Últimas do vulcão: BsAs e Sul abertos; Bariloche pode reabrir dia 16

Vulcão Puyehue

Vulcão ou gangorra? Nos últimos dias, o Puyehue tem insistido no mesmo padrão: uma notícia boa, outra ruim, outra boa. Quando você já começa a esperar pelo melhor, vem uma paulada. E quando você desiste de ter alguma esperança, aparece uma luz.

A safra desta sexta-feira à tarde é a melhor possível. Todos os aeroportos que fecharam ontem pela manhã já estão reabertos — os dois de Buenos Aires, Montevidéu, Santiago, Assunção, e todos os do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.


A Aerolíneas Argentinas já fala inclusive em retomar os vôos para a Patagônia e Terra do Fogo — El Calafate, Trelew, Río Gallegos e Ushuaia seriam “reprogramados nas próximas horas, conforme condições meteorológicas”, diz a cia. em comunicado em português publicado no seu site.

O mesmo comunicado traz uma notícia alentadora: os aeroportos de Bariloche e Chapelco permanecerão fechados até dia 15 (a data anterior era dia 20). O que significa que talvez abram dia 16…

Acompanhemos.

PLANO B, A MISSÃO

Muita gente pede opiniões sobre cancelamentos e sugestões de plano B nas caixas de comentário. Acho que a primeira coisa a ser levada em consideração, dadas as inúmeras reviravoltas desta novela, é o quanto você está disposto a se estressar com o desenrolar da coisa. Os jornais de hoje dizem que a atividade do vulcão está diminuindo, mas oficialmente o Puyehue ainda não deu boa noite e disse que vai dormir. É provável que os que insistam acabem recompensados com Bariloche sem a lotação de outros julhos — mas não dá pra garantir que não se arrependam.

Corpus Christi em Buenos Aires. Se (se…) não houver mais atividade vulcânica nem nuvens de cinzas vulcânicas perambulando por aí, o feriado vai ser tranqüilo. A confusão de reacomodação dos passageiros que não voaram deve durar alguns dias, mas não chega até a sua viagem. Só cancele se estiver de saco muito cheio desse abre-fecha de aeroportos.

– Junho em Bariloche. Mesmo que o aeroporto reabra mesmo dia 16, será que a cidade já vai estar pronta para receber os turistas? A paisagem terá se recuperado, ou ainda haverá cinzas acumuladas nas margens dos lagos? A chuva terá parado de transformar as cinzas em lodaçal? As pistas estarão branquinhas?  São muitas as questões, e ter o trabalhão de chegar a Bariloche para não encontrar o lugar do jeito que você imagina pode ser pior do que adiar a viagem para o ano que vem.

Planos B: Gramado (ambiente alpino sem neve), Santiago (neve sem ambiente alpino mas com estrutura de metrópole), Ushuaia (neve sem ambiente alpino nem estrutura de metrópole, mas com bichos), Mendoza (neve a uma hora e meia).

– Julho no Chile. Santiago e Portillo não foram afetadas pelas cinzas; os transtornos se restringiram ao tráfego aéreo. Só há motivos para cancelar se você realmente não quer correr o risco de um fechamento de aeroportos justo no dia da sua viagem. Ainda assim, não custa monitorar a situação por mais uma semana…

– Julho em Bariloche. Ainda faltam vinte dias para as férias. Eu consultaria as condições de cancelamento e, se fosse possível, daria mais um tempinho para ver como as coisas ficam — com especial atenção nos relatos sobre a paisagem e as pistas de esqui. Na melhorzíssima das hipóteses, a recompensa ao sangue-frio seria um julho atipicamente tranqüilo em Brasiloche. Mas também pode ser apenas mais um pollyanismo da minha parte.

Planos B: Gramado (ambiente alpino sem neve), Santiago (neve sem ambiente alpino mas com estrutura de metrópole), Ushuaia (neve sem ambiente alpino nem estrutura de metrópole, mas com bichos), Mendoza (neve a uma hora e meia).

E você? Está de viagem marcada para Buenos Aires, Bariloche ou Chile? O que está passando pela sua cabeça? Tomou alguma providência? Conta pra gente!

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


52 comentários

Viajo dia 22 para Bariloche. Estava com esperanças de que não caísse mais cinzas. Depois das notícias mais atuais, Bariloche esta subindo no telhado. Hoje no Fantástico terá uma reportagem sobre as cinzas. Imagino que o foco da reportagem seja Bariloche. Vou dar uma olhada. Mas meu plano B está firme e forte (sugestão do viaje na viagem). Estou disposto até mesmo a pagar a multa de remarcação da Aerolíneas, essa expectativa é insuportável.

Olá estou de viagem marcada para barriloche em 25 de julho será que realmente estara tudo OK por lá ? estou na duvida da viagem…

Estou com um embrulho marcado dia 16 para cinzaloche, pela cvc, ela insiste em manter a viagem, apesar de todas as informações da midia, aquela a frase do Silvio, faz jus TUDO POR DINHeiro, tentei cancelar por conta mas era tanta multa que resolvi desistir.
Agora fazem este terrorismo psicologico de manter algo que voce não sabe o que vai encontrar, senco que o cancelamento ate a total normalização seria viável, mesmo porque a compra do embrulho foi para lazer não para negócios em cinzasloche
Pelo menos vou ficar sabendo comp ficarei após minha cremação

    Oi Douglas! Eu tinha um pacote para os lagos andinos com a cvc para hoje dia 12 de junho que foi cancelado pela propria agencia sem problemas ou seja não tivemos nenhuma multa. Ela nos deu uma carta de credito no valor pago para irmos para outro lugar ou então transferir a data da viagem. Como não tinhamos previsto a gravidade do problema remarcamos para 4 de setembro. Já estou até em dúvida, acho que devia ir para outro lugar!
    Mas não se preocupe muito provavelmente a CVC vai resolver seu problema, pois o aeroporto de Bariloche vai ficar fechado até dia 21

Prezados companheiros de apreensão, compartilho com vcs a preocupação com os últimos acontecimentos. Planejar uma viagem é muito gostoso: selecionar os passeios, os restaurantes, as comprinhas, realmente temos uma pré-viagem, não? A expectativa cresce a cada dia de ver chegar logo a data do embarque, mas, eis que um vulcãozinho resolve dar o ar da sua graça e aí… pois é, não me tornarei repetitiva. Acho fantástico o Blog da Bóia, coerente e muito atencioso conosco, viajantes mais do que ansiosos, somos todos viajantes desejosos de realizarem um sonho!
Minha programação para Puerto Varas e Bariloche será definida essa semana. O que sei até agora: a estrada P. Varas a Bariloche está fechada, choveu muito na 6ª feira em Bariloche, o governo de Bariloche está empenhado em preparar a cidade para 21/06, abertura do inverno.Tenho buscado informações nesse Blog e em jornais locais através desse site: http://jornais.prensamundo.com/e-argentina-jornais-rio-negro.htm
, lá pesco notícias atualizadas.
Desejo a todos boa sorte! Viagem é para se distrair e não se estressar. Valeu galera!

Fiz uma boa troca. Dia17 ia para bariloche. Agora vou dia 19, para Punta Cana, Caribe, mergulhar com tubarões e dançar Merengue.

Otra nevada sobre el cerro Catedral

La nieve llegó a las laderas del cerro Catedral con más de 25 centímetros en la parte superior de la montaña y 5 centímetros en la base y pronósticos de más nevadas para los próximos días.

La fecha prevista de apertura invernal es el 17 de junio y desde el Cerro Catedral se está trabajando con ahínco para que los visitantes puedan disfrutar de esta temporada.

Afortunadamente, las cenizas del volcán Puyehue no han afectado la nieve precipitada. Poco a poco la montaña se va preparando y los turistas y residentes esperan ansiosos el comienzo del invierno.

Oi Riq ou Bóia, ainda não sei direito! Estou ansiosa por suas novas descobertas sobre bariloche. Vi q as autoridades locais estão clamando a população para recuperarem a cidade até a temporada do inverno. E já está nevando por lá. Estaria tudo perfeito se não fosse os acontecimntos do vulcão. Ainda não resolvi se fico ou se eu vá.

Olá,

Tenho viagem marcada para Bariloche dia 22 de junho. Posso ser obrigado a seguir um plano B, por isso pergunto: O que exatamente quer dizer “Mendoza uma hora e meia e neve”? Vou exeplicar… Meu peso atual não me permite maiores aventuras na neve, portanto não quero esquiar, quero ver neve, brincar um pouco, comer e beber bem (isso é muito importante). Um bom hotel tb é importante. Se puder mudar para Mendoza ou Ushuaia, lá seria um grande avanço. Essas duas cidades oferecem boa estrutura e neve?

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.