Vacina contra febre amarela

Vacina contra febre amarela: agora, válida para toda a vida

Vacina contra febre amarela validade para toda a vida

Essa você não leu no jornal. Nem eu. Quem me deu a notícia foi a querida Lena, que foi se vacinar para viajar e descobriu que agora o certificado internacional de vacinação contra febre amarela tem validade para toda a vida.

Os leitores do Viaje na Viagem já sabiam, desde 2013, da deliberação da Organização Mundial de Saúde determinando que o reforço da vacina a cada 10 anos não era mais necessário. O xis da questão, que eu comentei neste post, era saber quando essa resolução seria adotada pelos, aham, simpáticos agentes de imigração de todos os países que exigem a vacina dos visitantes brasileiros.

Vacina contra febre amarela: validade para toda a vida

Finalmente, aconteceu. Desde 11 de julho de 2016, todos os certificados internacionais de vacinação contra febre amarela, como este da Lena, já são emitidos com validade ‘LIFE’ — para toda a vida.

Vacina contra febre amarela validade toda a vida

E, segundo emenda ao Anexo 7 da Regulamentação Internacional de Saúde da OMS (veja o original da OMS e a tradução oficial da Anvisa), os certificados emitidos anteriormente também ficam automaticamente validados por toda a vida, devendo ser aceitos por todos os países associados à Organização Mundial de Saúde, desconsiderando a data de validade registrada.

Ou seja:

  • Não é mais preciso tomar reforço da vacina contra febre amarela a cada 10 anos
  • Não é preciso refazer o certificado para mudar a validade; todo certificado emitido antes desta resolução resolução fica automaticamente válido por toda a vida

Os outros requisitos continuam os mesmos.

  • É preciso se vacinar com 10 dias de antecedência à chegada ao país que exige a vacina
  • Não basta se vacinar; é preciso emitir o certificado internacional de vacinação (veja postos aqui)

Como conseguir seu certificado:


Vacina contra febre amarela
Tudo o que você precisa saber

Passagens mais baratas no nosso parceiro Kayak

Encontre seu hotel no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel

Aluguel de carro na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

Passeios e excursões com a Viator

101 comentários

Meu certificado vence neste ano e na última terça (25), dias antes de ler este post, passei no posto da ANVISA no Galeão e me orientaram a fazer o processo inteiro, tomar vacina, emitir certificado e trocar pelo internacional, novamente.
Nem os funcionários do governo estão cientes ainda desta nova orientação da OMS.

A notícia é boa, mas ficaria ressabiada em viajar com o certificado constando a data vencida.

Gente, perdi o meu certificado! E não tenho cartão de vacina nem nada O que posso fazer? Alguém aqui já passou por isso?

    Olá, Livia! Você precisa procurar o posto em que fez o certificado e pedir uma segunda via.

Creio que esta questão da revacinação nos postos de saúde acontece porque o Ministério da Saúde ainda não modificou suas diretrizes, apesar da OMS já ter definido que a revacinação a cada 10 anos não é necessária. Talvez agora eles alterem o protocolo, vamos ver. Vejam neste parecer da ANVISA:

https://portal.anvisa.gov.br/documents/33848/340043/Recomenda%C3%A7%C3%B5es+de+vacina%C3%A7%C3%A3o+contra+febre+amarela+para+viajantes,+ap%C3%B3s+declara%C3%A7%C3%A3o+da+OMS/f05a2802-33fc-48ca-8b52-b07270cab745

Hola Boia! Um comentário direto do Panamá: em Junho saiu uma resolucao do Ministério de Saúde do Panamá que voltou a solicitar a vacina de febre amarela a partir de Setembro de 2016 para entrar no país. A Copa já está solicitando o cartao para vários vôos..

    Anderson, você tem um link pra isso? Vou acionar a assessoria da Copa, mas só estou achando informações de 2008…

    entrei no Panamá em novembro/2016 e não me pediram qualquer certificado. Somente o passaporte.

Para Austrália é recomendada, mas não é obrigatória, com certeza. Fui em março e não me pediram, nem no embarque no Brasil nem na conexão nos EUA. Mas o normal é que peçam, e quem não estiver vacinado não vai ser barrado, mas vai ter que assinar um “termo de quarentena” e receber algumas instruções. Enfim, vai demorar mais na entrada ao país, o que é bem chato. Melhor tirar a vacina, mas não é obrigatória:
https://www.health.gov.au/internet/main/publishing.nsf/Content/health-pubhlth-strateg-communic-factsheets-yellow.htm#update

Puxa! E eu já tinha tomado em 99 😕 Avisei o enfermeiro, mas ele reaplicou assim mesmo. Como não senti nem a picada, vai ver foi de mentirinha :p Brincadeirinha!
Riq, informei o número do passaporte, pelos motivos que você cita no outro post. Ele vence em 3 anos e meio. Acho que a gente não vai ter que ficar atualizando o certificado, né?

    Ou seja, nem precisava ter tomado! Infelizmente esse pessoal de posto não sabe nada. Quando eu fui fazer a minha última, tinha gente se vacinando porque ia ao Peru, uma família que vacinou criança porque ia fazer uma conexão no Panamá a caminho de Orlando! Eles perguntam pra onde você vai e mesmo assim não explicam que não precisa vacina para esse ou aquele destino.

    Olha, sendo os passaportes do mundo inteiro ‘vencíveis’ e a vacina, a partir de agora, válida por toda a vida, o que vai valer é o nome da pessoa, né?

    No meu caso, em vez de colocarem o numero do passaporte (que no Brasil muda toda hora), colocaram o numero da identidade no cartao internacional de vacinacao. A funcionario disse que seria melhor por causa da mudanca do numero do nosso passaporte.

Que notícia boa!
Meu certificado vence no ano que vem, mas minha preocupação é chegar lá na Tailândia e o pessoal do health control não ser bem informado quanto a isso e criar caso. Acho que vou imprimir a resolução original da OMS e levar comigo rs
Obrigada pelas informações 😉

    Olá, Gabi! Antes de você chegar no ano que vem os agentes de imigração da Tailândia já terão lidado com milhares de outros viajantes que não tomaram reforço.

    Na Tailandia, Bangcoc, mes passado não valeu, tomei em 1999 e tive que tomar de novo na hora la, e pagar no ato. Portanto, não corram risco, quem tomou ha mais de 10 anos, renovem com esse carimbo For Life, são militares que fazem o controle, e não adiantou eu discutir ou querer mostrar o site da OMS, preferi tomar logo e entrar no país.

    Gabi, A Tailândia é super rigorosa. Eu já fui e além de verificarem a carteira de vacinação, eles fazem um exame clinico rápido e ainda precisa preencher um formulário. Eu se fosse você tomaria o reforço ou, pelo menos pediria no centro de vacinação uma revalidação, se é que isso existe.

    Olá, Priscila! Realmente não entendemos por que tanta gente tem certeza de que nenhum país levará em consideração uma resolução oficial da OMS encaminhada a todos os países…

    Sim! Já estive na Tailândia e por isso que fiquei meio que com “um pé atrás” rs Foi o único país que visitei que realmente os agentes fizeram uma verificação rigorosa do certificado de vacinação contra febre amarela.

    Olá, Gabi. A orientação mundial da OMS vale desde 11 de julho. Eles vão continuar rigorosos. Mas as regras mudaram. Não existe razão para esperar que eles não sigam o rigor da nova regra.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito