Vacina contra febre amarela: dose fracionada não serve para viajar

Mais dois países exigem vacina contra febre amarela: Colômbia e República Dominicana

vacina febre amarela colômbia punta cana

Conforme a gente aqui no Viaje na Viagem previu em fevereiro, mais países tropicais estão passando a exigir o certificado internacional de vacinação contra febre amarela de viajantes brasileiros.

A nova leva é composta por dois destinos quentes do momento: a Colômbia e a República Dominicana, justamente os dois países mais em conta da América Latina para brasileiros.

A nova norma da Colômbia está em vigor desde o dia 30 de março, quando foi emitida esta circular do Ministerio de la Salud (veja também a nota da Latam).

A exigência na República Dominicana foi divulgada dia 2 de abril pela revista Istoé (agradeço ao leitor Eularino de Andrade pela informação).

Como conseguir seu certificado:


Vacina contra febre amarela
Tudo o que você precisa saber

Passagens mais baratas no nosso parceiro Kayak

Encontre seu hotel no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel

Aluguel de carro na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

Passeios e excursões com a Viator

68 comentários

Bom dia, gostaria de saber o status atual sobre a obrigatoriedade de vacina para febre amarela para destino final Punta Cana, com conexão em Bogotá, partindo de São Paulo. Obrigado.

    Olá, João! Não tivemos ainda nenhum relato de brasileiro barrado no embarque a Punta Cana. Teoricamente só passageiros provenientes de Minas e Espírito Santo precisam de vacina, mas não sabemos como eles conferem isso. Não é necessária vacina para conexões em Bogotá até 12 horas, mas não sabemos como a cia. aérea está procedendo com o destino República Dominicana (se você ligar, é bastante provável que digam que precisa). Se puder, vacine-se e tire o certificado internacional. É o melhor a fazer, até para não correr risco aqui mesmo no Brasil.

Acabei de ler no site da LATAM que a Polinésia Francesa passou a exigir o certificado

Parabéns pelo serviço prestado, solidário,responsável,honesto e atualizado.
Muito obrigado e parabéns novamente,por manter os viajantes tão bem informados.

Olá Bóia,

Continuando a saga das informações para quem não pode tomar vacina contra Febre Amarela, informo que estive hoje na Avianca do Aeroporto Santos Dumont e a primeira funcionária que me atendeu não tinha nenhuma informação e nem sabia da existência do documento Oficial de Dispensa de vacinação.

Tentou falar com alguém no Galeão, mas não encontrou ninguém. Tentou Guarulhos e ninguém atendia ao telefone. Após algum tempo surge o gerente da Avianca no SDU e disse que, com o documento da Anvisa e o email que tenho do Consulado da Colômbia, não terei problemas para embarcar!

No fundo eu sinto que só teremos certeza, MESMO, quando passarmos pelo chek-in aqui no Brasil e em Bogotá. Prometo retornar ao VnV se tiver alguma notícia nova ou, após minha viagem, para contar o que ocorreu.

Até lá, se alguém tiver passado por isso, vai ajudar muito se compartir sua experiência!

Obrigada, Bóias!

Olá Bóia,
Comprei passagens para Cartagena no início de abril, quando não havia exigência da vacinação contra Febre Amarela. Quando li aqui, no VnV, sobre a obrigatoriedade, li também comentários de leitores que não podiam ser vacinados por terem mais de 60 anos ou por outras questões médicas, e que deram a dica do documento Oficial liberando da obrigatoriedade.
Antes de buscar essa documentação (não posso tomar a vacina), enviei um email para o Consulado da Colômbia e recebi a seguinte resposta:

“Si no puede ser vacunada, debe obtener un certificado médico internacional que compruebe su condición médica. Puede encontrar mayor información en el site de ANVISA.
Igualmente, es importante que confirme con la aerolínea de su viaje, ya que ellos serán los que le permitirán o no el embarque el día del viaje.”

Pois bem, acabo de ligar para a Avianca Internacional e, apesar de muito bem atendida, percebi que eles não sabem como lidar com estes casos. Sabem apenas que a vacina é obrigatória e me aconselharam a levar a resposta do Consulado até o balcão da Avianca, em algum aeroporto, para confirmar se, com o Atestado Medico Oficial e a resposta do Consulado, irão me deixar embarcar no final de julho.

Estou muito apreensiva pois estou precisando comprar as passagens de Cartagena para San Andres e estou com receio de não conseguir viajar. Por isso peço a vocês alguma informação sobre o assunto. Sei que alguns leitores do VnV estavam na mesma condição e estavam pra viajar. Será que conseguiram entrar na Colômbia com o Atestado Oficial?
Esta viagem está se transformando em um pesadelo ! Help Bóias!

    Olá, Bethânia!

    Esta é a página atualizada do modelo de certificado de dispensa, que deve ser preenchido pelo seu médico:
    https://www.anvisa.gov.br/hotsite/viajante/certificadodeisencao.pdf

    A gente fala desse assunto desde 2013 e até agora não apareceu ninguém para dizer que foi barrado com o certificado.

    O atendimento telefônico das cias. aéreas nunca quer se comprometer com informações. E as embaixadas sempre são radicais.

Saio do Brasil com conexão na Colômbia e Depois vou para Cancun. Preciso do certificado internacional de vacinação?ow o comprovante da vacina já basta?

    Olá, Rafael! O México (ainda) não pede a vacina. Para a Colômbia, só é necessário a vacina se você sair do aeroporto ou se tiver uma conexão com mais de 12 horas de duração. Mas se você tem tempo para se vacinar, vacine-se, e tire essa preocupação da cabeça para esta viagem e para o resto da vida. É preciso se vacinar e depois emitir o certificado internacional.

    Fui para Los Angeles mes passado pela Avianca saindo de Navegantes/SC e com escala em Bogota, nao sai do aeroporto e nao foi me solicitado nenhum comprovante da vacina, realmente escala nao estao pedindo.

Olá Pessoal, tenho viagem para amanha, e entrando no site para fazer o web check-in no site internacional da avianca, tem uma informação, liguei lá e me informaram, conexão menor que 12hs não precisa da vacina.

Como já informaram aqui, ninguém voltou para dizer que foi barrado.

Olá! Embarco para Aruba com marido, filho e meus pais dia 01/07/2017 via Bogotá. Existe a necessidade de vacina contra febre amarela?
No aguardo.
Grata.

    Olá, Renata! No atendimento telefônico falam que precisa até para conexões. A gente aqui aposta que não precisa, até porque não apareceu ninguém para dizer que foi barrado (a exceção foi essa leitora italiana que ia ficar 20 horas em solo). Mas se você tem onde se vacinar e pegar o certificado na sua cidade, vacine-se. Livre-se desse stress até o dia da viagem e dessa dor de cabeça pelo resto da vida.

    Você tem toda razão! Muito obrigada pela atenção!

tenho mais de 60 anos vou ao Marrocos Espanha e França.Precisa alguma vacina para esses países.?
Vi que precisa para África…inclui marrocos?
obrigada

    Olá, Odete! A exigência da vacina é para a África equatorial e tropical, onde há florestas. O Marrocos está na África mediterrânea, não exige não.

Muito bom artigo, mas tenho uma pergunta: essa exigência de vacina é para brasileiros em geral (não importando a origem do voo) ou para voos que saem do Brasil? Estamos viajando do Canadá para o Brasil via Colômbia (vamos passear 2 dias em Bogotá na ida e volta) e aqui em Toronto as vacinas estão em falta, além de serem super caras US$200 cada. Meu plano seria de tomar a vacina chegando no Brasil e tendo tempo suficiente (mais de 20 dias) antes do retorno via Colômbia. Obrigado!

    Olá, Érico! Se você provar que não esteve no Brasil nos últimos (60? 90? dias), não tem por que eles exigirem a vacina. Mas é bom esclarecer isso com a Avianca ou Latam aí…

    Liguei para o consulado colombiano e realmente não precisa… E exigência é de passageiros procedentes do Brasil. Agora é ver se tem vacina em Fortaleza 🙂 Obrigado!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito