Uruguai: dáme un y medio

Conta em Colonia: aceitam-se três moedas
Conta em Colonia: aceitam-se três moedas

É fácil pagar a conta em dólar no Uruguai. Quase todo lugar aceita, e todo mundo tem a cotação na ponta da língua. Quando fui pagar um lanche em Colonia (tinha trocado pouquinho dinheiro, e gasto quase tudo na rodoviária comprando passagem de ônibus), a moça me avisou: “a cotação do dólar não está boa, o peso valorizou 20% ultimamente”.

Esta é a principal diferença entre o custo de viagem no Uruguai e na Argentina. O peso uruguaio — assim como o real, o euro e quase todas as moedas do mundo — está se valorizando frente ao dólar. O peso argentino é uma das únicas moedas que continuam ladeira abaixo. Por isso as coisas parecem grátis na Argentina.

Encontrei o dólar valendo 21 uruguaios (mas 20 nas casas de câmbio e nos estabelecimentos e o real valendo 12 (mas entre 10,50 e 11 nas casas de câmbio e estabelecimentos). O que é exatamente a mesma cotação de um ano e 10 meses atrás, quando estive em Punta.

Os preços, por isso, não estão aquele dáme dos de Buenos Aires; no Uruguai estão no máximo dáme un y medio. Quem mora em São Paulo vai achar que os preços são bons — desde que não tenha passado pela Argentina.

Alguns preços:

Táxi: é quase tão barato quanto na Argentina. A maioria das corridas entre Pocitos e vários pontos do Centro (da Ciudad Vieja à feira Tristán Narvaja) custou 90 uruguaios, ou pouco mais de 8 reais na cotação “da rua” de 11 pesos por real.

Entrecôte no bar Tranquilo, um restaurante não caro: 175 uruguaios (16 reais)

Prato de massa no Tabaré, restaurante mais metido: 280 uruguaios (25 reais)

Uvita (shot de vermute) no Baar Fun Fun: 35 uruguaios (3 reais)

Café expresso no shopping Punta Carretas: 36 uruguaios (3,20 reais)

Passagem de ônibus Colonia-Carmelo, 1h de viagem: 78 uruguaios (7 reais)

Passagem de ônibus Carmelo-Montevidéu, 3h30 de viagem: 235 uruguaios (20 reais)

Quanto às compras, deixe para fazer na Argentina…

70 comentários

Fala Ricardo,

Gostaria de saber bons lugares p se comprar vinho no Uruguai.

Obrigado,

Gustavo

    Gustavo, os dois principais shoppings de Montevidéu têm boas lojas de vinho. Mas, depois de algumas compras e experiências, na minha opinião o melhor lugar é no supermercado que fica dentro do shopping Punta Carretas. Ótima diversidade de vinhos de todos os tipos, padrões, uvas etc. Lá você encontrará uma diversidade bem superior à das lojas. Bom para quem busca quer vinhos top, quer vinhos simples. Os vinhos são bem acondicionados e os preços são os melhores. O atendimento no caixa é muito bom: protegem as garrafas, perguntam se você quer uma caixa para ajudar a transportar para o Brasil etc.

    o Duty Free do Aeroporto tem bons vinhos com preço bons e embalagens excelentes para carregá-los. Já me metendo sugiro:
    O Albariño e o Tannat A6 ou B6 ambos da Bouza são minhas sugestões.

    Boa Viagens e bons Vinhos!!!

    ola gust
    una pergunta, gracias!! os dutyfrees de carrasco e aeroparque sao interessantes, similares?? algo a considerar para compras brasucas??

Gostaria de sites de supermercados em Montevideo e em Buenos Aires.Dizem que comprar vinhos bons em supermercados pode ser bem mais barato.

    aproveitando, desculpem pelo desconhecimento, mas com qtas garrafas podemos voltar para o brasil sem que role dor de cabeca?? algo a observar? grato!

Agora em março, muitas lojas estavam realizando a liquidação de verão e nessas lojas as roupas femininas estavam muito baratas!

Olá Ricardo,

Estou pretendendo fazer uma viagem de carro pelo uruguay, com meu marido e meu filho. A idéia seria pegar um voo Brasília/ Montevideu. Fariamos em 10 ou 12 dias. Gostaria de saber o preço da diária de uma carro e saber se julho é uma época boa para viajar de carro por lá.

Obrigada,

    Olá, Milena! Dá pra conseguir por 50 dólares a diária. Mas o Comandante alerta que faz muito frio e Punta é mortinha da silva nesta época. Ele faria diferente: ficaria por Montevidéu, pegaria um ônibus a Colônia, ficaria lá uma noite, atravessaria a Buenos Aires e voltaria de lá.

Ricardo, gosto mto das suas dicas.
Pretendo viajar em outubro/2011, com o seguinte roteiro.Vou detalhar e espero de você dicas para o maior sucesso da viagem.
Recife – Montevidéo (trecho aéreo)
– Qual a dica de hotel com boa localização e bom preço? Vou viajar sozinha e tenho 66 anos de juventude e independência.
– Pretendo fazer um city tour na capital e pegar uma excursão até Punta Deleste com o objetivo maior: assistir o por-do-sol na Casapueblo e voltar para Montevidéo.Quanto gastarei, especifique cada ítem.
– Quantos dias vc recomenda para permanecer aí? Se possível, me indique pontos que não devo deixar de visitar.
– De volta a Montevidéo, viajarei para Buenos Aires no Barco que demora 03hs.Quanto custa e qual o melhor? Do táxi até o embarque existe alguém para me ajudar carregar minha mala?
– Você me recomenda hospedagem em Buenos Aires, no Hotel Mundial ou sabe de algum similar com boa localização também.
– Em Buenos Aires, passarei uns 12 a 15 dias.
Aguardo resposta por email e desde já lhe agradeço.
abçs, vera

Fabio, estive em montevideo em junho/10 e te digo pra comprar os pesos aqui. Esqueça o dolar. No uruguai a base é R$ 1,00 igual a 10 pesos. Pode variar mas na média é isso.
E quando chegar talvez tenha alguns “carregadores” esperando. Vão pegar sua mala e andar 50 metros e te colocar no taxi. Por gorjeta. Não vão te roubar mas são chatos.

Olá Ricardo
Estarei chegando em mvd quarta por volta das 23:30
Indo de taxi até o Ermitage posso pagar em dollar ou é melhor trocar no aeroporto se estiver aberto?
Voltarei no domingo de manhã, pelo que li 3 dias da para conhecer bem, não?
Qual a cotação atual?
Grato

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito