O melhor lugar do exterior para usar cartão de crédito: Uruguai 1

O melhor lugar do exterior para usar cartão de crédito: Uruguai


A informação deste post continua correta. De todo modo, leia as informações mais atualizadas:

Tô aí nessas carnes

Colaborou | Mariana Amaral

Desde o último aumento do IOF, levar dinheiro vivo para o exterior virou a opção preferencial de muitos turistas.

É o momento de lembrar que existe um país em que continua vantajoso usar o cartão de crédito (e o cartão o pré-pago também).

Falo do Uruguai. Desde o verão 2012-2013 o país de Mujica dá uma mãozinha aos turistas estrangeiros, devolvendo o IVA (o ICMs deles) em todas as despesas feitas com cartão de crédito ou débito internacional em serviços turísticos: restaurantes, bares, passeios.

E não é coisa pouca: dos 20% do IVA, o Uruguai devolve na hora 18,5% (a diferença de 1,5% é para gastos administrativos).

Extrato do cartão de crédito

[Tá no extrato: gastou, devolveu na hora]

Esses 18,5% são quase o triplo dos 6,38% que o Mantega cobra da gente nos gastos com cartão de crédito ou na compra de moeda para carregar cartão pré-pago.

E se você leva dinheiro vivo (reais, dólares), que não pagam IOF no Brasil, acaba pagando 12% mais caro do que quem usar cartão de crédito ou pré-pago…

Mas atenção: a mamata NÃO VALE para pagamentos em hotel, porque uma medida recente do governo Mujica simplesmente isentou os turistas de pagamento de IVA. Ou seja: pagando seu hotel com cartão de crédito ou pré-pago os 6,38% de IOF não serão compensados por nenhum abatimento.

O que fazer? Bom, você pode se comunicar com o hotel e perguntar quais moedas são aceitas no pagamento, e qual a cotação oferecida. Veja se a cotação é boa aqui e decida se vale a pena levar dólares ou reais vivos para acertar a conta (se valer a pena, eu acertaria no check-in, para não ficar com dinheiro vivo na mão).

Caso o hotel só aceite pesos e você tiver que trocar seus reais ou dólares na casa de câmbio lá no Uruguai, tenha em mente que você vai pagar uma comissão de cerca de 5%, que vai dar quase os 6,38% do IOF dos cartões.

E as compras? As compras tampouco se enquadram no reembolso automático. Só há reembolso para compras feitas em lojas com o selo tax-free. Nesse caso, é preciso sair da loja com a papelada preenchida e apresentar num posto de reembolso do aeroporto ou do porto, antes de fazer o check-in (no aeroporto) ou embarcar (no porto).

Buen viaje!

Leia mais:

103 comentários

Voltei da Europa em janeiro e compensou muito usar o cartão de crédito, especialmente na Inglaterra. Mesmo com as taxas, o valor na fatura ficou bem melhor que o pago em casa de câmbio aqui no Brasil. Além disso, acuumulei milhas.

Li aqui no VnV que em Montevidéu “tudo fecha” no carnaval, mas estou com viagem marcada pra lá justamente no carnaval….,posso ter esperanças de me divertir de algum jeito? Como?

    Olá, Elizabeth! O Mercado del Puerto estará aberto. Dê uma escapada a Punta del Este.

Ricardo,

Então a dica é pagamentos de pequenas compras em dinheiro, certo! Posso utilizar reais ou é melhor pesos uruguaios, qual a sua dica.

Grato

    Olá, Cesar! Fora de Punta del Este, nem todos os estabelecimentos aceitarão reais.

Estive no Uruguay em janeiro de 2014, paguei com cartão de crédito Bradesco em 5 restaurantes (L´Incanto, Lo de Tere, Fish Market, El Palenque e Francis), mas somente recebi a devolução da nota do El Palenque. Em todos os tickets constam os números das faturas e a menção à lei 17934, mas o atendimento do Bradesco diz para eu entrar em contato com a alfândega. É possível?????

    Estou agora em Monvideo. Comi em dois restaurante e nenhum me deu desconto do IVA. Em punta, 3 dias atrás me deram

Essa restituição é em qualquer época do ano ou apenas no verão?

    Olá, Tiago! O atusl decreto tem validade até 31 de julho. Os anteriores sempre foram renovados ao expirar.

Alguém sabe se para sair do país, via terrestre, consegue pegar de volta esse dinheiro (feito em compras)? Pensando que vai ter todo a papelada…

Olá, qual a média de uma boa cotação do peso no momento?

    Consegui em varios lugares maximo de 8,70. Voce pode tambem perguntar aos estabelecimentos se aceitam real. Muitos estao aceitando real a 9. No Mercado Del Porto, as lojas de produtos estao fazendo a 10, e os restaurantes a 9.

Olá! Viagem ao Chile em julho ou agosto de 2012 e havia a seguinte situação: se pagássemos o hotel em moeda estrangeira a despesa estaria isenta de IVA. Seria o mesmo caso do Uruguai ou um desconto do hotel?
Abraços, Marta

    Olá, Marta! No Uruguai não está sendo cobrado o IVA de estrangeiros em hotéis, não importa a forma de pagamento. É preciso se identificar com passaporte ou carteira de identidade. A medida vale pelo menos até 31 de julho desde ano.

    No Chile a isenção do IVA em hotéis só é possível com o pagamento com moeda estrangeira viva ou cartão de crédito ou débito internacional.

Estou indo para o Uruguai em 27/02( 2 dias em Montevidéu e 4 dias em Punta Del Leste). Li tudo que foi postado, respondido e explicado com relação a despesas(levar cartão, dólar ou real). Mas gostaria de saber, se possível de alguém que esteja ainda por lá, voltou recentemente ou pelo Bóia, qto custa uma garrafa de 500ml de água mineral, a média de uma refeição em um bom restaurante e uma corrida de táxi(é pelo taxímetro ou valor a acordar?) Assim terei uma noção melhor de qto cambiar dólar ou real, deixando o cartão débito/crédito para despesa maior(se houver necessidade). Desde já agradeço.

    Olá, Carmen!

    Minha colega Mariana Amaral esteve agorinha em Montevidéu e voltou assustada com os preços — a cidade está tão cara quanto São Paulo. As corridas de táxi são pelo taxímetro. Pense em 20, 25 reais para as corridas em Montevidéu. Punta del Este tem poucos táxis e as distâncias são maiores. É melhor alugar um carro em Montevidéu e estar de carro durante sua estada em Punta.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito