O melhor lugar do exterior para usar cartão de crédito: Uruguai 1

O melhor lugar do exterior para usar cartão de crédito: Uruguai


A informação deste post continua correta. De todo modo, leia as informações mais atualizadas:

Tô aí nessas carnes

Colaborou | Mariana Amaral

Desde o último aumento do IOF, levar dinheiro vivo para o exterior virou a opção preferencial de muitos turistas.

É o momento de lembrar que existe um país em que continua vantajoso usar o cartão de crédito (e o cartão o pré-pago também).

Falo do Uruguai. Desde o verão 2012-2013 o país de Mujica dá uma mãozinha aos turistas estrangeiros, devolvendo o IVA (o ICMs deles) em todas as despesas feitas com cartão de crédito ou débito internacional em serviços turísticos: restaurantes, bares, passeios.

E não é coisa pouca: dos 20% do IVA, o Uruguai devolve na hora 18,5% (a diferença de 1,5% é para gastos administrativos).

Extrato do cartão de crédito

[Tá no extrato: gastou, devolveu na hora]

Esses 18,5% são quase o triplo dos 6,38% que o Mantega cobra da gente nos gastos com cartão de crédito ou na compra de moeda para carregar cartão pré-pago.

E se você leva dinheiro vivo (reais, dólares), que não pagam IOF no Brasil, acaba pagando 12% mais caro do que quem usar cartão de crédito ou pré-pago…

Mas atenção: a mamata NÃO VALE para pagamentos em hotel, porque uma medida recente do governo Mujica simplesmente isentou os turistas de pagamento de IVA. Ou seja: pagando seu hotel com cartão de crédito ou pré-pago os 6,38% de IOF não serão compensados por nenhum abatimento.

O que fazer? Bom, você pode se comunicar com o hotel e perguntar quais moedas são aceitas no pagamento, e qual a cotação oferecida. Veja se a cotação é boa aqui e decida se vale a pena levar dólares ou reais vivos para acertar a conta (se valer a pena, eu acertaria no check-in, para não ficar com dinheiro vivo na mão).

Caso o hotel só aceite pesos e você tiver que trocar seus reais ou dólares na casa de câmbio lá no Uruguai, tenha em mente que você vai pagar uma comissão de cerca de 5%, que vai dar quase os 6,38% do IOF dos cartões.

E as compras? As compras tampouco se enquadram no reembolso automático. Só há reembolso para compras feitas em lojas com o selo tax-free. Nesse caso, é preciso sair da loja com a papelada preenchida e apresentar num posto de reembolso do aeroporto ou do porto, antes de fazer o check-in (no aeroporto) ou embarcar (no porto).

Buen viaje!

Leia mais:

103 comentários

Que boa notícia. Cheguei ontem do Uruguai (23/1). Agora é esperar a fatura do cartão.

Ótima lembrança desse diferencial. Consegui já essa reduçao em alguns restaurantes e compras na fronteira, em Rivera!

A devolução de IVA vale também para aluguel de carro. Estive em Montevideu em Dezembro, paguei o aluguel do carro no cartão de crédito e na fatura veio o valor descontado o IVA. Muito bom!

Estive no Uruguai em maio no ano passado, e paguei as contas de restaurante e um passeio no cartão. O IVA foi devolvido como estorno na fatura.
Pelo percentual, compensou e muito o IOF!

Olá, e na travessia de Colônia para Buenos Aires, via Ferry Buquebus, eles também devolvem o IVA se eu pagar com cartão de crédito?

Entendi… Obrigada. Estou indo para Punta del Este e Montevidéu dia 11/02/2014 e a informação veio em excelente hora!

A informação é muito boa, mas como nem tudo é perfeito, tenho uma má notícia pra quem pretende ir ao Uruguai. Estive no país em outubro de 2013. Em cidades como Montevideo e Colônia de Sacramento vc terá dificuldades pra usar o cartão, tanto de débito quanto crédito. Deixei de comer em alguns restaurantes recomendados simplesmente pq não aceitavam nenhum tipo de cartão, sò dinheiro vivo, que atraso!

    Celi, estou no Uruguai, passei por colonia (1 dia), Montevideu (3 dias) e neste momento estou em Punta Del Este. Em todos estes lugares utilizei o cartao e nao tive nenhum problema, inclusive para o retorno do IVA. Nao usei ainda para o Tax Free, mas pretendo utilizar ainda.

Como devolve na hora? Na hora da compra efetivamente ou tem que preencher formulário e é devolvido no aeroporto, como o tax free na Europa?

    Olá, Candida! O ressarcimento automático é para gastos em serviços. Para compras, é preciso comprar em lojas conveniadas tax-free, preencher a papelada e apresentar na aduana na saída.

Estou aqui no Uruguai agora e a notícia é ótima, pois os preços estão bem salgados…

Mas como pedimos a devolução desse valor? Nos próprios estabelecimentos ou na saída do país, depois? Já usei o cartão aqui algumas vezes e, certamente porque não mencionei que era turista, nada aconteceu. Obrigada!!!

    Olá, Lilian! A restituição no cartão é automática. Consulte seu extrato, os gastos feitos em restaurantes e serviços turísticos terão 18,5% de estorno, conforme o exemplo que incluímos no post.

    Para obter a restituição de IVA em compras, é preciso fazer compras em lojas conveniadas, preencher a papelada e apresentar na aduana na volta.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.