nas próprias agências de balão; senão, o hotel ganha uma comissão e lá vai seu desconto!

Que moeda levar

Não levamos dinheiro turco. Liberamos as contas bancárias daqui para saques lá. Sai em moeda local. Nem todos os lugares aceitam euros.

Estas são minhas dicas fresquinhas de viagem. Obrigada, uma abraço e boa viagem.

Nós que agradecemos, Ilka!

E você? Tem dicas desempacotadas pra Turquia? Deixe na caixa de comentários!

Leia também:

66 comentários

Olá! Estou planejando viajar à Turquia no final/começo do ano, com minha mãe. Mas queria combinar com outros países, de preferência Espanha e França (mas estamos abertas a qualquer sugestão!). No total, são 20 dias. Na volta da Turquia pretendo passar ainda mais 5 dias em Lisboa. Alguém tem sugestão de roteiro? Precisaria ir de avião sempre de um lugar a outro, não?
Beijos!

sempre que viajo consulto o site e posso afirmar que as dicas valeram a pena! É a primeira vez que posto aqui.Decidi em cima da hora viajar para a Turquia, moro em Curitiba e combinei de encontrar com mais duas amigas, que já estarão na Europa, na Turquia. Irei com outra amiga,e apesarr desempre viajarmos de forma independente, desta vez faremos um pacote (destes tradicionais)destes de 7 dias, porque temos pouco tempo. Mas em Istambul, teremos 5 dias.É muito tempo? A maioria das pessoas tem dito que quatro dias é ideal, alguém sugere algum passeio curto pelos arredores, alguma cidade vizinha? Algo diferente do convencional para fazer?

    Olá, Clarice! Quanto mais dias, melhor. Você arranjará o que fazer na cidade mesmo, não se preocupe.

Aproveitando para deixar algumas impressões:

Em Istambul, fiquei nos hotéis Erboy e na volta da Capadócia, o Sude Konak. Diárias para apartamento triplo de EUR 100,00. Recomendo ambos os hotéis. Com a ressalva que o café da manhã do Sude Konak é bem melhor e o fato que são 3 camas de solteiro e não uma de casal, uma de solteiro e um sofá-cama. Os hotéis são praticamente vizinhos. A localização é muito boa. Fizemos a parte histórica toda a pé. Há uma “estação” do tram próxima, caso queira voltar de tram depois de andar o enorme calçadão da Istlikal Cadessi.

De restaurantes, sempre almoçávamos ou jantávamos no restaurante Ozler. Bons preços e comida saborosa.

Muitos falam do Grand Bazaar mas achamos os preços melhores nas ruas. O assédio no Grand Bazaar é muito grande. Os vendedores tem um faro muito apurado para detectar a nacionalidade das pessoas.

Quanto às mulheres, estejam atentas. Lemos na internet e verificamos que alguns homens desrespeitosos aproveitam para esbarrar em você de um jeito que acabam passando o braço em seus seios.

Cinco dias inteiros é um bom número para conhecer Istambul com calma.

Eu fiz um pacote para o interior da Turquia. Não por vontade minha. Não foi uma experiência ruim mas eu acho que independente você tem mais liberdade de escolha.

Em Selçuk, não conhecemos a Basílica de São João.

Quem pretende fazer o bate-volta de Kusadaki para Pamukkale, é melhor repensar. É muito puxado: três horas de viagem. Geralmente os tours chegam próximo a hora do almoço e só depois o grupo parte para Pamukkale e Hierápolis. Em pleno sol de meio-dia. E saem de lá às 16:00.

Nós abandonamos o grupo e resolvemos ficar por ali nas piscinas travertinas. Opinião pessoal, mas achei a piscina de Cleópatra um pouco “fake”.

A Capadócia é muito diferente! Ficamos duas noites em Goreme. Se tivesse que fazer tudo novamente, ficaria mais uma noite. Nós fizemos os tours verde e vermelho. O tour verde é bem mais interessante. O que eu gostei foi conhecer a cidade subterrânea de Derinkuyu e o Monastério de Selime. O tour vermelhor contempla o Museu Aberto de Goreme mas tudo de forma muito rápida. Um dia a mais seria para conhecer o Museu com mais calma, alugar um áudio guide e fazer tudo a meu tempo.

Se estiver planejando o roteiro pelo interior, deixe para conhecer a Capadócia por último. O passeio de balão é sim para fechar a viagem com chave de ouro. Fiz questão disso e não me arrependo. Saímos de lá muito felizes!

Ah, Istambul foi a primeira cidade que conheci que o cÂmbio no aeroporto estava muito mais vantajoso do que na cidade.

Ótima dica para o passeio de balão, vou seguir a risca. Esou em Istambul nesse momento!! E eu muitos, muitos turistas de todas as partes do mundo. Tudo muito tranquilo e organizado mesmo com a multidão :-)! Confesso que esperava mais brasileiros porque tenho lido que a Turquia está na moda no Brasil mas por enquanto vi/ouvi poucos!
Coloquei no link abaixo todo o planejamento que fiz para esse viagem, 100% fai da te, como se na Itália.
https://planejandoaviagem.wordpress.com/2012/07/12/planejamento-da-viagem-a-turquia/.

    Michele,

    Ao contrário de você, o que mais encontramos por Istambul foi brasileiros! Em todos os pontos turísticos. Fiquei impressionada. Estive pela Turquia este mês de junho.

Obrigada pelas respostas “Bóia” e Rafael! Acabo de viver a finalização da Pluna em Montevideo, foi um transtorno… quero a próxima viagem mais sossegada! rs… Vcs me animaram! Obrigada!

Alguém já voou pela Turkish e/ou tem algum tipo de informação sobre os serviços da companhia? Obrigada

    Olá, Luciana! É uma ótima companhia. Pertence à Star Alliance, como TAM, Lufthansa, Singapore, Thai.

Muito legal essas dicas! Estava planejando com meu marido uma viagem para Turquia esse ano mas ficamos inseguros com a situação dos conflitos envolvendo a Síria. O que vcs acham? Receberam alguma recomendação especial por lá? Não dominamos o inglês será que é melhor optar pelo pacote turístico? Obrigada.

    Olá, Beatriz! A situação da Síria não influi em nadinha na Turquia. Sem falar inglês, talvez seja melhor ir empacotada sim.

    Oi Beatriz, voltei de lá há uma semana, inclusive estava lá quando o governo sírio derrubou um jato das forças da Turquia. Só vi na TV mesmo, a Turquia é um país totalmente pacífico, não é radical com relação à religião e eles estão lá, abertos para os visitantes do mundo todo. Você vai se surpreender ao ver como eles são preparados para o turismo, não é à toa que são o sexto destino mais visitado do planeta. Simplesmente incrível! Abraços

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito